Como configurar o SSH no Home Assistant! Add-on Terminal & SSH!

A configuração de um servidor SSH permite o acesso às suas pastas com qualquer cliente SSH. Também inclui uma ferramenta de linha de comando para acessar a API.

Isso irá ajudar muito para identificar problemas de quando o seu Home Assistant não está iniciando e você não sabe o motivo.

Para iniciar a configuração você precisará instalar o Add-on Terminal & SSH.

Vá em Supervisor, Loja de Add-on e procure o Terminal & SSH, instale.

Após a instalação, na configuração do Add-on irá solicitar a autorização de chave.

Para poder gerar essa chave vamos utilizar o programa PuTTy , que é um software de emulação de terminal grátis e de código livre e suporta SSH.

Faça o download do PuTTy clicando aqui. Selecione a opção mais ideal para seu sistema operacional, no meu caso baixei a versão putty.exe 64-bit .

Após a instalação, no windows irá instalar uma pasta chamado PuTTy com todos os programas. Abra o programa PuTTYgen para gerar a key que iremos colocar na configuração do Add-on Terminal & SSH.

Após abrir o programa, você irá gerar a key. Siga os passos abaixo:

  1. Clique em Generate para iniciar o processo de geração da chave.
  2. Mexa o mouse até o processo de geração da chave finalizar.
  3. Copie todo conteúdo da chave que foi gerado, esse conteúdo será aplicado nas configurações do Add-on Terminal & SSH.
  4. Por último, salve a chave privada clicando em Save private Key . Será gerando um arquivo e você salvará em seu computador onde achar melhor.

Com a chave gerada e copiada, vamos voltar ao Home Assistant na configuração do Add-on Terminal & SSH . Na página do Add-on cole sua chave conforme a imagem abaixo e clique em SAVE . Não será necessário definir um password.

Após salvar, você poderá reiniciar o Add-on. A configuração estará finalizada.

Como você pode acessar via SSH agora com o Add-on Configurado?

Vamos usar o programa PuTTy. Você usou o para gerar a key, agora vamos usar para acessar via SSH.
Acesse a pasta de instalação e abra o programa PuTTy .

Após abrir o programa você precisa configurar a sessão com a conexão do Supervisor. Você fará isso uma única vez.

  1. No campo Host Name coloque o IP do seu HA.
  2. Defina um nome para sua sessão e clique em Save.

Tela do programa PuTTy

Agora no menu lateral, acesse a opção SSH e em seguida clique em Auth . Na tela que irá mostrar, no campo Browse selecione o arquivo que você gerou no “ private key “.

Volte para tela inicial do PuTTy na opção Session, e clique em Save para salvar os ajustes que você realizou. Após isso você pode clicar em Open.

Após clicar em OPEN, o putty deve iniciar a sessão e solicitar um login. O login é “ root “. Preencha e de OK.

Pronto, você está conectado ao Supervisor. Agora você poderia verificar algumas coisas mais “afundo” quando tiver algum problema ou dúvida. Uma das opções é verificar o log com o seguinte comando:
hassio homeassistant logs

Isso vai ser muito útil para quando você realizar uma modificação, não checar as configurações antes de reiniciar seu HA e com isso ele reiniciar com algum erro que você não consegue mais identificar. Com esse acesso você conseguirá identificar o que pode estar causando o problema, ao menos, vai te auxiliar.

Toda vez que precisar, basta abrir o programa PuTTy e abrir a sessão que você configurou.

Segue o site do HA com a lista dos comandos que você pode executar:

Olá eu apenas instalei add-on em port adicionei porta desejado e onde fica autorização de chave em password coloquei senha sendo assim acessa localmente normal porém remotamente ssh root@ip -p port ele pede senha digito a que definir e não vai fica voltando pedindo senha

OBS:Meu IP é externo também

Eu nunca tentei acessar de fora da minha rede. Mas pesquisando um pouco agora, vi que a maioria que tem problemas com isso, é questão de redirecionamento de porta. Mas como falei, não tenho certeza do que possa ser, eu teria que pegar um dia para tentar configurar o acesso remotamente.

Bom dia
Estou com um problema básico. Não está aparecendo o Ssh server para instalar no home assistente. Como fazer?

Amigo, o nome mudou. Agora chama SSH And Terminal. é o mesmo addon.

Sim depois eu percebi. Eu faço automação Residencial e neste fim de semana decidi aprender sobre a HA e já botei ela pra funcionar na automação da minha casa. Estou achando fantástico. Mas tenho muito a aprender com ela.

1 curtida

Estou tentando configurar e ta dando erro de network, alguém poderia ajudar?
Mudou o nome do SSH Server e yo perdido agora, já ta rodando o addon no HA porém não consigo acessar nenhuma pasta de nenhuma maneira, fiquei um tempo parado de HA e to perdidinho rsrsrsrs
Queria recuperar minha snapshot que tenho salva da outra vez que eu usei o Ha

mano, eu também estava com esse erro de network ao conectar no putty. daí na configuração do SSH no HA, eu coloquei a porta 22 e deu certo:
image

2 curtidas

Agora conecto, porém, não consigo lançar nenhuma linha de comando (ex: sudo apt install…) me reporta como se não existisse tal comando…
Antes tudo era tão fácil… na boa, tem vezes que penso em desistir do HA

Quando eu colo minha chave pública e salvo, ela aparece desformatada…
O que era pra ser
"authorized_keys": ["xxxx chave longa xxxx"]
vira algo do tipo
authorized_keys: - > - xxxx chave longa xxxx
(somem as aspas também).
Usando a versão 2021.5.5 do HA
:frowning:

1 curtida

HA é bom quando funciona, mas quando não funciona dá vontade de desistir mesmo…

Paulo, conseguiu resolver o problema?
Passei pela mesma situação agora, e é assim mesmo que fica na configuração. No meu caso, o erro foi na hora de copiar a chave pública, faltou uma linha :wink:
Abraço e espero ter ajudado.

Alguém pode me explicar o que ta errado?
Já tentei várias vezes e sempre to caindo nessa tela e não na tela do hassio…

1 curtida

O que você não está conseguindo fazer?

Também aparece essa tela para mim, acho que é a tela padrão do HAOS (Home Assistant OS).

1 curtida

Não consigo jogar nenhum comando “apt” entre outros
tipo, queria ver se o sensor dht11 está mandando os valores, porém não consigo jogar os comandos, da erro!!

Cara, nunca instalei nada pelo terminal (já até tentei, mas desisti), mas parece que o HAOS (Home Assistant OS) é limitado em alguns recursos em comparação com uma distribuição de linux pura.

Talvez alguém possa te dar mais detalhes (já teve algumas discussões sobre as limitações do HAOS lá no grupo do telegram).

Ele sobe um Alpine Linux. Do qual não possui APT, mas sim o APK

Digite apenas “apk” e dê enter. Ele vai te trazer o help com mais detalhes de como usar.