Copiar rotinas da alexa

Bom dia pessoal, eu tenho uma integração em casa com o xport pro da controlart, e não tem essa sincronização com o HA, oque eu gostaria de saber aqui, é a possibilidade de copiar rotinas da alexa para o HA, pois meu sistema da control art só envia cenas para a alexa, tendo que criar a automação deles via Rotina, teria como colar essas rotinas para serem executadas via HA? Obrigado desde já!!

Não da pra expor coisas da alexa pro home assistant. Da pra expor coisa do home assistant pra alexa isso permite você criar gambiarras pra ativar rotinas da alexa. Por exemplo criar um input Boolean no ha e criar automacao na alexa que toda vez que ele mudar de valor dispara uma rotina.

Porém nenhum módulo da control art estaria exposto ao home assistant, e seria tudo dependente de nuvem não teria vantagem nenhuma de usar home assistant assim.

O jeito “correto” de fazer seria tenter fazer uma engenharia reversa ou do protocolo serial ou de rede da controlart.

Acabei de ver que eles tem manual de usuário com protocolo aberto da pra desenvolver a integração pra ele.

Valeu pela ajuda!! Infelizmente eu não manjo tanto assim a ponto de apenas pelo protocolo xbus ser aberto, conseguir programar esse xport pro no meu home assistant!! Vou ter que ficar com meus ar condicionados e alguns dispositivos dimmer de fora dele mesmo :sob:

Vc pode usar um Broadlink com a integração SmartIR que tem no HACS

Geralmente eu ofereceria pra fazer pra você em Python mas no momento tô meio corrido, mas tem bastante gente no fórum que talvez consiga te ajudar em node red vou deixar aqui link do manual com protocolo caso alguém queria te ajudar com isso:

Além disso pra ac como já mencionaram tem outros hubs que valem mais a pena pois integram com ha e te dão controle total do ar condicionado (controlar temperatura, ventilação, modo de operação) sem precisar ficar criando rotina ou automação.

Aliás em teoria com node red da pra fazer uma ponte que escute comando do smartir por mqtt e reenviar pela xport, pois a xport aceita comando de timing ir no protocolo dela. Nesse caso funcionária tão bem quanto broadlink com a única desvantagem (em relação ao broadlink) sendo que não daria pra gravar códigos ir pelo ha mas você poderia gravar pelo software da xport copiar o valor e programar o ha pra enviar elas.

Mas especificamente pra ar condicionado eu recomendo fortemente o novo hub ir da athom que já vem com tasmota, aqui em casa troquei tudo por eles. Pois eles permitem você facilmente receber feedback do controle físico do ar. Ou seja se voce altera a temperatura pelo controle em vez de pelo home assistant o tasmota vai ouvir esse comando do controle e atualizar a interface do ha mostrando a nova temperatura.

1 curtida

Mto obrigado, caso alguem se interesse, mande um dm para organizarmos e passar um valor tambem para executar esse trabalho.

Eu cheguei a pensar em hubs de IR individuais, mas são 7 cômodos, achei que ficaria muito aparelho, acabei passando extensores IR e conectando todos nesse aparelho xport pro, eu fiz a configuração e execução das cenas, mas não consegui trabalhar com ele no home assistant.

Olha se você tiver usando modem da operadora como roteador as vezes é bom ser conservador na quantidade de dispositvo no Wi-Fi mesmo. Mas 7 dispositivos não é muito e em último caso se der problema só botar um roteador um pouquinho melhor.

O hub da athom é pequeno, discreto e não é caro. Eu entendo que o dinheiro e tempo que já deve ter gasto com xport e fazer a fiação pesa na decisão mas em termos de funcionalidade ia ficar bem melhor. E não precisa necessariamente descartar a xport ela pode ser usadas pra algumas coisas só pra ar condicionado mesmo que o tasmota é bem melhor.
Por exemplo na casa dos meus pais eles tinham uma solução parecida com xport (IFSEI da scenario) botei pra eles também o hub da athom nos quartos e é bem melhor. Mas tem uma sala grande com dois ar condicionados então na sala tô vendo uma solução cabeada pra poder ter controle individual das duas unidades AC.

E aí vem uma terceira sugestão que é o que pretendo fazer pra sala dos meus pais que é aproveitar já os fios com led ir que já tem pro IFSEI só que conectado a um esp32 com tasmota. No caso se quiser a funcionalidade de feedback do controle precisaria também passar fiação pra receiver ir mas da pra aproveitar os conduites onde já passa os extensores é bem tranquilo. Ou pode deixar sem essa funcionalidade de feedback mas ainda ter uma solução baixo custo que aproveita a fiação que você já investiu e integre bem no home assistant. So um esp32 e um suporte pra colocar ele num armário elétrico de automação deve dar nem 80 reais (e aí seria só isso pra controlar todos cômodos substituindo a xport). Se quiser também comprar 7 receivers e fiação pra isso (pode usar cabo de rede por exemplo) provavelmente deve ficar no máximo 200 reais o total já com o esp e suporte.

Não precisa nenhum conhecimento de programação pra isso, um pouco de conhecimento de eletrônica ajuda mas não é estritamente necessário ainda mais com ajuda aqui do pessoal do fórum.

Eu vou também te mandar também dm, pois se quiser contratar serviço eu posso fazer a integração da xport. Mas de qualquer maneira eu esperaria um pouco ver se mais alguém responde pois essas integrações via node red as vezes pessoal ajuda de graça.

E quanto ao caminho do tasmota seja com os hubs individuais ou montando um hub aproveitando já os extensores do xport, se decidir tentar ir por esse caminho pode contar com minha ajuda só postar as dúvidas aqui no fórum, isso é algo que da pra te ajudar tranquilo não consome tanto tempo.

Eu fiz meus extensores ir da xport com cabos de rede, usando 2 fios do rj45, achei interessante a solução usando um esp32 com tasmota, não sabia que teria como fazer ele funcionar dessa forma!!

Respondendo outro ponto, aqui tem uma sala com 3 ar condicionados, e os 3 da mesma marca, dificultaria quanto à questão do hub ir, mesmo problema que seu pai está passando, um dos motivos de eu ter feito com extensores IR, individualizando o sistema.

Quanto aos cabos rj45, conectei uma ponta os emissores, em outra ponta saida p1 mono para conectar a xport pro.

Maravilha! Como você já usou cabo de rede facilita ainda mais ! Pois vai ter condutores sobrando pra ser usado pra receiver não precisa nova fiação que provavelmente seria parte mais cara (cada receiver é tipo 2 reais). O receiver precisa de 3 fios (gnd, 3.3v e dados), e na verdade um dos fios que você tá usando pra led poderia até dividir com receiver (um dos fios da led ir é vcc ou gnd) mas tem fio sobrando então pode ter um gnd separado pro receiver e pra led se preferir (mais fácil de fazer ligação).

Não tem erro, tasmota suporta até 16 canais de ir. Ai é só ligar os fios de dados em praticamente qualquer pino do esp, e configurar no tasmota os pinos de ir send e ir receive de acordo com o que você ligou.

E aí tem um custom componente que você baixa no ha e ele cria o controle do ar condicionado.

A única coisa como o xport não está num armário elétrico tem pensar alguma solução de case pra não ficar o esp exposto mas fora isso é bem tranquilo.

Eu ainda aproveitaria os condutores que vão sobrar no cabo de rede e já ligaria sensor de humidade e temperatura em cada cômodo no mesmo esp.

Unico problema é que os cabos de rede dos cômodos ficaram em cima do gesso, descendo somente a parte com o emissor de ir. Teria que retirar todos os ar condicionados.

Então você pode não colocar o receiver. Não vai ter feedback de controle mas é uma solução baixo custo mais fácil e que vai funcionar melhor que integrar a xport. Outro ponto é que receiver não precisa necessariamente estar bem em frente ar condicionado só perto, você poderia fazer um furo pequeno no gesso em algum canto escondid9 e deixar receiver atrás do furo.