Configutation.yaml não funciona com a versão atual do home assistant

Boa noite! Uso o home Assistant mais ou menos uns 5 anos e sempre configurei a maior parte pelo configuration.yaml. Acontece, pelo fato de usar o openSUSE Leap, fui o brigado a reinstalar o home assistant e aí eu pasmei, o meu configuration foi todo recusado, pau geral. Os métodos que uso só me deram a opção de instalar a versão mais recente 2022…(Docker E snapd). A minha casa é toda automatizada, quando construi fiz um quadro robusto, onde coloquei minhas placas Arduíno que conversam com o home assistant e o mosquitto numa boa. As placas acesso via cabo de rede, sem wifi.
Alguém poderia me ajudar, já fucei e não consegui, não achei nenhuma documentação que venha me ajudar. Acho que foi uma bola fora do home assistant fazendo isto, sem disponibilizar um analizador ou algo que ajudasse corrigir o configuration.yaml antigo para exigências atuais, no que diz respeito ao acesso ao acesso ao reles das placas, não mais aparece no homeassistant.
Alguém teria condições em me ajudar, caso positivo, o que mais preciso esclarecer? Obrigado!

Olá! Algumas configurações devem ter alteradas neste período de 5 anos.
Se possível poste seu código yaml aqui que a comunidade pode dar uma ajuda.
O quê vc pode ir fazendo é começar do zero e ir adicionando aos poucos setores do código até identificar o erro.

O meu código é bem simples e padrão, se me ajudarem a resolver a parte dos reles que são iguais para todos, daria para eu ir em frente, as outras coisas venho sempre alterando.

yaml

light 1:
platform: mqtt
name: ‘Lustre t’
state_topic: ‘pl1/status’
command_topic: ‘pl1/comand’
payload_on: “11”
payload_off: “10”
value_template: ‘{{ “1”+value.1 }}’
optimistic: false

###############
pl1 é o codigo da placa, cada placa tem o seu código
11 e ou 10 seria o rele 1 da placa 1 on ou off.
qualquer coisa é só entrar em contato, obrigado.

value_template: ‘{{ “1”+value.1 }}’ Até onde eu pesquisei parece que o erro esta neste comando.