Olá pessoal, não encontrei tópico para minha dúvida, mas se tiver por gentileza me informem se tem aqui no grupo ou fora dele.
Faz algum tempinho que venho “brincando” com automação da minha casa, como a maioria começou com Alexa e uma tomada e controlador de IR.
Agora tá ficando mais sério, estou com mais de 50 “coisinhas” ligadas em casa.
Já instalei o HA para estudo, fiz algumas coisas, mas quero recomeçar tudo.
Para isso, entendo que preciso primeiro organizar melhor minha rede.
A questão principal do tópico é, se existe algum material com sugestões de como configurar a rede para a automação e conexão de tudo o que for necessário se conectar à internet em minha casa.
Hoje, tenho tudo pendurado em 3 roteadores mesh COVR da D-Link.
Problemas que tenho hoje:
- Tenho coisas que conecto via cabo, que o roteador da operadora cria a sub rede 1.1 e não são encontradas depois pelos dispositivos wifi que o roteador mesh cria a rede 0.1 (O suporte da D-Link me sugeriu usar o roteador como Bridge, fiz, ficou tudo maluco lá em casa, resetei e voltou ao “normal”).
- Tive problema que muitos relatam aqui de piscar dispositivos, consegui resolver fixando os IPs, mas também descobri que o Roteador D-Link tem limite de quantos podem ser fixados, minha intenção é fixar todos eles.
- Roteadores Mesh tem as 2 redes, 2.4ghz e 5 ghz, mas tive que fixar em 2.4ghz, pois constantemente dispositivos falhavam ou não conectavam mais, mas perdi recursos de dispositivos que funcionam em 5G
- Descobri que os roteadores Mesh quando ligados por cabo para melhorar sua eficiência, tem que ser ligados pelo cabo entre sí, e não através do roteador, no meu caso criaria 3 redes mesh e não uma (segundo o suporte da própria d-link)
Por estes motivos estou pesquisando para readequar minha rede, sei lá, se colocar alguns mini switches cabeados para melhorar, pois como é um sobrado e tem um quintal grande, preciso de conexão em tudo, mas que tudo se converse, principalmente porque estou começando a implantar câmeras no sistema também.
Se alguém tiver sugestão da infra da rede para isso, fico grato.