Como abrir uma Tomada (para colocar Tasmota) com pouco dano

A pedidos do pessoal do grupo, vou compartilhar com você o procedimento que estou utilizando para abrir as minhas tomadas e colocar tasmota, com o mínimo de dano possível, sem necessidade de soprador térmico ou secador de cabelo.

1 - Para começar vamos precisar de

1 - Tomada;
1 - Estilete, de preferência robusto, e com a lámina nova;
1 - Caneca de café

2 - Escolha uma das laterais da tomada e comesse a passar o estilete bem devagar e com cuidado. Essa é a parte mais crítica do processo. Quanto mais cuidado tiver nessa etapa, melhor o resultado final. No inicio em alguns lugares a lamina vai entrar mais fácil, em outros vai ter mais dificuldade. Onde encontrar dificuldade, em vez de forçar, passe repetidas vezes com cuidado, para não ter o risco de escapar e danificar a tomada ou seu dedo, ou ainda derramar o café.

3 - Após passar o estilete por varias vezes, vai perceber que a lâmina faz um caminho continuo por toda a lateral (somente na parte reta, não precisa avançar nas curvas), nesse momento terminamos o trabalho com o estilete.

4 - Em seguida pegue um pedaço de plástico bem duro, um cartão de crédito é ideal, mas use um cartão vencido pois após o procedimento o mesmo não servira para fazer outras compras, servirá
apenas para abrir outras tomadas.
Tente forçar o cartão pela abertura feita com o estilete.

5 - Uma vez que conseguir colocar o cartão pela fenda aberta você pode começar a utilizar uma chave de fenda para iniciar o descolamento. Coloque a chave entre o cartão e a tomada e force para a abertura. O cartão vai proteger onde a chave de fenda está apoiando de forma a garantir que a tomada não se danifique.
Force com cuidado e vai começar a ouvir uns estalos, não se assuste, é a cola de desprendendo.

6 - Uma vez que consegui colocar o cartão e posicionar ele na horizontal, não deve precisar mais da chave de fenda. Só ir movimentando o cartão com cuidado, que a tomada vai estalando e descolando.

7 - Em alguns momento você pode ter dificuldade em movimentar o cartão, ai pode utilizar a chave de fenda para ajudar a descolar uma parte mais presa. Sempre apoiando a chave de forma que o cartão proteja a tomada. Quanto menos utilizar a chave, menos chance de danificar a tomada. Mas caso seja necessário, fazendo com cuidado, não vai danificar.

8 - Até que ao completar a volta com o cartão a tomada vai se descolar por completo e se soltar da base.

9 -Para remover a placa a base, comece forçando a placa um pouco para fora dos pinos de plástico.
Caso algum pino se quebre (aconteceu comigo em outra tomada), não se preocupe, não vai influenciar em nada o funcionamento e nem a estética.

10 - Em seguida, para a remoção final, com cuidado vá forçando a placa como se estivesse desdobrando ela, no sentido da seta. Na maioria das vezes ela vai pular fora da base e ficar pronto para o procedimento. Em alguns casos ela não chegou a pular fora, mas abriu o suficiente para eu poder soldar o pino do TX. Lembrando que com a atualização do procedimento apenas um pino precisa ser soldado.
Quando acontece da placa pular fora da base, o que facilita mais a operação, as pernas dela vão ficar um pouco abertas, mas isso é até bom, porque quando for remontada, funciona como uma pressão contrária ao sentido de montagem, ajudando ela a fica bem fixa na posição correta.

Obs. Quando terminar o procedimento, para remontar a placa na base, utilize uma chave de fenda bem fininha para forçar o encaixe da base. Observe antes de desmontar como é o local (círculo verde), para saber como tem que ficar quando for remontar.

Após abrir a tomada, só seguir o excelente tutorial do @helio de como fazer o procedimento.

Tomada Inteligente padrão Brasileiro com Tasmota - Configurações - Fórum Home Assistant Brasil

Boa sorte a quem for tentar.

3 curtidas

Muito bom o tutorial, fiquei até com vontade de comprar alguma(s) para tentar, mas, como comprei um conjunto de roteadores da TP-Link para fazer minha rede mesh, isso vai ter que ficar para daqui a um ou dois meses. :wink:

Obrigado por compartilhar.

1 curtida

Muito bom @ARafael, na próxima vou seguir esse tutorial.

Nunca tive dessas tomadas, elas são coladas ou só encaixes? Se for coladas, tente usar óleo de banana, já usei pra abrir fonte de notebook que são coladas. É só passar esperar alguns instantes e pronto!