Contato seco para portão de garagem

Ainda uso smart Life mas estou estudando meus dispositivos pra virar pra Home Assistant. Tenho um relê de contato seco com sensor aberto fechado que já está disponível no zigbee2mqtt. Mas como sensor e não como cover. A interface original no smartlife tem animação ( não faço questão mas permite definir uma senha pra acionar. Queria saber como copiar as funcionalidades no Home Assistant.




1 curtida

Olá.
Você está usando zigbee2mqt, certo?
Não entendi muito bem a parte do cover. A entidade exposta como trigger está como cover e não um switch?

no momento esta como switch - mas nao seria cover (por ser portao?), o que eu queria é uma interface com o status do portao - aberto e fechado - e possibilidade de usar uma senha - pra nao disparar o sistema a distancia.

O status de aberto e fechado está na outra entidade exposta, “garage_door_contact”. Ele nada mais é que um sensor de porta. Já consegue ver se está aberto ou fechado, e consegue criar automações de notificação com esse status.

Sobre a senha, talvez se você criar um script ou pesquisas nos foruns “gringos”, ou pesquisar alguma coisa no HACS.

Mas, sinceramente, não é tão necessário assim. Para abrir à distância, precisa entrar no HA e para isso já precisa de uma senha. Mas claro, a opinião e necessidade é sua.