Comecei errado, o que vocês fariam?

Comecei a automatizar minha casa tem uns 4 meses, comecei sem me aprofundar muito e investi em produtos de tuya, dando preferência para a marca zemismart. Hoje em dia só tenho produtos zigbee . começando pelo hub da zemismart cabeado compatível com apple HomeKit. tomadas duplas com usb e usb c da zemismart , interruptores com neutro da mesma marca, sensores pir (não tem marca) e duas luminária rgb tuya. Quanto mais eu leio eu tenho certeza que errei escolhendo tuya, pois minha intenção em investir em um mini pc e começar meu HA, dando preferencia para o funcionamento local, sem precisar da cloud da tuya.
Aqui a vão as dúvidas será que consigo atualizar a firmware desses meus dispositivos para tasmota?
Eles irão funcionar perfeitamente?
Consigo atualizar o firmware do meu hub zigbee zemismart para o protocolo 2mqtt?se não melhor comprar um outro hub zigbee 2mqtt? ou só um dongle zigbee para HA está bom?
Estou me mudando em um mês para uma casa de dois andares com mais ou menos 160m2 e 6 cômodos, queria aproveitar os meus dispositivos que uso hoje em dia.
O que voces me orientam de comprar começando pelo sistema roteador wifi . estava pensando em uma rede mesh ( 2 dispositivos ).
Como consigo um ip fixo do provedor de internet? Moro no RJ, vocês indicam alguma operadora? É muito mais caro?
Câmeras gostaria de instalar um sistema poe, mas pequeno 6 câmeras. quais equipamentos vcs indicam?
Voces acham que devo abandonar os dispositivos tuya e investir em sonoff?

Desculpe o tópico longo, mas quanto mais eu leio mais dúvida eu tenho e vejo que não sei nada.

Se está usando zigbee, não está no caminho errado. Só vai precisar trocar o hub por um dongle sonoff. É segue a vida

3 curtidas

Aproveite todos os dispositivos. A rede zigbee é estável e confiável. Usando o dongle sonoff você não vai se arrepender

1 curtida

Obrigado pela resposta, os meus dispositivos zemismart continuarão funcionando mesmo com dongle da sonoff? Só tenho que trocar a firmware? ou eles funcionariam com a firmware original tuya?

Não tem que modificar nada nos dispositivos. São compatíveis com zigbee2mqtt ou zha. Uso várias marcas na minha rede zigbee, zemismat, avatto, aqara, sonoff, outros tuya. 90% sao tuya zigbee e todos funcionam.

Bloco de Citação
. Quanto mais eu leio eu tenho certeza que errei escolhendo tuya, pois minha intenção em investir em um mini pc e começar meu HA, dando preferencia para o funcionamento local, sem precisar da cloud da tuya.
Aqui a vão as dúvidas será que consigo atualizar a firmware desses meus dispositivos para tasmota?
Eles irão funcionar perfeitamente?

Na maioria dos casos não consegue. O dispositivo precisa usar um determinado tipo de microcontrolador pra ser compativel com tasmota. Se vc quiser ter o controle local, dá para usar uma integração chamada localtuya que não depende de nuvem. Exige um pouco de paciencia pra entender/usar pela primeira vez, mas depois que pega o jeito vai embora… ah, isso vale pros dispositivos tuya que são wifi. Zigbee é meio que padrão, então funciona com dongle.

Bloco de Citação
Consigo atualizar o firmware do meu hub zigbee zemismart para o protocolo 2mqtt?se não melhor comprar um outro hub zigbee 2mqtt? ou só um dongle zigbee para HA está bom?

Minha sugestào é dongle zigbee. Mas no seu caso que vai ter dois andares, talvez seja melhor ter um hub em um andar e o dongle em outro.

Bloco de Citação
Estou me mudando em um mês para uma casa de dois andares com mais ou menos 160m2 e 6 cômodos, queria aproveitar os meus dispositivos que uso hoje em dia.
O que voces me orientam de comprar começando pelo sistema roteador wifi . estava pensando em uma rede mesh ( 2 dispositivos ).

Mesh é 2a melhor opção. A melhor é mesmo é vc cabear cada Access Point. Para uma melhor cobertura prefira ter mais AP do que um AP só muito potente. Comece com 1 AP por andar, mas talvez seja necessário mais. Recomendo os AP Unifi.

Bloco de Citação
Como consigo um ip fixo do provedor de internet? Moro no RJ, vocês indicam alguma operadora? É muito mais caro?

Vc não precisa de ip fixo. E nem precisa de IP valido. Use o argo tunel (cloudflare) e pronto. Eu prefiro as operadoras menores do que as maiores. Normalmente elas participam de pontos de troca locais. Tb não gosto de links muito assimetricos tipo 500mb de download e 5 de upload.

Bloco de Citação
Câmeras gostaria de instalar um sistema poe, mas pequeno 6 câmeras. quais equipamentos vcs indicam?

tem várias opções. Reolink costuma ser bem cotado. Eu acho intelbras interessante porque é um OEM dos melhores chineses :-).

Bloco de Citação
Voces acham que devo abandonar os dispositivos tuya e investir em sonoff?

não. Regra geral: sonoff é bom para wifi e ruim pra zigbee (com exceção do dongle deles, que é legal). Se vc quer usar zigbee então um dos mais legais é aqara.

Bloco de Citação
Desculpe o tópico longo, mas quanto mais eu leio mais dúvida eu tenho e vejo que não sei nada.

de fato. Melhor quebrar suas dúvidas em mais posts.

1 curtida