Vou mostrar como enviar notificações persistentes para a Alexa. Consegui resolver com a grande ajuda do amigo @Valdo no grupo de Telegram.
Como observado pelo @Bruno.BRC a skill não aceita palavras com acentuação. Portanto pense em substituir as palavras, como por exemplo { é, por eh }.
Diferente da mensagem/aviso tradicional que você envia e ela é falada no mesmo instante, a notificação acende uma luz amarela na Alexa e ela fica acesa até você perguntar “qual a notificação?”. Acho muito útil para termos certeza que a notificação foi ouvida, interessante por exemplo para alertar sobre problemas com as automações, temperatura de processador, dias de jogar o lixo fora, eventos etc.
O procedimento não é complicado, mas precisa de uma skill, “Notify me”, que só está disponível na conta Americana. Então, para instalar devemos mudar a conta para a America, mas depois de tudo feito, podemos voltar a conta para português.
A sequencia do procedimento está descrita a seguir:
1 - Mudar a conta para americana;
Como usar skills da Alexa não disponível no Brasil
2 - Colocar a Echo em Inglês. Se tiver mais de uma pode ser qualquer uma;
3 - Instalar a skill Notify me pelo aplicativo Alexa;
(Repare se estão aparecendo agora as skills como nome em Inglês, caso contrário, pode ser necessário sair e entrar novamente na conta da Alexa do celular);
4 - Depois de instalar a Skill, pedir a Alexa para abrir a mesma. Lembrando que agora ela está em Inglês. “Alexa, open Notify me”
Tive dificuldade de pedir a Alexa para abrir a skill por comando de voz, ela sempre entendia que eu queria abrir o spotfy. Mas entrando na skill tem a opção de você pedir para executar ela. Vai te perguntar em qual Echo, você escolhe a Echo que colocou em Inglês;
Ao terminar a instalação é importante conceder as permissões para a Skill, caso não tenha feito, volte nela e verifique.
5 - A skill vai falar uma mensagem, dizendo que foi ativada e te enviou um e-mail, com o código e as instruções.
6 - Abrindo o e-mail vai ter um código, e mais em baixo um link de exemplo. Ao clicar no link será enviado uma notificação para sua Alexa.
7 - Você então deve perguntar a Alexa qual a notifição. Lembrando que ela ainda está em Inglês.
“Alexa, what is the notification?”
A Alexa vai ler a notificação “Hello Word!”
8 - Agora você pode voltar a conta para português e a Alexa também.
9 - Para usar no Node-Red, só instalar o palette: node-red-contrib-alexa-notifyme
Ele é bem simples de usar. Você só precisa colocar o código que recebeu no e-mail (apenas o código, não o link de exemplo) em “Access Code”, e a mensagem que quer enviar no “Notification”:
A mensagem pode ser carregada por um payload também. Nesse caso o campo “Notification” deve ficar em branco.
É isso, espero que gostem.