Como criar automação para uma cortina replicar o estado de outra

Fala galera, tem um tempinho que não posto por aqui, mas sigo aprendendo e automatizando minha casa pouco a pouco. Atualmente estou mexendo com uma cortina da minha sala que tem dois trilhos paralelos, sendo um com black-out e outro com um tecido mais fininho, só para fins estéticos.

Instalei dois motores zigbee que funcionam independentes um do outro, isto é, posso deixar um aberto e outro fechado por exemplo. Porém eu não quero que sejam independentes. Em vez disso eu queria deixar o motor do black-out como “mestre” e o do tecido mais fino seria o “escravo” que replicaria o estado do black-out.

Eu já fiz algo semelhante com paralelos virtuais de alguns interruptores, só que esses são mais fáceis porque só têm um estado (on/off). A cortina por sua vez pode variar o valor entre 0 (completamente aberto) e 100 (completamente fechado). O que eu quero é que a cortina 1 sempre esteja no mesmo estado que a cortina 2,pra não ter que ficar comandando as duas individualmente. Alguém pode me ajudar?

Só criar um grupo pela propria interface do ha

Ai voce pode esconder os dois motores da interface e usar so o grupo.

1 curtida

Pode crer, a solução era simples mas eu tava complicando querendo fazer uma automação. Criei uma variável auxiliar do tipo grupo com os dois motores. Preferi não ocultar os motores individuais, pois em algum momento eu posso querer comandar cada dispositivo individualmente. Então chamei um de “blackout”, outro de “véu” e o grupo de “cortina”. Deu certinho aqui.