Configuração da Rede para Automação Residencial

Olá pessoal, não encontrei tópico para minha dúvida, mas se tiver por gentileza me informem se tem aqui no grupo ou fora dele.

Faz algum tempinho que venho “brincando” com automação da minha casa, como a maioria começou com Alexa e uma tomada e controlador de IR.

Agora tá ficando mais sério, estou com mais de 50 “coisinhas” ligadas em casa.

Já instalei o HA para estudo, fiz algumas coisas, mas quero recomeçar tudo.

Para isso, entendo que preciso primeiro organizar melhor minha rede.
A questão principal do tópico é, se existe algum material com sugestões de como configurar a rede para a automação e conexão de tudo o que for necessário se conectar à internet em minha casa.

Hoje, tenho tudo pendurado em 3 roteadores mesh COVR da D-Link.

Problemas que tenho hoje:

  • Tenho coisas que conecto via cabo, que o roteador da operadora cria a sub rede 1.1 e não são encontradas depois pelos dispositivos wifi que o roteador mesh cria a rede 0.1 (O suporte da D-Link me sugeriu usar o roteador como Bridge, fiz, ficou tudo maluco lá em casa, resetei e voltou ao “normal”).
  • Tive problema que muitos relatam aqui de piscar dispositivos, consegui resolver fixando os IPs, mas também descobri que o Roteador D-Link tem limite de quantos podem ser fixados, minha intenção é fixar todos eles.
  • Roteadores Mesh tem as 2 redes, 2.4ghz e 5 ghz, mas tive que fixar em 2.4ghz, pois constantemente dispositivos falhavam ou não conectavam mais, mas perdi recursos de dispositivos que funcionam em 5G
  • Descobri que os roteadores Mesh quando ligados por cabo para melhorar sua eficiência, tem que ser ligados pelo cabo entre sí, e não através do roteador, no meu caso criaria 3 redes mesh e não uma (segundo o suporte da própria d-link)

Por estes motivos estou pesquisando para readequar minha rede, sei lá, se colocar alguns mini switches cabeados para melhorar, pois como é um sobrado e tem um quintal grande, preciso de conexão em tudo, mas que tudo se converse, principalmente porque estou começando a implantar câmeras no sistema também.

Se alguém tiver sugestão da infra da rede para isso, fico grato.

Não sou especialista mas…

Aqui em casa tenho 3 roteadores/modem, sendo 2 pessoais e o da operadora e funciona normalmente nessa configuração.
Não sei se foi isso, mas vc tem que colocar o roteador/modem da operadora em modo bridge, vc colocou ele ou o d-link?
Caso tenha sido o D-link vc terá que reconfigurar todos dispositivos que se conectam no modem da operadora e conectar no d-link.

Dessa maneira vc vai ter um acesso “direto” a internet e todas as configurações serão feitas pelo seu roteador, ex ip fixo, liberação de portas para acesso externo (desde que vc tenha ipv4 valido), etc.

Qual o limite?
Caso tenha mais dispositivos que o limite disponível vc pode colocar ip fixo nos dispositivos, vc só vai ter que filtrar se algum não tenha configuração de ip fixo e dar preferencia para esse dispositivo colocando ip fixo pelo roteador.

Para questão de organização fiz o seguinte:

do ip 0.10 a 0.19 deixei reservado para os dispositivos cabeados
do ip 0.20 a 0.29 deixei reservado para os smartphones e tablet
do ip 0.30 a 0.39 deixei reservado para os tasmota
etc

Veja se tem opção de criar uma segunda rede apenas com 2.4g. Apesar de não usar Mesh, aqui tenho uma rede 2.4g que nomeada de IOT apenas para os dispositivos, smartphone, notebook, chromecast, etc ficam na rede principal

Não sei se entendi bem essa parte, não tenho experiência com Mesh…

1 - Vc vai ligar o modem da operadora em modo bridge

2 - Vc vai ligar uma porta do modem da operadora na entrada WAN do roteador principal do “kit” COVR da D-Link

3 - Ligar os roteadores secundários do “kit” COVR da D-Link no roteador principal

Oi Gerson,

Posso compartilhar minha experiência com uma quantidade parecida de dispositivos (entre Zigbee e WIFI): Utilizo o roteador Google WIFI (não é a versão a Nest) e funciona muito bem. Tenho 4 roteadores espalhados pela casa e pelo Google Home é possível verificar a qualidade do sinal. Demorei um pouco para deixa-los todos bem posicionados, mas uma diferença que eu consegui notar aqui é sobre o uso do cabo. Em uma das documentações do Google WIFI eles falavam sobre não utilizar o cabo no dispositivo que não é o roteador principal (os NEST nem tem a entrada). Dessa forma, minha configuração é:

Google WIFI principal: Entrada RJ45 CAT8 de um roteador TPLink e Saída RJ45 CAT6E para a TV
Google WIFI 2: Somente WIFI somente ligado a rede elétrica
Google WIFI 3: Somente WIFI somente ligado a rede elétrica
Google WIFI 4: Somente WIFI somente ligado a rede elétrica

Tenho dispositivos conectados na maioria em 2.4Ghz e alguns poucos em 5Ghz.

Meus problemas de conectividade foram todos relacionados a rede Mesh do Zigbee e resolvi com o Dongle Sonoff + Zigbee2MQTT + tomadas repetidores.

Topologia:

No meu caso, uso a rede interna sempre pela que o Google cria e não pelas dos roteadores que estão acima dele.

Bom dia Gerson, espero que tenha avancado com sua rede :slight_smile:
Uma opcao para um controle mais fino das interfaces e equipamentos e dedicar uma maquina com 2 interfaces de rede a ser seu firewall\roteador.
Vc instala o cabo vindo do seu roteador da internet pra ele em modo bridge.
E dele pro seu switch - onde ele vai se tornar o DHCP da sua rede.
Para segregar suas redes de IOT \ de demais aparelhos, vc pode ainda instalar uma 3 placa de rede,fornecendo IPs numa VLAN diferente.
MInha sugestao de sistema para esse roteador 'e esse cara:

Aqui vc tbm cria suas reservas de IP, e configura todos os seus roteadores como AP - acess point dessa mesma rede.
Mas aqui em casa, tenho optado por dispositivos com ZigBee pois reduz interferencia e tem uma gestao um pouco mais facil.

1 Like

Ola pedro,

Vi que está usando Google Wi-Fi e conectou dispositivos na banda 2,4 ghz. Tentei de todas as formas e não consegui. Primeiro tinha tentado com dispositivos zigbee mas sinal não chegou na casa de máquinas, para ligar bomba da piscina e irrigação. Então comprei módulo Wi-Fi e tive essa surpresa. Kk
Como fez essa configuração dos módulos Wi-Fi no roteador google wifi? Pois pelo que vi este roteador não permite selecionar banda e o iPhone também não. Achei uma orientação de um celular antigo que não tem Wi-Fi 5ghz e então ele assume a rede do celular.

Olá, a rede WIFI criada pelos roteadores do Google WIFI funcionam em 2.4GHZ e 5GHZ ao mesmo tempo com o mesmo nome da rede (SSID). Sendo assim, os dispositivos que só conectam em 2.4GHZ geralmente utilizam essa frequencia.
Pelo aplicativo do Google Home é possível ver se o dispositivo está na 2.4GHZ ou 5GHZ.

Na minha casa geralmente são ~50 dispositivos conectados 24h. Em 1 ano, nunca tive nenhum problema relacionado ao WIFI.

Sobre os dispositivos Zigbee, eles não utilizam o WIFI, por isso é legal que o seu ponto de acesso principal tenha uma antena. Eu utilizo o Dongle Sonoff + repetidores (relês).

Dá uma olhada nesse tópico:

Legal pedro, boa dica. Estava revendo seu post inicial e vi que na figura está usando um roteador depois do Google Wi-Fi. Fiz isso tb, peguei um tplink e conectei na saída do Google Wi-Fi. Depois foi só escolher a banda 2,4 ghz e conectou.
Depois que estava funcionando, parou de funcionar. Estava acionando a bomba da piscina direto, aí fui ver que precisa de uma contatora. Devo ter queimado o sonoff. Bom, agora já comprei a contatora e quando chegar ao ligar outro sonoff e então término a aventura aqui… kkk obrigado pela ajuda. Abs