Como fazer integração correta para acionamento por voz - HA / SmartLife / GoogleHome / Controlador IR

Pessoal, bom dia.
Estou começando com automação e estou há 1 semana testando o HA aqui em uma máquina virtual (até chegar o Raspberry), antes disso fiquei uns 2 meses com um controlador IR e alguns switchs sonoff estudando, brincando e apanhando…rs

Bom, consegui fazer meus dispositivos sonoff funcionarem certinho no HA ativando pelo GoogleHome/NestMini, porém não consigo fazer a correta configuração do meu controlador IR/Tuya/fabricante chinês. Utilizo esse controlador IR para meu ventilador de teto onde eu já tinha um controle remoto (liga/desliga ventilador e lampada, ventilação, exaustão e 3 velocidades) e também para TV, BOX, home theater e ar condicionado, todos na minha sala.

Comecei a estudar o HA justamente para conseguir fazer alguns comandos e automações do controlador funcionarem por voz, pois não consegui chegar em um consenso de como usar alguns comandos de voz pelo SmartLife com Google Home. Em resumo instalei o HA para conseguir usar esses 3 itens principais abaixo:
1 - Acionar por voz qualquer comando IR dentro do controlador IR - Os de liga/desliga já funcionam ok, mas no ventilador por exemplo não consigo colocar na velocidade 1, mudar para exaustão, tanto criando o ventilador pelo DIY no SmartLife quanto usando um predefinido e copiando os botões.
2- Acionar por voz um switch sonoff que liga um relé de estado sólido (ligando um transformador 110/220) para então, depois de 2 segundos, enviar o comando IR para o ar condicionado. E o inverso para desligar tudo;
3 - Automação/voz para mudar a entrada da TV (ex. apertar botão INPUT > 0,5s > SETA BAIXO > 0,5s > SETA BAIXO > 0,5s > OK) assim já vai direto para o canal do meu BOX por exemplo;