Configurando IP em rede externa

Boa noite. Sou iniciante.

Instalei o HA como máquina virtual em um servidor Dell fora da minha rede.
Queria mudar o ip pois com o ip que está não tenho rota pra acessar.

O ipa tual é 172.30.32.0.

Agradeço a ajuda de todos!

Ola @VitorGomes.

Pode nos passar mais informações sobre como voce configurou o acesso ao HA?
Se criou via túnel, ou está por DDNS?

Caso não tenha feito nenhuma configuração para acesso externo, de uma olhada aqui no fórum. Tem tutoriais muito bons e simples de serem seguidos.

Eu somente instalei. Ainda não consegui fazer configuração nenhum e nem entrar na interface web dele.

Bom, então no primeiro momento vc precisará estar na mesma rede a qual o HA está instalado.
Ai via IP vc terá acesso a ele e iniciará as primeira configurações, e logo em seguida configure o acesso externo. Prq com o acesso eterno habilitado vc consegue efetuar todas as demais configurações remotamente.

O home Assistant estando em uma rede diferente, posso depois adicionar os dispositivos normalmente? Ou ele realmente tem que estar na mesma rede wifi dos dispositivos?

O home assistant, é feito para rodar local, até da pra usar em nuvem (usar em outro local no caso mesma coisa que usar em nuvem), mas tem certas desvantagens e dificuldades, em geral é uma instalação mais recomendada pra usuários avançados.
Os dispositivos que funcionem via cloud, funcionam normal mas dependendo da cloud, os locais precisam de uma von mas vai passar a ter a mesma desvantagem da cloud. Pra zigbee ou zwave vai precisar de uma bridge por rede, aí a conexão pode ser direto por ip se tiver ipfixo/ddns ou via VPN.

Entao eu teria que ter uma maquina local, correto? Eu ja tenho um servidor DELL que fica ligado 24h. Entao achei que seria uma boa ideia instalar nessa maquina. Tenho inclusive ip publico pra isso. Nao precisaria de VPN.