Configuração de dispositivos Zigbee no Add-on LocalTuya no HA

Pessoal, bom dia,

Estou utilizando o LocalTuya para fazer a integração dos meus dispositivos Tuya para não depender da nuvem Tuya.
Eu consegui configurar todos os dispositivos que são Wifi e o gateway Zigbee da Tuya, mas não estou conseguindo configurar os outros dispositivos que estão vinculados ao gateway.

Alguém poderia me auxiliar ou indicar o caminho das pedras?

Obrigado

Não é possível adicionar zigbee por local tuya. O ideal é utilizar os dispositivos zigbee direto no HA via ZHA ou Zigbee2MQTT. Neste caso, você precisa de um dongle zigbee.

Dê uma procurada no forum. Existem diversos tópicos a respeito.

Obrigado Andre.

Só para eu entender, sem o dongle eu não consigo?
Achei que daria sem o dongle.

Não. Só se utilizar integração oficial Tuya. Mas assim você dependente da internet.

Mesmo tendo o Gateway Zigbee Tuya?

O gateway tuya só funciona na plataforma tuya.

Obrigado. Vou olhar os dongles.

Eu utilizo o sonoff P com zigbee2mqtt e é muito estável. O sonoff E é mais recente e tem mais potencial para novas tecnologias, como thread, e já possui firmware disponível para utilizar os dois protocolo simultaneamente. Pesquise e decida o melhor para você.

Valeu pela dica.
Como sou novo e estou fazendo somente para minha casa, toda ajuda e experiência é bem-vinda.

Pessoal, resgantando aqui, alguem usando o repo abaixo para Zigbee local? Estou meio receoso de colocar.
GitHub - xZetsubou/hass-localtuya: :small_blue_diamond: A Home Assistant integration to handle Tuya devices locally “fork from localtuya”

Local Tuya só funciona para dispositivos wifi. Zigbee só pelo oficial. Abandone o hub tuya e passe a usar um dongle e com zha ou zigbee2mqtt e seja feliz

Estou com um dispositivo que - acredite - não consegue ser reconhecido pelo Z2M, somente com hubs zigbee da Tuya. Como proceder neste caso?! rs Tenho o Sonoff dongle E.

Isso acontece com dispositivos ou fabricantes novos. A comunidade é grande a atualiza constantemente os dispositivos. Mesmo com essa agilidade, pode acontecer. Pesquise se não há alguma publicação no github com o modelo do seu dispositivo para ter um arquivo externo

Pesquisando… infelizmente tenho muita limitação com programação, rs. Uma coisa que penso em fazer, por hora, é utilizar esse socket em um hub via smart life. Fica na nuvem, mas paciência… Vou procurar mais… provavelmente alguém já enfrentou a mesma dificuldade e encontrou uma resposta.

Mesmo sendo desconhecido, o z2m mostra qual o modelo do dispositivo. Adiciona ele no z2m e posta o print da tela aqui.

Não precisa de saber programar para essa configuração. Só paciência e pesquisa.

André, só aparece isto:

É um interruptor/tomada da novadigital 2 teclas + tomada 10A.

Similar a esta da AVATO que dizem no aliexpress funcionar bem com o HA:

https://pt.aliexpress.com/item/1005005337727243.html?gatewayAdapt=glo2bra