Capturar DADOS de Notificação Push do Android

Bom dia colegas.

Tenho um serviço de atendimento aos clientes (omnichannel), atendo no note se estou no escritório… mas quando estou ausente, atendo os clientes através do APP deste serviço… e dai chega também notificação no smartwatch tb… tudo funcionando… e como tenho o APP do home no mesmo smartphone, encontrei como integrar o recebimento de notificação do Android e mandar para o HA… deu certo… e aviso na echo show que eu configurei…

Quando recebo a notificação push no celular (que manda para o relógio também) aparece FULANO DE TAL abriu um novo chamado por exemplo… teria como eu capturar esse NOME para avisar na mensagem que eu configurei para “falar” na echo show?

Hoje avisa por áudio na echo show a mensagem que eu configurei, mas não sei quem é que abriu um chamado rsrsrs… ficaria TOP se eu conseguir pegar a “variável” da notificação push e adicionar na mensagem…

Será que tem como fazer isso?

Se aparece na notificação o nome de quem abriu o chamado deve dar pra filtrar, se usa o node-red usa um node debug pra ver se aparece o nome e um node switch pra filtrar!

@AliAli na notificação push no smartphone eu vejo o nome (o cliente é cadastrado na ferramenta de atendimento ao cliente)… sobre o Node-red nem instalado no HA eu tenho rsrs

Vou instalar… sera que o “mano” (manus IA) consegue ajudar tb?

Então é tranquilo fazer a alexa dizer quem te mandou mensagem.

Não sabe o que ta perdendo, é tão + fácil fazer automações por ele…

Não entendi

@AliAli

Como sou iniciante no HA e não entendo de programação… acabo recorrendo ao ChatGPT, etc… rsrsrs o Manus IA tem explicado os códigos melhor que o ChatGPT…

Então… o Node-Red dá para fazer muitas coisas né? Preciso fuçar e ver como posso facilitar algumas automações por aqui : )

Minha automação está assim (configurei alguma coisa no smartphone tb, mas nada que interfira):

Eu tbm não sei nada!

Sim sim, no fórum português tem mts tutoriais que ensinam a usar, aprendi muita coisa lá! Da uma lida!
Pode começar por esse tutorial aqui:

Obrigado… Vou pesquisar sim…

Na sua notificação, use um template com {{ trigger.to_state.state }}.

Ele vai mandar para sua caixa de som o conteúdo da notificação ao invés de enviar sempre o mesmo texto.

Maravilha… Vou dar uma pesquisada aqui.

Obrigado