Controle Bluetooth universal

É possível e como posso criar um controlador bluetooth para controlar a minha mibox.

Quero automatizar a minha mibox porém ela não fica em standy by, ela desliga completamente e não é possível ligar automaticamente somente pelo controle ou teclado Bluetooth

Alguém sabe se é possível e como posso fazer ele controlador pelo home assistant?

Utilizo uma máquina com debian e HÁ instalado

Provavelemnte você consegue fazer por IR.

Sim, seria exatamente como um hub ir porém a mibox não tem, somente via Bluetooth

Tem certeza? Só porque o controle dela padrão não é IR, não quer dizer que ela não suporte IR. A Apple TV por exemplo é assim. Dei uma pesquisada aqui e aparentemente existem modelos de mi box que tem sim o IR mas não sei o seu modelo em específico, acho que vale a pena dar uma pesquisada e confirmar.

Outra opção é ver se dá pra ativar hdmi CEC, aí seria só ligar a tv que a box ligaria junto.

Sim, tem modelos que tem o ir também só que a minha é somente o Bluetooth, é a Mibox 4 S mdz22ab.

Pelo que vi não tem conteúdo sobre a criação de teclados ou dispositivos bluetooth que possa ser ligado junto do Assistant

Acho que única coisa pode ser arduino, ele teria que ser tanto um teclado genérico quanto conversar com o home Assistant

Ser possivel criar um controle bluetooth na teoria com certeza é mas é um projeto complicado. HDMI-CEC é o caminho mais promissor.

Sim, HDMI seria o coreto, mas a bendita da box só manda comandos para despertar a tv ou desligar a tv ser desligada

Após desligar a box ela só liga com o bluetooth.

Uma coisa que funcionaria para mim era se a tv Samsung ru7100 abrisse a imagem da câmera ip, porém pesquisei e não encontro nem uma forma

App, pelo navegador, ou dlna… somente espelhando a tela de outro dispositivo

Bom em teoria é para ser possivel criar o controle blueetooth mas eu não faço ideia como. Eu no seu lugar faria uma de duas coisas, ou trocaria a box por uma com ir, ou eu partiria para gambiarra absoluta.
Compraria um controle bluetooth “sacrificial” adicioanria um esp como segundo microcontrolador para “acionar” o botao do controle. Removeria as baterias e deixaria ele plugado na tomada.