Como usar Botões RF (Radio Frequência) no Home Assistant!

Pessoal, venho compartilhar um pouco da experiência com botões RF que comprei para testes e poder aplicar o que acho mais adequado na minha residência.

Frequência 433mhz

Os botões que vou mostrar abaixo utilizam a tecnologia Radio Frequência, e optei todos pela frequência 433mhz, isso porque os botões precisam de um receptor para captar os sinais enviados pelos botões, e meu receptor lê apenas a frequência 433mhz.

Sonoff RF Bridge

Para meu caso eu utilizo o Sonoff RF Bridge com o firmware Tasmota como receptor, que lê a frequência 433 mhz. Integrado com meu broker no HA, eu consigo executar automações por meio de MQTT com os códigos que meu Sonoff RF Bridge recebe.

Funcionamento

Com o Sonoff RF Bridge, cada vez que um botão com essa frequência (433 mhz) é executado, o Sonoff RF Bridge capta esse código/sinal e com isso posso criar automações para executar uma determinada ação quando detectar esse sinal.

Exemplo de como fica no tasmota

Após eu identificar qual código é gerado quando eu clicar/pressionar no botão, posso criar uma automação conforme o exemplo abaixo:

- alias: Luz Escritório
  initial_state: true
  trigger:
    - platform: mqtt
      topic: "tele/sonoffrfbridge/RESULT"
  condition:
    condition: template
    value_template: '{{ trigger.payload_json.RfReceived.Data == "3ADEB2" }}'
  action:
    - service: light.toggle
      entity_id: light.luz_escritorio  

Dica

Os modelos normalmente tem algumas versões com 1, 2, 3 e até 4 botões. Consequentemente, cada botão gera 1 código diferente. Mas vão perceber conforme meus relatos, que alguns modelos pressionando mais de 1 botão ao mesmo tempo, gera um código diferente dos demais botões, com isso me permite ter mais opções para executar determinadas ações quando pressiono mais de um botão ao mesmo tempo.

Agora segue os modelos que testei.

1) Modelo Branco com borda

image

O modelo tem opções de 1, 2 e 3 botões.
image

Utiliza pilha 27A. Eu particularmente gostei da estrutura do botão, achei firme, e a borda que tem nesse modelo na minha opinião esteticamente fica legal.

Funcionou perfeitamente com o Sonoff RF Bridge - Link Aliexpress de onde comprei.

Nesse caso eu só tenho com um botão, mas fui informado por outras pessoas que possuem modelos com mais de um botão, que ao pressionar mais de um botão ao mesmo tempo gera códigos diferentes.

2) Modelo Branco e Preto sem borda

Utiliza bateria Cr2032. Eu gostei da estrutura do botão, achei firme também, e o interessante é que tem modelo branco e preto para esse caso, e dependendo do ambiente o preto fica bem legal. Mas sinto a falta da borda que tem no modelo interior, mas isso é gosto.

O modelo tem opções preto e branco e de 1, 2 e 3 botões.

Funcionou perfeitamente com o Sonoff RF Bridge - Link Aliexpress de onde comprei.

A desvantagem desse modelo, é que mesmo pressionando mais de um botão ao mesmo tempo, ele não gera códigos diferentes.

3) Modelo Dourado com borda

Utiliza pilha 27A. Achei a estrutura dele mais simples que os anteriores. Inclusive um dos botões não estava acionando o clique corretamente, tive que mudar a posição para resolver.

O modelo possui opções douradas de 1, 2 e 3 botões.
image

Esteticamente achei bem bonito, mas a pintura se não tomar cuidado arranha fácil. Porém não gostei que parte traseira ficou na cor preta. Ao colocar um determinado local a mudança de cor não me agradou.

Funcionou perfeitamente com o Sonoff RF Bridge - Link Aliexpress de onde comprei.

Esse também tem a vantagem de gerar códigos diferentes ao pressionar dois ou mais botões ao mesmo tempo.

4) Modelo Dourado sem borda

Utiliza pilha 27A. De todos os modelos, é o que acho mais complicado abrir a capa para incluir a pilha, mas nada que possa comprometer, só tomar cuidado para não quebrar. A estrutura parece ser boa, mas ainda prefiro os dois primeiros modelos se tratando de estrutura. Quanto a estética achei melhor que a anterior justamente por causa da traseira.

O modelo tem cores dourada, Dourada champagne e branco, porém só achei para venda as opções com 1 e 2 botões as versões em branco. Não fui muito a fundo na pesquisa.

Comparado com o modelo anterior, achei mais interessante pois não fica aquela traseira preta.

Funcionou perfeitamente com o Sonoff RF Bridge - Link Aliexpress de onde comprei.

Esse também tem a vantagem de gerar códigos diferentes ao pressionar dois ou mais botões ao mesmo tempo.

4) Modelo Redondo

Utiliza pilha 27A. A estrutura parece ser bem boa como os dois primeiros, eu particularmente gostei. Esteticamente achei bem interessante, e principalmente por ter opção de até 4 botões. Fiquei satisfeito com o modelo.

O modelo possui as opções de 1, 2, e 4 botões. E como podem ver na imagem abaixo, os modelos com outros botões tem um design diferenciado.
image

Funcionou perfeitamente com o Sonoff RF Bridge - Link Aliexpress de onde comprei.

Esse também tem a vantagem de gerar códigos diferentes ao pressionar dois ou mais botões ao mesmo tempo. Esse ainda tem uma vantagem maior porque o de 4 botões tem uma sequência ainda maior de possibilidades de gerar ações diferente com a sequência de botões pressionados ao mesmo tempo.

Tem ainda outras opções que vi em sites da china como aliexpress. Isso é interessante pois tem modelos para todos os gostos e com um custo bem baixo. Eu resolvi experimentar os modelos acima e com base nisso decidir o que mais me agrada para as minhas necessidades, talvez eu até utilize mais de uma opção dentro da minha residência. Ainda não decidi qual utilizar, pois eu me mudo apenas em 2020 e até lá ainda estou planejando os móveis e só então pretendo definir o modelo, mas fica a minha experiência compartilhada para quem tiver interesse.

5 curtidas

Será que aquelas doorbell RF433 do aliexpress funciona com RF Bridge? To querendo usar um botão desse para campainha, só que precisa ser Waterproof.

Vou investir mais em RF, aprendi no seu post este service: light.toggle, já estava pensando em fazer condições se estiverem luz ligada usar service:light.turn_off! Valeu as dicas :call_me_hand:

1 curtida

Olá! Estou querendo usar sensores de movimento RF no meu Sonoff Bridge. Andei pesquisando e achei um sensor da ECP para vender no Mercado Livre com preço melhor do que os que tem no AliExpress, só que não sei se funciona com o RF Bridge.


Você saberia me dizer se o Sonoff Bridge consegue ler esse sensor?
Como saber quais sensores/botões/etc são compatíveis com o Sonoff Bridge?

Oi @andrepia
Você chegou a testar esse sensor RF433mhz com of Sonoff Bridge no Home Assistant?
Usou o tasmota? Estou pensando em comprar também. Valeu.

Testei sim! E não funcionou…
Estou usando o firmware original/eWeLink no Sonoff Bridge, não cheguei a testar com Tasmota!

1 curtida