Colocar HUB Zigbee Cabeado no HA

Bom dia, pessoal tenho um HUB Zigbee cabeado RJ45 e pretendo colocar ele como o HUB principal tipo o sonoff zigbee dongle, mas o sonoff é via USB e eu consigo achar na integração ZHA e faço funcionar, a questão é, eu consigo colocar esse HUB zigbee cabeado para fazer o mesmo serviço? e como eu faria isso? via IP? e funciona da forma esperada? Tipo se eu quiser adicionar um dispositivo zigbee pelo ZHA ele vai responder da mesma forma que o Sonoff dongle zigbee?
E se isso é possivel, como eu faço isso?
preciso de um tutorial de como fazer, porque tentei varias formas aqui mas não da certo.
Obrigado pessoal.

Depende do HUB específico,

Não existe o conceito de HUB no protocolo zigbee. O hub é justamente o que faz conexão de outro protocolo com o zigbee.

E esse outro protocolo pode ser qualquer coisa, pode ser pra comunicar com cloud tuya, pode ser para comunicar com cloud de app do próprio hub, pode ser mqtt customizado, pode ser mqtt no formato compatível com z2m, pode ficar disponível numa api rest…

Cabe ao frabricante do hub implementar no firmware o protocolo correto para o ZHA.

Em teoria, se ele for compatível e sua rede de internet estiver configurada corretamente o HA deveria reconhecer ele só de estar na mesma rede.