Como saber se um dispositivo IR esta realmente ligado?

tenho um hub IR para ligar uma tv, porem como posso saber se a tv esta ligada mesmo pois o comando IR de ligar e desligar é o mesmo

uso um sensor de presença porem se tiver algum movimento pode repetir o comando e inverter., em vez de ligar desligar

Caso sua TV (ou set-top box/stick) esteja conectada à internet é possível criar um sensor que fique dando ping no IP para verificar se está ligada (e conectada na internet).

Caso não seja possível, é possível utilizar uma tomada inteligente que meça consumo. Criando um sensor do tipo Template (se consumo > x Watts, ligado).

Criei uma chave liga e desliga onde ela envia o comando IR, caso ela esteja ligada sei que o comando foi enviado, até agora está funcionado bem dessa forma

Opa amigo, tudo bem? Pode compartilhar mais detalhes sobre a solução? Obrigado

Claro, criei um automação onde envia o comando IR para ligar (só ligo o monitor por essa automação via um sensor de presença ou seja se o comando foi enviado o monitor deve está ligado) o monitor e também aciona um assistente onde é uma chave liga/desliga.

dessa forma tenho o feedback para saber se está ou não ligado e da para fazer outras automações a partir dai, vale lembra que se caso o comprove IR esteja off a automação é ativada e marca como se tivesse ligado. para resolver isso basta adicionar uma condição onde ele só ativa a automação caso o controle IR esteja disponível.

outro ponto a ressaltar é sempre ligar o monitor via automação pq se ligar pelo controle remoto a automação não vai saber se já está ligado ou não, a não ser que volte para o estado anterior

1 curtida

Quando eu tinha uma dumb-TV por aqui, peguei um ESP-01 com Tasmota (pode ser ESP-Home, é só para aparecer no roteador) e conectei em uma porta usb dela que só ficava energizada com ela ligada. Então usava um sensor PING apontado para esse ESP para saber se a TV estava ligada ou não.

Também já vi algumas pessoas usando uma tomada smart com leitura de consumo de energia. Se o consumo estiver acima de certo valor, o aparelho está ligado.

Liguei a TV numa tomada inteligente.
Assim, antes de mandar comando pro IR ligar a TV, faço a rotina verificar se não tá passando corrente na tomada. E vice-versa, qdo for desligar a TV.
Acho mais confiavel do que ter uma chave liga-desliga, pois ela não muda de posição se alguem desligar a TV manualmente pelo controle ou botão fisico.