Campainha + Sonoff + Alexa

Fala pessoal, estou enviando minha configuração pois eu sempre quis modificar minha campainha porém não queria desembolsar um rio de dinheiro com ela.
Pra alguém que assim como eu não tenha disponível nem tempo nem muita grana, fiz da seguinte forma
1 - Sonoff Mini : preferi utilizar o sonoff mini por ter os terminais s1 e s2 para ativá-lo quando alguem tocar a campainha e assim poderia fazer a automação
sonoff
2 - relé 110v NF : quando instalei o sonoff percebi que por meu portao ser longe da minha casa, havia queda de tensão entre os terminais s1 e s2, ou seja, pra ativar s1 e s2 no sonoff caso o fio seja longo, nao chegam os 3v necessários, entao nao irá registrar a mudança de estado. pra solucionar isso, coloquei um relé 110v (tensao da campainha) que comuta de NA pra NF, fechando assim S1 e S2 no sonoff, como se o interruptor da campainha estivesse do lado do sonoff.
rele
Pq fiz dessa maneira? bom campainha longe, o sinal de wifi nao chega no portão, então não poderia instalar um esp8266 ou mesmo o mini diretamente na campainha, sem contar que teria de levar no minimo mais um fio ate a campainha mais de 30 metros.
Talvez possam ate haver outras formas de fazer o mesmo, porem como disse, nao tenho tempo nem material pra fazer soldas, carregar codigos etc em outros dispositivos, foi a solução custo x beneficio para mim.

Alexa:
para automação, criei primeiramente uma rotina na alexa que, aumenta o volume para o maximo, tocar a campainha do banco de dados da Amazon estilo ding dong (disponivel na propria seção de rotinas), dizer (alguém tocou a campainha) e abaixar o volume novamente.
como a alexa nao permite triggar uma rotina por um sonoff, esta rotina foi criada para ser acessada pelo Home Assistant.

Home Assistant:
no HA criei uma automação para quando triggar o sonoff (em modo pulso) executar alguns passos:
1 - chamar a rotina criada na alexa. (tocando a campainha e avisando pela frase)
2 - abrir video da camera de segurança já integrada no HA na minha televisão por 20s e parar o video
3 - salvar uma snapshot da camera de segurança
4 - enviar a snapshot do portão tirada atraves da camera de segurança para o aplicativo do HA.

Código:

- id: '1604945323753'
  alias: Campainha
  description: ''
  trigger:
  - platform: state
    entity_id: switch.sonoff_1000e5705c # sonoff mini
    from: 'off'
    to: 'on'
  condition: []
  action:
  - data:
      entity_id: media_player.echo_de_henry #executa a rotina da campainha na Alexa
      media_content_id: Campainha
      media_content_type: routine
    entity_id: media_player.echo_de_henry
    service: media_player.play_media
  - service: camera.snapshot  # captura a snapshot da camera e salva no HA
    data:
      entity_id: camera.portao
      filename: /config/www/images/portao.jpg
    entity_id: camera.portao
  - delay: 00:00:05
  - service: notify.mobile_app_sm_a530f  # envia foto e informa no aplicativo do HA
    data_template:
      title: Ding Dong!
      message: '{{now().strftime("%H:%M:%S")}} Alguém tocou a campainha!

        '
      data:
        image: /local/images/portao.jpg
  - service: notify.mobile_app_sm_a515f
    data_template:
      title: Ding Dong!
      message: '{{now().strftime("%H:%M:%S")}} Alguém tocou a campainha!

        '
      data:
        image: /local/images/portao.jpg
  - service: media_player.play_media
    data:
      entity_id: media_player.tv  # toca o live feed da camera na televisão
      media_content_id: http://192.168.x.x:8082
      media_content_type: image/jpeg
    entity_id: media_player.tv
  - delay: 00:00:20
  - service: media_player.turn_off # desliga o live feed na televisão
    data: {}
    entity_id: media_player.tv
  mode: single

Novamente, existem outras opções para fazer o mesmo? Sim. alguma me atendia? não. caso tenham sugestões para outras pessoas que porventura venham até esse tópico sempre é bom compartilhar! e qualquer dúvida estamos aí!

7 curtidas

Que ótima ideia! :clap: :clap: :clap:

Não tinha pensado nisso. rs
Captura imagem, e toca na Alexa.

Pensando alto aqui, fazer até uma automação identificando que não estou em casa, e mandar a captura pelo telegram.

1 curtida

sim, o limite é a nossa imaginação.

Tem alguma maneira de fazer ela voltar para o volume que estava? Ou você apenas definiu um valor?

Não sei se, nem como ele fez, mas pega o valor anterior, joga pra uma variável, executa a rotina q ele descreveu, depois será novamente com o valor da variável.

1 curtida