Prezados, gostaria de ver se alguém já pensou em algo assim:
Tenho energia solar em casa ( ainda não consegui tempo para fazer a integração do meu inversor Huawei com o Home Assistant, mas de qualquer forma foge ao assunto) e queria ver uma forma de ter acesso diário ao consumo e geração que a concessionária verifica lá no padrão, pois lá é o que de fato virá na conta de energia, enquanto o que o inversor e o sensor de consumo dão algo próximo, mas não vale na conta pois tem o consumo que não entra na conta enquanto as placas estão gerando.
Não me incomodaria nenhum pouco inserir à mão, como os homens das cavernas faziam kkkkk Mas eu queria ‘um card’ para ter controle melhor de quanto irei efetivamente pagar.
Bom que já serveria para fazer também o consumo de água da mesma forma né.
Um exemplo para ilustrar melhor, segundo o programa do inversor, ontem eu gerei 14,09 kWh ao todo e segundo o meu medidor chinesão, eu tive um consumo de 4,28 kWh. Mas no ‘relógio’ da CEMIG não vai contar assim.
Em teoria se você instalou correto o medidor chines deveria estar medindo corretamente seu consumo da grid. O numero unificado que ele da deve ser consumido - exportado.
Nesse dai que você mostrou não tem nada exportado então o leitor chines deveria bater com o leitor da concessionaria, se não bate tem algo errado.
Caso tenha exportação ai voce precisa pensar nos numeros separados, eu nao tenho solar mas pelo que eu entendo quando voce exporta energia voce paga uma taxa em cima do credito que vai receber. Entao a economia financeira de usar a energia solar dentro de casa é diferente da economia financeira de exportar. Entao nao é uma questao do relogio não bater, não da para se basear so numerido reduzido consumido-exportado precisa olhar individualmente.
O sensor chinesão fica depois da instalação do inversor. Desta forma, ele está lendo o consumo de toda a minha casa. Só que, vamos supor que as placas estão gerando 1000 W e minha casa está consumindo 200 W, a CEMIG não vai notar esse consumo lá no relógio, na verdade ela vai ‘anotar’ 800 W que estou gerando a meu favor para usar depois.
O mesmo sensor não lê o que estou exportando pois o ponto que está é depois do inversor e não consigo colocar ele onde volta pra CEMIG.
De qualquer forma, estou me virando com um código que o chat gpt me mandou, eu entro com os números de acordo com o relógio e está funcionando da forma que queria.
Entao o sensor está posicionado errado esse é o problema. Na própria UI do app dele da para ver que ele é bidirecional para mostrar o exportado também mas voice precisa instalar o TC na fase assim que ela entra na sua casa.
Quisera eu, mas não tem como posicionar. É o melhor lugar que consegui e de qualquer forma, esse sensor não é visto como medidor no home assistant, o que facilitaria minha vida kkkkkk