"campainha" improvisada

Ola Pessoal.

Sou iniciante no HA. Gostsria de saber dos experts do grupo como fazer uma “Campainha” utilizando

  • uma camera
  • um sensor de presença ( ou um interruptor- switch)
  • Alexa

A ideia é fazer com que quando o Sensor de presença (ou interuptor) for ativado a Alexa emita uma Mensagem e passe a exibir a Camera.

Alguem poderia me dizer passo a passo vomo fazer isso?

Desde já agradeço.

Instale o Home Assistant Comunity Store (HACS) e por ele instale Alexa Media Player.

No lugar do meu 3 way seria o seu interruptor quando for apertado a automação começa.

A primeira ação pode ser desligar o interruptor… Para ele ficar pronto para receber um novo comando.

Daí você pode enviar uma notificação para o seu celular com a foto de quem tocou o interfone com um botão para que a você possa abrir o dashboard de visualização das suas câmeras.

Então você pode pedir para a Alexa mostrar a câmera

E pode pedir para ela falar que há alguém tocando o interfone (caixa de água somente para exemplo):

1 curtida

Já vi uma galera usar sensor de contato, jogar os fios pra fora, conectar no botão da campainha e isolar o fio original.

Eu não gostei muito dessa opção pq dá um certo delay e a pessoa que aperta a campainha fica esperando o barulho dela tocar.

Se quiser algo pronto, existem campainhas com câmera integrada pra instalar no lugar do “olho mágico”.

O que terminei fazendo foi usando esphome e funciona em paralelo com a campainha original, mas não tem câmera.

Se eu precisar de câmera, possivelmente vou partir pra uma solução pronta disponível no mercado.

Agradeço ao companheiro Robson pela detalhada dica.
Como disse , sou iniciante e cru !
Consegui instalar o Alexa Media Player. E fiz as Automações.
Porem a etapa do Envio de Notificação nao funcionou. Com certeza estou fazendo algo errado.
Segue a screenshot da Automação :

A foto até chega a ser tirada.

Agora nao teria que especificar o ALVO ? Como fazer isso ?