Estou planejando adotar Zigbee para novos dispositivos e aparentemente, pelo que entendi, a melhor opção é buscar um coordenador diretamente ligado ao HA.
Meu HA roda em uma máquina virtual VirtualBox.
Alguém possui por aqui dispositivos conectados à USB do PC e disponíveis / acessíveis dentro da maquina virtual HA?
Tambem estou preferindo o SLZB-06.
O HA normalmente fica em algum Rack, ou lugar fechado. O SLZB-06 via rede consegue ser mais flexivel e posicionar em um local mais central da casa.
Chegou e tô apanhando… o bichim chegou, o HA enxerga ele, mas nao acha um sensor de contato que comprei pra testar… ele é reconhecido pelo HA como coordenador…
Devia ter deixado de agonia e esperado as respostas para pegar o SLZB-06. O dongle USB desconecta da VM do Home Assistant em todo reboot. Toda vez que reinicio a maquina, é necessario remover o dongle, inseri-lo novamente com a VM HA fora do ar e depois coloca-la no ar para que o dongle apareca
Além desse mesmo problema, a VM desligava sozinha, o pc reiniciava pra atualização do windows e a VM ficava desligada, quando faltava luz e ela voltava tinha que ligar o pc, abrir a VM pro HA funcionar…
Hoje coloquei o HA em um mini pc, com HAOS, se falta luz quando ela volta o mini pc liga sozinho e o HA já carrega, zero problemas com o dongle tbm!
Interessante, bom aprender com a sua experiencia. Aqui eu tenho dois laptops ligados a UPSs rodando VirtualBox.
Um deles com Windows 11 e outro com Linux Mint.
Copio a imagem do HA para um NAS toda semana e testo recuperar no Mint. E uma questao de copiar a pasta, entao se tudo der errado eu tenho uma copia do HA no HD do Windows 11 (principal), no NAS e mais antiga no Mint.
Entretanto, meu firewall é um NUC N5105 rodando pfsense e sinceramente, pensei em comprar outro e colocar HAOS no baremetal. Tambem pensei em colocar proxmox e rodar o HA numa VM.
Do ponto de vista de energia, os UPS aguentam 4h com baterias externas fora as dos laptops, mas a ideia do NUC é sedutora.
Mas coloquei um pc dedicado para isso. o SO dele é próprio para gerenciar VMs (proxmox).
E se tiver queda de luz, voce define quais VMs ele sobe ou não…
Tarde, mas mesmo assim, eu tenho HA rodando em uma instancia do proxmox e em um Dell optiplex mini, tenho zero problemas com quedas de energia ou com o uso do dongle.
Obrigado pelo feedback, entendo que o proxmox trate a interface com portas usb e o passthrough de forma distinta / diferente do virtualbox. Terminei migrando o controlador para um SLZB MR1 e agora a minha vida usando o HA na VM virtualbox ta redonda. Abracos!