Como controlar/receber dados de dispositivos que não tem entidades expostas pela Integração da Tuya / Local Tuya?

Recentemente compraram uma Fechadura Smart aqui na empresa, apesar de ser chinesa, acredito que o modelo dela é XSDTS CS7.

Pelo aplicativo eu consigo ter acesso aos controles, logs, posso aceitar/negar visitantes e tenho acesso a câmera. Porém pelo Home Assistant a integração da Tuya não expoẽm essas entidades, e o Local Tuya não suporta esse tipo de dispositivo.

Existe alguma forma de usar a API da Tuya e criar essas entidades? Algo como uma Integração própria?

Vi que anteriormente foi recomendado esse método aqui, mas queria algo que fosse mais definitivo e que me desse mais controle do dispositivo.

A fechadura é esse modelo aqui

Meu Deus, com o valor dessa fechadura comprava uma Yale que integra totalmente no HA… mas enfim, desconheço outra forma de integrar que não seja por essas que comentou ou pelo uso com cenas.

Na minha opinião, sei que ninguém pediu mas vou dar mesmo assim, corre de tudo o que for tuya wi-fi, da uma pesquisada antes de comprar qualquer dispositivo pra saber se integra no HA, formas de integrar e tal… justamente pra não acabar gastando dinheiro com algo que não integra. Se for de tuya que seja os zigbee e usando pelo ZHA ou Z2M pra correr pra longe da nuvem deles.

Eu tenho duas fechaduras Zigbee Tuya que há muito tempo tentava integrar de alguma maneira ao HA, mas nunca conseguia expor as entidades. Por acaso, navegando pelo HACS, encontrei uma integração que faz exatamente isso. É bem interessante e hoje consigo abrir e fechar a fechadura pelo HA.
No meu caso, uma delas das fechaduras não fecha nem pela Alexa, só abre (?). A solução que encontrei foi criar uma entidade auxiliar (switch) no IoT e uma automação que sincroniza o on/off do switch com a fechadura aberta/fechada.

O repositório é este: GitHub - azerty9971/xtend_tuya: eXtend Tuya's integration
Você encontra apenas buscando pelo nome, não precisa adicionar o repositório.

Eu desconhecia essas fechaduras da Yale, parecem interessantes mesmo.

A escolha do modelo não passou por mim, então como ela batia com o que a chefia pediu (Tuya, desbloqueio facial, digital, senha, câmera, desbloqueio externo…), escolheram esse modelo.

e a buxa de conectar na automação caiu no meu colo. :neutral_face:

Passei esses últimos dias trabalhando com alguns acessos à API pelo Node-RED, e agora usando ele para criar as entidades no HA. Não está muuuito bom, mas caso se encaminhe para um caminho mais positivo, vou postar aqui.

Acho que essa integração pode ajudar. Configurei ela e realmente reconheceu a fechadura como compatível e expôs as entidades, o único porém é que estão sempre indisponíveis.

Estou vendo se não foi algum erro meu ao configurar, ou se é algo específico do modelo que está causando o erro.

Vi que o dev da integração é bem ativo, então talvez eu abra uma Issue no repositório dele.

Muito obrigado mesmo assim, acho que estamos indo pelo caminho certo!

Além dessa integração você manteve a integração oficial da Tuya? São 3 métodos e ter instalado os 2 é o melhor. Se sua fechadura suportar, tenta exportar pra Alexa/Google e veja se lá consegue controlar (pode ser só o app mesmo). Pra mim não funciona fechar, mesmo pela Alexa, então assumo que seja problema da própria fechadura.