Como criar um last_alexa na SKILL com MQTT + Node-Red!

Fala pessoal blz?

Fiz aqui um tutorial rapidexxx de como criar uma skill na amazon vinculado ao seu MQTT do HomeAssistant, da qual você pode fazer gatilhos diferenciados dependendo da Echo que vc acionar, as possibilidades são inúmeras, incluindo o last_alexa.

Espero que gostem õ/

last_alexaskill

2 curtidas

Oi não entendi essa parte do “alexa/#”

veja a foto.
quando chamo abrir faça diversas coisas não aparece nada no debug.

outra coisa quando vc pediu ligar luz onde esta esse comando “ligar luz”.

A ideia é ótima, mas para uma automação, é “burocrática”.

Confesso que lambda não é meu forte, e não consegui parar para analisar a função como um todo.

Mas eu partiria para uma opção mais trabalhosa, mas que tornaria o processo mais direto. Criaria um skill para cada “script”, e publicaria o Mqtt daquele script acionando o script desejado.

O trabalho de criar a skill seria chato, mas só com um acionamento resolveria a questão.

O que acha?

Sua ideia fica ainda mais trabalhosa para usuários finais sem qualquer habilidade em codificação.

Nesse modelo ai é só manutenção no node-red, fica muito mais simples Andrezão, e ainda já é difícil para maioria dos usuários heheh

1 - Tópico MQTT da alexa, sugiro dar uma estudada como MQTT funciona.

2 - Eu falei “ligar luz” e ela detecta o retorno da mensagem no node-red também.

sobre dar uma estudada como MQTT funciona. eu já tentei rsrsrs.
mas vc não pode ensinar. mesmo assim obg

você tem razão rsrs.

Entendo a dificuldade, mas acredito que o que precisaria mudar de uma skill para outra seria apenas o tópico a ser publicado e a frase de instrução. Com a repetição, na criação da skill, o pessoal pegava o jeito. Depois da décima fica fácil…rsrs

1 curtida

MQTT é algo bem complexo difícil de ensinar por mensagem aqui kkkkkkkk por isso…

Mas basicamente é uma linguagem de comunicação de IOT, onde vc pode passar qualquer coisa por tópicos, no exemplo da alexa é

alexa/resposta

mas pode ser qualquer coisa/tópico que quiser.

e dai o MQTT escuta esse tópico alexa/#

o # quer dizer que pode vir qualquer coisa do tópico alexa que ele vai escutar.

acho que resumi kkkk

1 curtida

Meu conhecimento não é suficiente para ajustar a função.

Se você puder, e quiser, gera um arquivo com uma função que só publica um MQTT fixo, sem perguntar de volta o que quer. Assim, quem quiser criar várias skills só precisa mudar o conteúdo do tópico.

Vc diz de enviar a msg no MQTT quando fizer o acionamento da skill?

Isso mesmo. Ao acionar a invocation name, já publicar um mqtt fixo + o device

sobre criar a Skill. Eu Já criei a skill mas quando chamo a Invocação “abrir faça diversas coisas” ela responde em inglê.
é no debug não sai nada rsrsrs.
mas vou tentar aqui.

igual falei seu video ficou difícil para mim rsrsrs. leiga d+. ou iniciante kkkk

eu tenho 3 skill criada por mim. funciona perfeita.

o fato do sensor last_alexa parar de funcionar ficou ruim d+.

Oi andré.
eu tenho 3 skill criada por mim. funciona perfeita.

o fato do sensor last_alexa parar de funcionar ficou ruim d+.

Tenta alterar o nome da invocação pra outra coisa, as vezes a skill da uma bugada, e da um deploy

e o tópico mqtt só será publicado qdo vc enviar um comando, não na hora da abertura

Oi.
então o nome da invocação funciona bem. quando é chamado a alexa pergunta certinho igual o seu.
mas ai falo “ligar luz” ela responde em inglês. como se não tivesse nenhum ligar luz.

1 curtida

Oi povo.
Pessoal do github publicou uma solução temporária para a atualização do last_alexa, mas acredito que ela pode ser sobrescrito por atualizações do core até ter uma solução definitiva

Acompanhe este tópico:

Se forem fazer, façam backup do HA e tenham certeza do que estão fazendo.

Independentemente desta solução paleativa ou definitiva para o last_alexa, a opção de criar a skill com Mqtt me parece muito boa se puder ser executada imediatamente após a invocação. Principalmente porque não correria o risco do dispositivo alexa estar desatualizada.

@Choske, a função vai ser top… Manda aí! :stuck_out_tongue_winking_eye: