Card para monitorament da internet

Boa noite colegas.

Pesquisei aqui e não encontrei. Pesquisei no HA tb…

Tem como usar/criar um card para monitorar a internet? Se esta on ou off?

Achei alguma coisa, creio que seria isso? Home assistant checking if internet connection is online - #7 by aceindy - Configuration - Home Assistant Community

No caso, se entendi correto, este “sensor” eu preciso criá-lo no HA correto?

Alguns roteadores possuem UPnP ele te dará muitas informaçoes, trafego, status, etc.
Recentemente comprei um Edge Router X e pra minha surpresa existe uma integracao para o Edge OS que da todas as informações, voce inclusive consegue monityorare dispositivos individuais. De uma pesquisada talvez exista algo par ao seu roteador.

@Robsongrs que top …

Aqui eu uso assim… Tem o modem da operadora, o anterior era todo bloqueado e nem os SSID dava para alterar, dai eu uso um roteador meu que tem OPENWRT e entrada de chip para 5G (mas não tenho o módulo, na época custava + de R$ 1.000,00 o módulo 5G) e dai eu aponto este meu modem para o da operadora e dai eu tenho todo o meu WIFI do meu roteador e no OPENWRT eu posso fazer muitas coisas… tenho a “minha” rede atrás de um roteador com um firewall melhor né?

Por enquanto, apenas monitorar o status da internet eu já fico feliz… estou iniciando no HA… e esta faltando tempo para aprender +… mas chego lá um dia… : )

O protocolo UPnP pode ser instalado no roteador com OPENWRT aqui… Não sei se levaria informações para o HA desde meu aparelho, mas há um alerta de sergurança sobre o UPnP aqui no site do OPENWRT…

Vou dar uma pesquisada se vai rolar…

Esse openwrt é legal em, não tinha ouvido falar nele…
Quando você instalar ele no HA em dispositivos e serviços o HA vai descobrir o UPnP automaticamente…

Vc pode usar um binary_sensor:

- platform: ping
  host: 8.8.8.8
  name: "Internet"
  count: 2
  scan_interval: 60

Tem a integração SpeedTest para velocidade.

1 Like

Bom dia… Vou dar uma pesquisada sobre o UPnP. Vi que tem tb uma integração com o interface LUCI do OPENWRT e HA, que dai poderá extrar dados… Mas por hora este do status da internet está bom D+

Sobre binary_sensor, eu preciso adicionar ele certo? no arquivo configuration.yaml? Ou estou errado?

image

Card com a info coletada por UPnP (roteador da NET)

cards:
  - cards:
      - show_name: true
        show_icon: true
        tap_action:
          action: none
        type: sensor
        icon: mdi:speedometer
        entity: sensor.arris_tg1692a_router_download_speed
        name: Download
        graph: line
      - show_name: true
        show_icon: true
        tap_action:
          action: none
        type: sensor
        icon: mdi:speedometer
        entity: sensor.arris_tg1692a_router_upload_speed
        name: Upload
        graph: line
    type: horizontal-stack
  - entities:
      - entity: sensor.arris_tg1692a_router_external_ip
        name: IP Público
        icon: mdi:ip-network
        secondary_info: last-changed
      - entity: binary_sensor.arris_tg1692a_router_wan_status
        name: WAN
        secondary_info: last-changed
        state_color: true
    type: entities
type: vertical-stack

@tirannus

Vou instalar o UPnP no mru OPENWRT no fim de semana e dai creio que vou conseguir pegar os dados do firewall/roteador.

Obrigado…