Como configurar o Zigbee 2MQTT

Pessoal, instalei o zigbee 2MQTT, estou usando o Dongle da Sonoff, mais não sei fazer a configuração para o 2MQTT funcionar, quando clico para abrir ele só fica dando erro:
image

A parte dos ajustes não coloquei nada ainda, está do jeito que fica quando instalei, alguem poderia me ajudar o que precisa configurar nos ajustes?

1 curtida

Falta codigo ai nao esta completo.

1 curtida

Sim amigo, esse é o código padrão de quando instala ele. Poderia me auxiliar com o código completo por favor?

1 curtida

Esse código terá que conter o username e password criado para o mqtt, terá que igualmente instalar o mosquito broker. Daqui a pouco coloco um print com a configuração que tenho.

O Mosquito Broker eu tenho instalado, ele está funcionando corretamente, pois uso ele para monitorar a geração de energia das minhas placas solares, só estou travado no 2MQTT mesmo.

Aqui tens como está configurado o meu.
Coisas importantes, na port, tens que ver qual a porta de usb que está instalado o dongle, para isso vais em Configuração = Addons, Cópias de Segurança e Supervisor = Sistema, no Host tens 3 pontos procuras Hardware, ai vais ver onde tens o teu USB, e colas no port.
No user e password tens que colocar o user que tens que criar no mqtt.

Tentei conforme o seu código, tentei usando outros que vi na internet e mesma coisa, ta o mesmo erro.


Uso maquina virtual, configurado USB certo, porta USB ativada para usar na maquina virtual, até pq o Dongle está funcionando no ZHA, só num funciona no Zigbee 2MQTT.

Você está colocando a informação exata de qual USB está conectado? Por que no addon essa informação tem que ser colocada manualmente

Sim, verifiquei no qual usb está, no meu caso é /dev/ttyUSB0 e coloquei exatamente, mesmo assim no log continua dando esse erro.

Desinstala o addon, apaga as pasta do z2m refaz o processo

Já fiz, mesma coisa.

1 curtida

Consegui configurar, acho que poderia ser alguma coisa relacionada a máquina virtual que estava usando, reinstalei o Home Assistant usando o Proxmox e funcionou. A dúvida agora é a seguinte, todos os meus dispositivos estão escrito que são suportados, porém aparece a disponibilidade como desabilitado, e as entidades não aparecem no home assistant. Alguém tem ideia do que pode ser?

Dentro do ficheiro configuration.yaml na pasta do zigbee2mqtt muda o availability: false para true.

Captura de ecrã 2022-04-11 200127

O meu não tinha nada escrito, nem false, nem true, escrevi embaixo, reiniciei mais continua da mesma forma.
image

Deu certo, habilitei essa opção e começou funcionar, obrigado aos amigos que ajudaram

Atenção que é na pasta do zigbee2mqtt…