Como ligar Sonoff MINIR2 se na casa o fio retorno é o NEUTRO e não a FASE

Alguém pode me ajudar? Eu tenho vários MINIR2 instalados aqui em casa. Porém em um dos cômodos os fios estão invertidos, em vez de interromper a FASE, o interruptor interrompe o neutro (ou seja, o neutro é o fio de retorno). Quando a luz está apagada um dos fios ascende com a chave de teste e quando está acesa nenhum dos fios ascende. Teria uma forma de ligar o MINIR2 sem precisar mexer na fiação? Pois na mesma caixinha tenho o NEUTRO e FASE de uma TOMADA. Se alguém puder me ajudar agradeceria mto.

1 curtida

A questão é que a fase está passando na lâmpada primeiro. Só isso. Se você inverter na lâmpada, vais estar no mesmo padrão das outras

Não entendi, basta inverter os fios do bocal da lâmpada? Não vai dar no mesmo? Acho q entendeu errado. O normal é usar a FASE como retorno e ter o NEUTRO ligado direto a lâmpada. Aí que está…nesse cômodo está ao contrário, a FASE que é ligada direto na lâmpada e o NEUTRO que vai pro interruptor. Casa está forrada de gesso e não tenho como inverter a fiação direto nos fios da rede entendeu? Por isso minha dúvida, se não há alguma ideia de como resolver a situação. Pensei em usar o fio de retorno pra puxar dois fios usando ele como guia. Aí com um faço um jumper no fio NEUTRO da tomada e o outro uso como retorno no LOUT do MINIR2.

sem entender sua instalação, não é tão fácil ajudar. Sem ter fase ligada o tempo todo no dispositivo você não conseguirá controlá-lo.

o que quis dizer é: se a fase está passando primeiro na lâmpada para depois ir no interruptor, e se o neutro está ligado no interruptor. Se você conseguisse inverter essa ligação, teria o que precisa.

Boa sorte.

1 curtida

Amigo, vc precisará acionar um rele de contato seco. O sonoff vai ligar o rele, que por sua vez vai mandar o neutro para a lâmpada. Vc pode usar um relê deste tipo aqui :point_down:t2:

Só que tem que ser o modelo (RL1C7A127).

Ou se vc quiser testar, faça a ligação do sonoff invertida. Na fase vai o neutro e no neutro vai a fase. (Não posso garantir, más na teoria deveria funcionar sem prejuízo ao aparelho).

Não entendi essa parte.

Quais fios vc fala?
Caso não tenha um multímetro, teste direto no bocal da lâmpada, para ter certeza que é o neutro que está sendo interrompido. Em um dos fios tem que ter tensão, independente do interruptor estar ligado ou não e no outro não pode ter tensão independente do interruptor estar ligado ou não.

Eu nunca testei, mas não vejo nenhum problema em vc inverter a ligação do R2.
A fase vc liga no N in, neutro vc liga no L In e o retorno da lâmpada no L out.

Dispositivos AC (110/220) em geral não se importam onde vc liga a fase ou neutro.

E ligando o neutro no L do R2 vai fazer com que o neutro seja interrompido da mesma forma que o seu interruptor está fazendo hoje.

Aaaaaaaah isso que eu queria saber, se tipo, se tem problema inverter a ligação do N e L no sonoff se teria risco de queimar…A parte que vc não entendeu sobre a chave de teste é o seguinte, em um Borne (buraco kkkk) do apagador está conectado o fio NEUTRO que desce lá da rede, e no outro Borne do apagador está conectado o fio retorno. Até aí beleza né? Quando a luz está apagada, no fio retorno a chave de teste acende, quando a luz está acesa aí a chave de teste não acende. Deu pra entender agora ou quer que tire uma foto e exemplifique pra ficar melhor? Pq pelo que me explicou invertendo o neutro pela fase no sonoff é pra dar certo na teoria mas estou com receio de queimar kkkkkkk. Pq a função dele basicamente é ativar e desativar a conexão da entrada Lin com Lout né isso? Conectando meu fio N na L do sonoff ele faria o papel que meu apagador está fazendo atualmente (justamente o que vc explicou). Porém n tem problema desse fio retorno que expliquei acima conectado na Lout ficar meio que passando corrente?

Fisicamente dentro do relé do r2 o retorno não vai estar ligado a nada, então vai se comportar exatamente como seu interruptor atual. Com o r2 desligado se colocar a chave de teste no Lout ela vai acender.

Vai funcionar, mas tem 2 problemas:

1- Sua instalação já esta fora do padrão, então corre o risco de alguém tomar um choque quando for trocar a lâmpada. O ideal seria deixar padrão.

2- O r2 tem dois bornes N. Ligando a fase no N1, o N2 também vai ser fase, se um desavisado achar que esse borne é neutro e resolver aproveitar o borne como saída vai dar curto.

2 curtidas

Quanto ao problema de alguém querer aproveitar o neutro n vai acontecer pq só meche na instalação eu. Quanto a tomar choque, o que acontece é que a fase vai estar energizando o bocal né isso? Só vai tomar choque se segurar a lâmpada pela parte do metal ao colocar no bocal né? Quanto à ligação do R2 posso inverter então como explicou que vai funcionar normal?

Isso. Esse risco vc já corre, pq é como esta ligado atualmente.
O correto é sempre desligar o disjuntor mesmo em uma instalação padrão, mas acredito que dificilmente alguém faz isso :thinking:

Sim.

ola, bom dia, Eu estou exatamente com o mesmo problema seu, a solução do walber de inverter a ligação Do R2 o N com L deu certo?

Para alimentar o sonoff, você pode inverter fase e neutro, usar fase e fase (220v), mas o ideal e consertar esse “erro” de o interruptor interromper o neutro e não a fase. Se ambos os fios passam na caixinha do teto, o ideal é inverter lá, ou seja, cortar o neutro lá em cima e por no local do neutro no bocal e usar a emenda do neutro que sobrou , o que vai para o interruptor, e emendar o fase nele.

Obrigado, Realmente queria conserta esse erro mais na minha caso o acesso a fiação é complicada.

outra solução bem errada que eu estava pensando era inverter os cabos na caixa de distribuição geral da casa onde o neutro ia passar a ser fase e onde é fase ia passar a ser neutro.

só uma observação que eu esqueci de mencionar aqui na minha casa eu adquirir um interruptor inteligente mais eu acredito que o funcionamento e o mesmo.

Lá no bocal da sua lâmpada chegam dois fios, 1 é o retorno e o outro é a fase, certo?

O que você precisa fazer é mudar da fase para o neutro no bocal e no interruptor vc liga o retorno e a fase.

Depois que vc estiver com lâmpada funcionando na nova configuração, vc instala o sonoff…

Péssima ideia kkkkk.
Se sua casa for 2 fases 110 + neutro, vc vai colocar tudo em 220 e danificar todos aparelhos 110.

Funcionou desse jeito aqui!
Aqui é 220v
Obrigado pela dica!