Como abrir uma Tomada (para colocar Tasmota) com pouco dano

A pedidos do pessoal do grupo, vou compartilhar com você o procedimento que estou utilizando para abrir as minhas tomadas e colocar tasmota, com o mínimo de dano possível, sem necessidade de soprador térmico ou secador de cabelo.

1 - Para começar vamos precisar de

1 - Tomada;
1 - Estilete, de preferência robusto, e com a lámina nova;
1 - Caneca de café

2 - Escolha uma das laterais da tomada e comesse a passar o estilete bem devagar e com cuidado. Essa é a parte mais crítica do processo. Quanto mais cuidado tiver nessa etapa, melhor o resultado final. No inicio em alguns lugares a lamina vai entrar mais fácil, em outros vai ter mais dificuldade. Onde encontrar dificuldade, em vez de forçar, passe repetidas vezes com cuidado, para não ter o risco de escapar e danificar a tomada ou seu dedo, ou ainda derramar o café.

3 - Após passar o estilete por varias vezes, vai perceber que a lâmina faz um caminho continuo por toda a lateral (somente na parte reta, não precisa avançar nas curvas), nesse momento terminamos o trabalho com o estilete.

4 - Em seguida pegue um pedaço de plástico bem duro, um cartão de crédito é ideal, mas use um cartão vencido pois após o procedimento o mesmo não servira para fazer outras compras, servirá
apenas para abrir outras tomadas.
Tente forçar o cartão pela abertura feita com o estilete.

5 - Uma vez que conseguir colocar o cartão pela fenda aberta você pode começar a utilizar uma chave de fenda para iniciar o descolamento. Coloque a chave entre o cartão e a tomada e force para a abertura. O cartão vai proteger onde a chave de fenda está apoiando de forma a garantir que a tomada não se danifique.
Force com cuidado e vai começar a ouvir uns estalos, não se assuste, é a cola de desprendendo.

6 - Uma vez que consegui colocar o cartão e posicionar ele na horizontal, não deve precisar mais da chave de fenda. Só ir movimentando o cartão com cuidado, que a tomada vai estalando e descolando.

7 - Em alguns momento você pode ter dificuldade em movimentar o cartão, ai pode utilizar a chave de fenda para ajudar a descolar uma parte mais presa. Sempre apoiando a chave de forma que o cartão proteja a tomada. Quanto menos utilizar a chave, menos chance de danificar a tomada. Mas caso seja necessário, fazendo com cuidado, não vai danificar.

8 - Até que ao completar a volta com o cartão a tomada vai se descolar por completo e se soltar da base.

9 -Para remover a placa a base, comece forçando a placa um pouco para fora dos pinos de plástico.
Caso algum pino se quebre (aconteceu comigo em outra tomada), não se preocupe, não vai influenciar em nada o funcionamento e nem a estética.

10 - Em seguida, para a remoção final, com cuidado vá forçando a placa como se estivesse desdobrando ela, no sentido da seta. Na maioria das vezes ela vai pular fora da base e ficar pronto para o procedimento. Em alguns casos ela não chegou a pular fora, mas abriu o suficiente para eu poder soldar o pino do TX. Lembrando que com a atualização do procedimento apenas um pino precisa ser soldado.
Quando acontece da placa pular fora da base, o que facilita mais a operação, as pernas dela vão ficar um pouco abertas, mas isso é até bom, porque quando for remontada, funciona como uma pressão contrária ao sentido de montagem, ajudando ela a fica bem fixa na posição correta.

Obs. Quando terminar o procedimento, para remontar a placa na base, utilize uma chave de fenda bem fininha para forçar o encaixe da base. Observe antes de desmontar como é o local (círculo verde), para saber como tem que ficar quando for remontar.

Após abrir a tomada, só seguir o excelente tutorial do @helio de como fazer o procedimento.

Tomada Inteligente padrão Brasileiro com Tasmota - Configurações - Fórum Home Assistant Brasil

Boa sorte a quem for tentar.

3 Likes

Muito bom o tutorial, fiquei até com vontade de comprar alguma(s) para tentar, mas, como comprei um conjunto de roteadores da TP-Link para fazer minha rede mesh, isso vai ter que ficar para daqui a um ou dois meses. :wink:

Obrigado por compartilhar.

1 Like

Muito bom @ARafael, na próxima vou seguir esse tutorial.