Como ligar a tv sozinha com sensor de presença

Fiz 2 automações para ligar e desligar minha tv e Fire tv com sensor de presença e funciona bem

Porém as vezes acontece do sensor ir não da comando e acaba invertendo, como no infravermelho o mesmo comando de desligar é o de ligar não consigo saber se a tv está ligada ou desligada

Alguém sabe como posso resolver isso, pensei se a Fire tv tivesse o Feedback se tem algo ligado na sua hdmi daria certo, porém não sei como fazer

Em casa eu resolvi isso criando um sensor no HA utilizando ping no IP da TV porém para isso a TV precisa ter WiFi ou ethernet. Se o ping responde então TV está ligada.

boa. a minha não é

por isso o fire tv

na automação considerei ele para não repetir o comando, problema acontece só caso o controlador ir não executar o comando o que infelizmente acontece de vez em quando, tendo uma forma de eu verificar se ele esta ligado resolveria todos os problemas

Pelo ir em si não tem como, nesse caso precisa ser um pouco criativo. Se a tv tiver algum led de status você pode colocar um sensor de luminosidade se nao pode colocar uma tomada smart na tv pra pegar potência elétrica. A partir de sensores como esse você pode inferir se está ligada.

um feedback que tenho é a porta usb que só tem energia quando está ligado, poderia ligar um dispositivo BT e se ele tiver ligado vou saber, porém não sei quais dispositivo o HT acerta no BT, testei fone, mouse… não queria comprar uma placa esp somente para isso

Amigo, algo que você pode tentar:
Coloque 1 plug de tomada smart na tomada da tv.
Ao solicitar o desligamento da tv, ela seja desligada pelo plug, não via ir.
Já ao ligar, você precisaria ligar o plug e depois enviar o comando liga para o fire.
Neste caso, o script resolveria seu problema.
Como sua tv não é smart, então ela não tem status on e off, somente seu Stick.
Ou seja: teria que ser com essas “adaptações / gambiarras”