Como fazer integração correta para acionamento por voz - HA / SmartLife / GoogleHome / Controlador IR

Pessoal, bom dia.
Estou começando com automação e estou há 1 semana testando o HA aqui em uma máquina virtual (até chegar o Raspberry), antes disso fiquei uns 2 meses com um controlador IR e alguns switchs sonoff estudando, brincando e apanhando…rs

Bom, consegui fazer meus dispositivos sonoff funcionarem certinho no HA ativando pelo GoogleHome/NestMini, porém não consigo fazer a correta configuração do meu controlador IR/Tuya/fabricante chinês. Utilizo esse controlador IR para meu ventilador de teto onde eu já tinha um controle remoto (liga/desliga ventilador e lampada, ventilação, exaustão e 3 velocidades) e também para TV, BOX, home theater e ar condicionado, todos na minha sala.

Comecei a estudar o HA justamente para conseguir fazer alguns comandos e automações do controlador funcionarem por voz, pois não consegui chegar em um consenso de como usar alguns comandos de voz pelo SmartLife com Google Home. Em resumo instalei o HA para conseguir usar esses 3 itens principais abaixo:
1 - Acionar por voz qualquer comando IR dentro do controlador IR - Os de liga/desliga já funcionam ok, mas no ventilador por exemplo não consigo colocar na velocidade 1, mudar para exaustão, tanto criando o ventilador pelo DIY no SmartLife quanto usando um predefinido e copiando os botões.
2- Acionar por voz um switch sonoff que liga um relé de estado sólido (ligando um transformador 110/220) para então, depois de 2 segundos, enviar o comando IR para o ar condicionado. E o inverso para desligar tudo;
3 - Automação/voz para mudar a entrada da TV (ex. apertar botão INPUT > 0,5s > SETA BAIXO > 0,5s > SETA BAIXO > 0,5s > OK) assim já vai direto para o canal do meu BOX por exemplo;

Já li o tópico sobre integração com Tuya, mas ainda estou com alguns problemas. Criei as SCENES no SmartLife e assim consigo ativa-las tranquilamente pelo HA, é meio chato ter que criar uma cena para cada botão de um controle IR, mas até aí tudo bem.
O problema principal é que não consigo mostrar esses botões do HA (linkados às cenas do SmartLife) em meu Google Home, os únicos dispositivos que aparecem no meu Google Home são os físicos (como os switchs sonoff por exemplo). Quando eu vou no google home e conecto no meu HA, até aparece a qtd total de botões que criei no HA (XX dispositivos encontrados), porém ele só adiciona os switchs físicos e assim os comandos de voz não funcionam para as scenes.

Alguém tem alguma ideia do que fazer ou algum material bom falando sobre essa integração do HA/GHome/Tuya e controles IR ?

1 curtida

Não existe integração do jeito que você quer para hub IR da Tuya, como vc leu no tutorial da Tuya, a Tuya é um problema com o Home Assistant, não tem integração com quase nada, se houvesse outra forma eu seria o primeiro a criar um tutorial explicando e colocaria aqui no fórum… rs

Só com Broadlink. Tem por 48 reais aqui: https://shopee.com.br/product/323527589/7963696997

Ou o jeito que se pode dar é usando as cenas. É trabalhoso, é trabalhoso, mas se consegue!
Isso aqui foi feito pela colega @Monicakkc usando as cenas.

Em relação ao Google Home, vc pode usar o node-red com os nodes Nora (Conheça o node chamado NORA! O Google Assistant no Node-red! Crie fluxos no Node-red e use no Google Home!) para adicionar as cenas como dispositivos lá ou usar os input_boolean que você criou para as cenas (isso se seguiu o tutorial certinho) como dispositivos tbm colocando eles na lista para aparecer no seu google home no configuration.yaml.

google_assistant:
  project_id: hassio
  service_account: !include Hassio-960bb24e572b.json
  report_state: true
  exposed_domains:
    - switch
    - light
    - sensor
    - camera
    - script
    - scene
    - vacuum
    - input_boolean
    - alarm_control_panel

Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

Só + uma dica, instale o Node-red com ele vc vai poder criar o que precisar como essas automações que comentou, comece pelo tutorial da instalação e sempre no final de um tutorial tem a recomendação para outro, siga essas recomendações que vai aprender muito e muito rápido.

Sobre o Home Assistant, eu demorei 3 meses para aprender o básico de como isso funciona e mesmo assim não conheço muito, é um mundo imenso, hoje o fórum é + completo e tem muita informação para quem está começando, pesquise no fórum e entre no grupo do Telegram, lá o pessoal ajuda a tirar suas dúvidas. Se tiver + pode me mandar mensagem por lá que se eu souber vou ajudar.

2 curtidas

Bom, infelizmente comprei mais 2 desses controladores Tuya no aliexpress pq pra mim era totalmente funcional e há 10 dias atrás ainda não havia começado a estudar o HA, mas fazer o que né…rs, se começar a dar mta dor de cabeça mais pra frente troco eles. Vou pesquisar mais sobre esses broadlinks.
E sobre a integração Tuya, pelo que falou se usar o Nora e der certo com o GoogleHome, já daria certo mesmo mantendo minhas cenas do SmartLife, vou pesquisar mais sobre isso tbm.

Cara, se der certo de fazer um controle desse para meus dispositivos já vai valer a pena ter gasto todo esse tempo estudando o HA, nem precisa ter todas essas funções igual da imagem, só as principais já estaria mais que ótimo ! Ficou show ! Vou pesquisar no forum para ver se a @Monicakkc postou alguma info sobre isso.

No sábado eu li um pouco sobre ele, cheguei a instalar mas não segui em frente pq acabei tendo de fazer algumas outras coisas, mas bom saber que ele é realmente uma boa ferramenta! vou fuçar nele hj de noite.

Obrigado mesmo pela mão. Estou há 1 semana fuçando nele e já da para ver que da pra fazer muita coisa legal ! basta um tempinho extra pra ler e fazer tudo direito. Uma pena apenas que comprei o controlador errado para essa integração, mas faz parte.

Estou gostando de ver os resultados da minha tela do HA mesmo que ainda só com algumas gambiarras, pelo visto é um software mto poderoso e da pra fazer mta coisa legal.
Estou pensando seriamente em comprar um Raspberry, mas quero confirmar que tudo o que planejo fazer funciona bem no HA, pq investir quase R$600 no Rasp e depois ainda não funcionar direito é complicado…rs

Novamente, Obrigado @LeandroIssa ! Abs.

1 curtida

Sobre as imagens do trabalho que a @Monicakkc teve com as cenas, ela colocou as fotos no grupo do Telegram, que eu saiba não tem nada no fórum… recomendo entrar lá, o pessoal troca mt ideia, é bem legal.
Sobre as automações com o Node-red vc pode fazer oq imaginar, é só conhecer os nodes pra saber oq cada um faz. Aqui no fórum tem mt conteúdo, vai gostar!

1 curtida

Desculpa não ter respondido antes, ms tava meio correria esse começo de ano…
Não fiz nenhum tópico pro IR tuya ainda, mas basicamente o Leandro já deu uma boa explicada em como foi feito. Vou tentar criar um tópico explicando passo a passo.

1 curtida