Contando QUANTAS VEZES e por QUANTO TEMPO um dispositivo está ligado

Fala Moçada!

A quem interessar, segue configuração para contar QUANTAS VEZES e por QUANTO TEMPO um dispositivo está ligado.

image

Para tal, deve-se adicionar o código abaixo no arquivo Configuration.yaml e no “entity_id” você deve substituir para A SUA ENTIDADE que deseja monitorar.

sensor:
  - platform: history_stats
    name: Tempo Boiler Ligado
    entity_id: switch.sonoff_boiler
    state: 'on'
    type: time
    start: '{{ now().replace(day=1).replace(hour=0).replace(minute=0).replace(second=0) }}'
    end: '{{ now() }}'

  - platform: history_stats
    name: Quantidade Boiler Ligado
    entity_id: switch.sonoff_boiler
    state: 'on'
    type: count
    start: '{{ now().replace(day=1).replace(hour=0).replace(minute=0).replace(second=0) }}'
    end: '{{ now() }}'

No caso do código acima, o contador de VEZES (count) e TEMPO (time) é reiniciado todo DIA 1 de CADA MÊS. Para maiores informações e outras opções, consultem: https://www.home-assistant.io/components/history_stats/

Abraços,
José Henrique.

14 curtidas

José Henrique, qual a potência do seu boiler? Eu queria usar também um Sonoff para controlar meu boiler que consome 3000W que dá uma corrente de 13,6A! O valor do consumo no meu caso está muito próximo do valor máximo suportado pelo Sonoff Pow que é 16A!

Oi @marciosvieira !!

O meu é igual ao seu e nesse caso sugiro você trocar seu SONOFF POW R2 por um DISJUNTOR WIFI, como exemplo no link: https://www.aliexpress.com/item/OPEN-2P-Remote-control-Wifi-Circuit-Breaker-Smart-Switch-Intelligent-Automatic-Recloser-overload-short-circuit-protection/32949756252.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.5fa2b90aElANO5

Abraço,
José Henrique.

Boa tarde, acho que você consegue usar um dispositivo chamado “Contator” junto com o sonoff, ele permite o acionamento de cargas que exigem correntes maiores. Abraços

1 curtida

Olá José, este Disjuntor Wifi você consegue fazer o flash dele igual ao POW ?

1 curtida

Olá @ruycostajr!

Ainda não o recebi. Quando chegar vou abrir para entender!

Abraço,
José Henrique.

Alguém tem ideia de como pegar esse valor mensal de horas de um dispositivo e multiplicar por outro para chegar num calculo de energia utilizada no mês (Teórico)?

2 curtidas

olá @filipemarcato!

Com o template no sensor você consegue somar 2 entidades, por exemplo.

  - platform: template
    sensors:
      consumo_chuveiro_henrique_dia:
        friendly_name: Consumo Chuveiro Henrique Dia
        unit_of_measurement: litros
        value_template: "{{ states('sensor.chuveiro_henrique_dia_offpeak')|float + states('sensor.chuveiro_henrique_dia_peak')|float }}"

Abraço,
José Henrique.

4 curtidas

Obrigado! Vou dar uma olhada no template.

José Henrique, tenho um contador igualmente o seu para saber quantas vezes foi ligado determinado dispositivo. Achei estranho ao olhar e perceber que ontem estava em 13 vezes e hoje 9.
57

1 curtida

olá @MrPontes !!

Cola o código dele aqui para a gente, por favor.

Abraço,
José Henrique.

Abaixo:

- platform: history_stats
  name: Qtde Vezes Ar Lucca ligou
  entity_id: switch.ar
  state: 'on'
  type: count
  start: '{{ now().replace(day=1).replace(hour=0).replace(minute=0).replace(second=0) }}'
  end: '{{ now() }}'
1 curtida

Olá @MrPontes!

Estranho…
Veja que o meu é crescente…
image

Sugiro reiniciar o HA e verificar se a partir de agora é crescente pelo menos (vai que o contador se “ajustou” aí…)

Abraço,
José Henrique.

Muito louco, o meu esta reduzindo… Já tinha reiniciado o HA. Vou esperar “zerar”
56

O mais estranho que esse aparelho não foi ligado de ontem pra hoje!!

1 curtida

Que loucura! :grinning: Estranho…

Muito bom, obrigado!

1 curtida

Como faço para reiniciar todos os dias a 00 horas?

Existe agluma maneira de implementar um relatorio dos dias?

Olá @rafaelrocha!

Experimente colocar a parte do código abaixo para reiniciar todos os dias a 0 hora.

start: '{{ now().replace(hour=0).replace(minute=0).replace(second=0) }}'
  end: '{{ now() }}'

Abraço,
José Henrique.

[quote=“jhbcosta, post:19, topic:170”]
start: ‘{{ now().replace(hour=0).replace(minute=0).replace(second=0) }}’ end: ‘{{ now() }}’

Aparentemente deu certo!!!

Obrigado