Como enviar notificações persistentes para a Alexa

Vou mostrar como enviar notificações persistentes para a Alexa. Consegui resolver com a grande ajuda do amigo @Valdo no grupo de Telegram.

Como observado pelo @Bruno.BRC a skill não aceita palavras com acentuação. Portanto pense em substituir as palavras, como por exemplo { é, por eh }.

Diferente da mensagem/aviso tradicional que você envia e ela é falada no mesmo instante, a notificação acende uma luz amarela na Alexa e ela fica acesa até você perguntar “qual a notificação?”. Acho muito útil para termos certeza que a notificação foi ouvida, interessante por exemplo para alertar sobre problemas com as automações, temperatura de processador, dias de jogar o lixo fora, eventos etc.

O procedimento não é complicado, mas precisa de uma skill, “Notify me”, que só está disponível na conta Americana. Então, para instalar devemos mudar a conta para a America, mas depois de tudo feito, podemos voltar a conta para português.

A sequencia do procedimento está descrita a seguir:

1 - Mudar a conta para americana;
Como Usar Skills Da Alexa Não Disponível No Brasil - Kevinbk

2 - Colocar a Echo em Inglês. Se tiver mais de uma pode ser qualquer uma;

3 - Instalar a skill Notify me pelo aplicativo Alexa;
(Repare se estão aparecendo agora as skills como nome em Inglês, caso contrário, pode ser necessário sair e entrar novamente na conta da Alexa do celular);

4 - Depois de instalar a Skill, pedir a Alexa para abrir a mesma. Lembrando que agora ela está em Inglês. “Alexa, open Notify me”
Tive dificuldade de pedir a Alexa para abrir a skill por comando de voz, ela sempre entendia que eu queria abrir o spotfy. Mas entrando na skill tem a opção de você pedir para executar ela. Vai te perguntar em qual Echo, você escolhe a Echo que colocou em Inglês;
Ao terminar a instalação é importante conceder as permissões para a Skill, caso não tenha feito, volte nela e verifique.

5 - A skill vai falar uma mensagem, dizendo que foi ativada e te enviou um e-mail, com o código e as instruções.

6 - Abrindo o e-mail vai ter um código, e mais em baixo um link de exemplo. Ao clicar no link será enviado uma notificação para sua Alexa.

7 - Você então deve perguntar a Alexa qual a notifição. Lembrando que ela ainda está em Inglês.
“Alexa, what is the notification?”
A Alexa vai ler a notificação “Hello Word!”

8 - Agora você pode voltar a conta para português e a Alexa também.

9 - Para usar no Node-Red, só instalar o palette: node-red-contrib-alexa-notifyme
Ele é bem simples de usar. Você só precisa colocar o código que recebeu no e-mail (apenas o código, não o link de exemplo) em “Access Code”, e a mensagem que quer enviar no “Notification”:

image

A mensagem pode ser carregada por um payload também. Nesse caso o campo “Notification” deve ficar em branco.

É isso, espero que gostem.

6 curtidas

Muito bom!!!
Parabéns pelo tutorial

1 curtida

:clap:t2: :clap:t2: :clap:t2:
Obrigado pelo tutorial.
Muito útil esta funcionalidade, tenho usado bastante ela.

Ótimo tutorial,
Obrigado por compartilhar! :+1: :grin:

Só uma dúvida, eu instalei o pallette:
porem só apareceu esses dois nodes, e nenhum deles tem a opção de colocar o código,
poderia me dar um auxilio por favor

node

Opa. Ele não fica aí não. Olha dentro das functions. Ou digita notify lá em cima que ele aparece. Se não achar, diz aí.

1 curtida

Achei aqui,
Tive que instalar o pallette:
" node-red-contrib-alexa-notifyme "
ai pareceu o node!

Porém eu coloco o teste e dou inject mas não envia para minhas echo, o link recebido por email mandou a notificação para echo

node

Será se instalei a skill certa?
Instalei a primeira opção, essa mesmo?

A primeira mesmo. Colocou seu código no node?

Então está certo a skill,
fiz todo o procedimento, recebi o e-mail, copiei o código e cliquei no link de teste e funcionou

instalei o pallette e coloquei o código no node, dou um inject e não funciona,

deve ser algum conflito, mas não tenho ideia do que seja :thinking:
vou tentando aqui, quando conseguir eu posto aqui o que era

Fez o processo ainda com a conta americana?

Fiz sim!

acabei de ver qual é o problema,
ele funciona somente quando escrevo as notificações em inglês.

pensei que voltando a conta para o Brasil, ele me notificaria em português

se eu escrevo em inglês no campo “Notification” o node funciona perfeitamente,
mas se escrevo em português as echo nem chagam a receber a notificação

Obrigado pela força!!!

Tenta refazer. Tanto o meu quanto do @Valdo estão funcionando com as notificações em português.

1 curtida

Estava errado no tutorial mesmo. Já corrigi. Obrigado por avisar.

1 curtida

Chegando em casa hoje irei tentar refazer todo o processo!

Obrigado :blush:

@ARafael, acabei de perceber que o campo “Notification” do node não aceita palavras com acentuação!

Se eu escrever a frase em portugues, mas sem acentuação, o node funciona perfeito.
Porém se eu colocar qualquer acento, deixa de funcionar.

Você está utilizando as mensagens no campo “Notification”? ou esta usando alguma “Function” para criar a frase e enviar para o node de “Notify”?

Eu fiz uns testes aqui e parece que não aceita acento mesmo. Tem que escrever as palavras de forma a contornar isso.

1 curtida

Estou fazendo isso, pensando em palavras com mesmo sentido e sem acentos.

Muito obrigado pelo tutorial e pelo feedback com minhas dificuldades

:sweat_smile:

Agradeço também pelo feedback, vou colocar essa observação no tutorial.

Penso que a codificação de caráter que a skill usa, não aceita acentuação. Como em inglês não tem, atendeu ele. Algumas codificações são assim.

Vou tentar escrever para o desenvolvedor se não seria possível ele alterar isso.

Mas de qualquer forma já ajuda bastante.

1 curtida

Não recebi o e-mail com instruções… Alguma ideia?
Quando para “Open Notify me” para a Alexa ela responde que não tem nenhuma mensagem (em inglês)

Abril de 2023, segui os procedimentos do post e deu tudo certo, muito obrigado!