Configuração de Motor de Persiana Zemismart com Local Tuya

Comprei um motor de persianas Zemismart Wifi Tuya no Aliexpress e estou tentando integrá-lo no Home Assistant via integração local (sem a cloud do Tuya) usando o Local Tuya, mas estou tendo problemas…

Primeiro que a configuração do Local Tuya para um device do tipo “cover” me parece muito bizarra. Vejam as opções que estranhas:

Já tentei várias opções, mas o problema é que quando adiciona um card da entidade no Lovelace, dependendo do que coloco nessas opções, alguns botões costumam ficar “disabled”.

Por exemplo, se uso essa configuração:

o card do lovelace sempre fica com o botão de subir “disabled”:
image

Se olho o status no Developer Tools, ele sempre mostra que a cortina está “open” independente do estado real dele. Me parece que ele NÃO LE o estado da cortina

image

Alguém já conseguiu configurar um motor de cortina desses e poderia compartilhar a configuração?

cara… eu apanhei um bocadinho pra configurar esse dispositivo. Mas depois de um bocado de tentativa e erro a config que tá funcionando legal aqui comigo é a seguinte:

1 curtida

Pra mim ainda não funcionou.

As opções que aparecem pra mim são um pouco diferentes, mas escolhi as de mesmo valor e mesmo assim no Lovelace não aparece a opção de “subir” a cortina".

To bem frustrado de ser obrigado a usar o Tuya via Cloud… Achei que o Home Assistante ia me deixar manter os controles localmente.

Parece que existem algumas variações desse mesmo dispositivo. Se vc tiver um pouco de sorte, o seu pode ser compatível com o tasmota/esphome e dai vc consegue ficar totalmente independente de nuvem. Dá uma olhada aqui: Curtains, Shutters and Shades - Templates for Tasmota. O modelo que eu tenho envolveria des-soldar/soldar um componente e dai eu desisti :-).

p.s. eu tive esse problema de não habilitar uma das direções, mas não lembro o que eu fiz pra resolver :-(. Acho que quando acertei os “DPS” é que resolveu.

Consegui fazer funcionar com a config que mostrei acima.

Parece que o problema é que tem que dar um “Recarregar” na integração do Local Tuya toda vez que reinicia o Home Assistant:

image

Agradeço o Julio Alvez que me ajudou no Telegram Home Assistant Brasil

Agora tá funcionando perfeitamente com o Shutter Card:

image

1 curtida

Oi Rafael! Que bom que deu certo. Não sei o que causa essa falha, mas ao reiniciar o home assistant basta recarregar que vai voltar a funcionar.

Para quebrar um galho, eu estou recarregando o local tuya das minhas lâmpadas com esse fluxo no node red. O fluxo define que se a lampada estiver indisponível, quando eu usar o botão de acender, uma ação de recarregar integração irá acontecer e em poucos segundos conseguirei usar as lâmpadas.
Acredito que possa ser util para você com as cortinas, colocando para os botões de movimentação da cortina disparar o recarregamento da integração local tuya caso a cortina estiver indisponível.

[{"id":"b04d852b.3f02c8","type":"tab","label":"Flow 1","disabled":false,"info":""},{"id":"a081f545.1c0e98","type":"ha-api","z":"b04d852b.3f02c8","name":"Recarrega Lampada 1","server":"ef4eb39d.410e6","version":1,"debugenabled":false,"protocol":"http","method":"post","path":"/api/config/config_entries/entry/bc9707b01a4a8d9d6b9e4dd6184fbf75/reload","data":"{}","dataType":"jsonata","responseType":"json","outputProperties":[{"property":"payload","propertyType":"msg","value":"","valueType":"results"}],"x":1400,"y":140,"wires":[[]]},{"id":"6f44aeff.a269","type":"ha-api","z":"b04d852b.3f02c8","name":"Recarrega Lampada 2","server":"ef4eb39d.410e6","version":1,"debugenabled":false,"protocol":"http","method":"post","path":"/api/config/config_entries/entry/106f829a354225374d1608e931076db2/reload","data":"{}","dataType":"jsonata","responseType":"json","outputProperties":[{"property":"payload","propertyType":"msg","value":"","valueType":"results"}],"x":1400,"y":200,"wires":[[]]},{"id":"16b1a7b3.d28638","type":"ha-api","z":"b04d852b.3f02c8","name":"Recarrega Lampada 3","server":"ef4eb39d.410e6","version":1,"debugenabled":false,"protocol":"http","method":"post","path":"/api/config/config_entries/entry/c6c19feaac09c9fc803006dad3da85e0/reload","data":"{}","dataType":"jsonata","responseType":"json","outputProperties":[{"property":"payload","propertyType":"msg","value":"","valueType":"results"}],"x":1400,"y":260,"wires":[[]]},{"id":"15d360d9.36d76f","type":"api-current-state","z":"b04d852b.3f02c8","name":"Lampada 1 unavaiable?","server":"ef4eb39d.410e6","version":2,"outputs":2,"halt_if":"unavailable","halt_if_type":"str","halt_if_compare":"is","entity_id":"light.salall1","state_type":"str","blockInputOverrides":false,"outputProperties":[{"property":"payload","propertyType":"msg","value":"","valueType":"entityState"},{"property":"data","propertyType":"msg","value":"","valueType":"entity"}],"override_topic":false,"state_location":"payload","override_payload":"msg","entity_location":"data","override_data":"msg","x":970,"y":120,"wires":[["a081f545.1c0e98"],[]]},{"id":"fabe93f3.bdebc","type":"api-current-state","z":"b04d852b.3f02c8","name":"Lampada 2 unavaiable?","server":"ef4eb39d.410e6","version":2,"outputs":2,"halt_if":"unavailable","halt_if_type":"str","halt_if_compare":"is","entity_id":"light.salall2","state_type":"str","blockInputOverrides":false,"outputProperties":[{"property":"payload","propertyType":"msg","value":"","valueType":"entityState"},{"property":"data","propertyType":"msg","value":"","valueType":"entity"}],"override_topic":false,"state_location":"payload","override_payload":"msg","entity_location":"data","override_data":"msg","x":970,"y":200,"wires":[["6f44aeff.a269"],[]]},{"id":"d1607e7c.4a953","type":"api-current-state","z":"b04d852b.3f02c8","name":"Lampada 3 unavaiable?","server":"ef4eb39d.410e6","version":2,"outputs":2,"halt_if":"unavailable","halt_if_type":"str","halt_if_compare":"is","entity_id":"light.salall3","state_type":"str","blockInputOverrides":false,"outputProperties":[{"property":"payload","propertyType":"msg","value":"","valueType":"entityState"},{"property":"data","propertyType":"msg","value":"","valueType":"entity"}],"override_topic":false,"state_location":"payload","override_payload":"msg","entity_location":"data","override_data":"msg","x":970,"y":280,"wires":[["16b1a7b3.d28638"],[]]},{"id":"8ff5cd48.c6746","type":"server-state-changed","z":"b04d852b.3f02c8","name":"Recarregamento pela interface","server":"ef4eb39d.410e6","version":3,"exposeToHomeAssistant":false,"haConfig":[{"property":"name","value":""},{"property":"icon","value":""}],"entityidfilter":"input_boolean.iniciar_lampadas","entityidfiltertype":"exact","outputinitially":false,"state_type":"str","haltifstate":"on","halt_if_type":"str","halt_if_compare":"is","outputs":2,"output_only_on_state_change":true,"for":0,"forType":"num","forUnits":"minutes","ignorePrevStateNull":false,"ignorePrevStateUnknown":false,"ignorePrevStateUnavailable":false,"ignoreCurrentStateUnknown":false,"ignoreCurrentStateUnavailable":false,"outputProperties":[{"property":"payload","propertyType":"msg","value":"","valueType":"entityState"},{"property":"data","propertyType":"msg","value":"","valueType":"eventData"},{"property":"topic","propertyType":"msg","value":"","valueType":"triggerId"}],"x":510,"y":260,"wires":[["15d360d9.36d76f","fabe93f3.bdebc","d1607e7c.4a953"],[]]},{"id":"eade7d68.ace3e","type":"server-state-changed","z":"b04d852b.3f02c8","name":"Botão para acender as lâmpadas","server":"ef4eb39d.410e6","version":3,"exposeToHomeAssistant":false,"haConfig":[{"property":"name","value":""},{"property":"icon","value":""}],"entityidfilter":"light.sala","entityidfiltertype":"exact","outputinitially":false,"state_type":"str","haltifstate":"on","halt_if_type":"str","halt_if_compare":"is","outputs":2,"output_only_on_state_change":true,"for":0,"forType":"num","forUnits":"minutes","ignorePrevStateNull":false,"ignorePrevStateUnknown":false,"ignorePrevStateUnavailable":false,"ignoreCurrentStateUnknown":false,"ignoreCurrentStateUnavailable":false,"outputProperties":[{"property":"payload","propertyType":"msg","value":"","valueType":"entityState"},{"property":"data","propertyType":"msg","value":"","valueType":"eventData"},{"property":"topic","propertyType":"msg","value":"","valueType":"triggerId"}],"x":510,"y":160,"wires":[["15d360d9.36d76f","fabe93f3.bdebc","d1607e7c.4a953"],[]]},{"id":"61333ba5.c966a4","type":"comment","z":"b04d852b.3f02c8","name":"Ações monitoradas","info":"","x":540,"y":60,"wires":[]},{"id":"7d78998a.16b318","type":"comment","z":"b04d852b.3f02c8","name":"Condições","info":"","x":940,"y":60,"wires":[]},{"id":"1e449627.0d427a","type":"comment","z":"b04d852b.3f02c8","name":"Ações a executar","info":"","x":1360,"y":60,"wires":[]},{"id":"ef4eb39d.410e6","type":"server","name":"Home Assistant","version":1,"legacy":false,"addon":true,"rejectUnauthorizedCerts":true,"ha_boolean":"y|yes|true|on|home|open","connectionDelay":true,"cacheJson":true}]

Na interface coloquei um card usando condicional e o slider button card que irá aparecer se meus dispositivos estiverem indisponíveis

type: conditional
conditions:
  - entity: light.salajantarlocal
    state: unavailable
card:
  type: custom:slider-button-card
  entity: input_boolean.iniciar_lampadas
  slider:
    direction: left-right
    background: solid
    use_state_color: false
    use_percentage_bg_opacity: false
    show_track: false
    toggle_on_click: true
    force_square: false
  show_name: true
  show_state: false
  compact: true
  icon:
    show: true
    use_state_color: false
    tap_action:
      action: none
    icon: ''
  action_button:
    mode: toggle
    icon: mdi:power
    show: false
    show_spinner: true
    tap_action:
      action: toggle
  name: Conectar Lampadas

Muito legal Júlio!!

Obrigado por compartilhar!

Vou fazer isso aqui!

(Embora esteja considerando trocar o motor wifi pelo Zigbee para não precisar mais do Tuya mesmo)

Estou exatamente com o mesmo problema… o único detalhe é que não consigo trocar o motor para Zigbee, pois comprei 17 motores wifi… :man_facepalming: