Coordenador Zigbee via VirtualBox

Olá Srs como vão?

Estou planejando adotar Zigbee para novos dispositivos e aparentemente, pelo que entendi, a melhor opção é buscar um coordenador diretamente ligado ao HA.

Meu HA roda em uma máquina virtual VirtualBox.

Alguém possui por aqui dispositivos conectados à USB do PC e disponíveis / acessíveis dentro da maquina virtual HA?

Minha ideia é pegar um desse… https://www.aliexpress.com/item/1005003393047763.html

… Espetar no notebook que roda a VM e expor o device para a VM do HA.

Abraços!

Vai de sonoff P ou sonoff E.

Basta vc compartilhar a USB com a VM

1 curtida

Opaaaaaaaaa massa! Entao um coordenador sonoff consegue gerenciar dispositivos zigbee, por exem plo, tuya?

Consegue sim.
Basta o dispositivo ter suporte no ZHA ou Z2M.
Normalmente lançamentos podem demorar algum tempo

1 curtida

Outra opção é ir de smilight SLZB-06. Ele é ethernet, então não precisa nem passar o dispositivo USB pra VM.

1 curtida

Tambem estou preferindo o SLZB-06.
O HA normalmente fica em algum Rack, ou lugar fechado. O SLZB-06 via rede consegue ser mais flexivel e posicionar em um local mais central da casa.

Chegou e tô apanhando… o bichim chegou, o HA enxerga ele, mas nao acha um sensor de contato que comprei pra testar… ele é reconhecido pelo HA como coordenador…

Tá usando zha ou z2m?

Tem que colocar o sensor em modo de pareamento.

E habilitar o permi join no z2m.
No zha vai ter alguma função parecida

Devia ter deixado de agonia e esperado as respostas para pegar o SLZB-06. O dongle USB desconecta da VM do Home Assistant em todo reboot. Toda vez que reinicio a maquina, é necessario remover o dongle, inseri-lo novamente com a VM HA fora do ar e depois coloca-la no ar para que o dongle apareca :frowning:

Quando puder sai de VM que vai resolver seu problema. Fiquei um tempo usando virtual box e era horrível.

Quais problemas enfrentou usando em VM? No momento, o acesso ao dongle é o único problema que enfrento.

Além desse mesmo problema, a VM desligava sozinha, o pc reiniciava pra atualização do windows e a VM ficava desligada, quando faltava luz e ela voltava tinha que ligar o pc, abrir a VM pro HA funcionar…

Hoje coloquei o HA em um mini pc, com HAOS, se falta luz quando ela volta o mini pc liga sozinho e o HA já carrega, zero problemas com o dongle tbm!

Interessante, bom aprender com a sua experiencia. Aqui eu tenho dois laptops ligados a UPSs rodando VirtualBox.

Um deles com Windows 11 e outro com Linux Mint.

Copio a imagem do HA para um NAS toda semana e testo recuperar no Mint. E uma questao de copiar a pasta, entao se tudo der errado eu tenho uma copia do HA no HD do Windows 11 (principal), no NAS e mais antiga no Mint.

Entretanto, meu firewall é um NUC N5105 rodando pfsense e sinceramente, pensei em comprar outro e colocar HAOS no baremetal. Tambem pensei em colocar proxmox e rodar o HA numa VM.

Do ponto de vista de energia, os UPS aguentam 4h com baterias externas fora as dos laptops, mas a ideia do NUC é sedutora.

Obrigado por compartilhar.

1 curtida

Tenho um J4125 e um U59 pro disponíveis para vender. Caso tenha interesse, negociamos. O U59 possui interface de rede com duas portas.

1 curtida

eu uso com vm de boa…

Mas coloquei um pc dedicado para isso. o SO dele é próprio para gerenciar VMs (proxmox).
E se tiver queda de luz, voce define quais VMs ele sobe ou não…

Não tive problemas com esses pontos até agora.

Tarde, mas mesmo assim, eu tenho HA rodando em uma instancia do proxmox e em um Dell optiplex mini, tenho zero problemas com quedas de energia ou com o uso do dongle.

Obrigado pelo feedback, entendo que o proxmox trate a interface com portas usb e o passthrough de forma distinta / diferente do virtualbox. Terminei migrando o controlador para um SLZB MR1 e agora a minha vida usando o HA na VM virtualbox ta redonda. Abracos!