"campainha" improvisada

Ola Pessoal.

Sou iniciante no HA. Gostsria de saber dos experts do grupo como fazer uma “Campainha” utilizando

  • uma camera
  • um sensor de presença ( ou um interruptor- switch)
  • Alexa

A ideia é fazer com que quando o Sensor de presença (ou interuptor) for ativado a Alexa emita uma Mensagem e passe a exibir a Camera.

Alguem poderia me dizer passo a passo vomo fazer isso?

Desde já agradeço.

Instale o Home Assistant Comunity Store (HACS) e por ele instale Alexa Media Player.

No lugar do meu 3 way seria o seu interruptor quando for apertado a automação começa.

A primeira ação pode ser desligar o interruptor… Para ele ficar pronto para receber um novo comando.

Daí você pode enviar uma notificação para o seu celular com a foto de quem tocou o interfone com um botão para que a você possa abrir o dashboard de visualização das suas câmeras.

Então você pode pedir para a Alexa mostrar a câmera

E pode pedir para ela falar que há alguém tocando o interfone (caixa de água somente para exemplo):

1 curtida

Já vi uma galera usar sensor de contato, jogar os fios pra fora, conectar no botão da campainha e isolar o fio original.

Eu não gostei muito dessa opção pq dá um certo delay e a pessoa que aperta a campainha fica esperando o barulho dela tocar.

Se quiser algo pronto, existem campainhas com câmera integrada pra instalar no lugar do “olho mágico”.

O que terminei fazendo foi usando esphome e funciona em paralelo com a campainha original, mas não tem câmera.

Se eu precisar de câmera, possivelmente vou partir pra uma solução pronta disponível no mercado.

Agradeço ao companheiro Robson pela detalhada dica.
Como disse , sou iniciante e cru !
Consegui instalar o Alexa Media Player. E fiz as Automações.
Porem a etapa do Envio de Notificação nao funcionou. Com certeza estou fazendo algo errado.
Segue a screenshot da Automação :

A foto até chega a ser tirada.

Agora nao teria que especificar o ALVO ? Como fazer isso ?
No caso do envio da foto para o Echo Show tambem nao funcionou. Já a mensgem de voz funcionou !!!
Grato.

Para enviar o comando para a alexa falar algo seria esta tela aqui, mas de novo isso é somente um exemplo, você deve fazer suas alterações, com esse comando a alexa irá dizer “A caixa de água está vazia”.

Sempre que você quiser testar algo no home assistant use a ferramenta de desenvolvedor…
Nesse exemplo o echo dot/show deverá dizer “teste teste teste”.

1 curtida

Ol Robson.

Tudo bem !

Entendi o envio para a Alexa.
O envio para o telefone e que não funcionou !
Parece que teria que ter um ALVO !

E o erro da FOTO?

Não foi enviada por causa do ALVO tambem, certo!!! Seria um numero do telefone !!!

Grato.

No caso, será enviado para todos os telefones com aplicativo instalado e logado no seu HA. Eu só não sei te responder uma coisa, eu pago o plano anual para usar o nabu casa talvez seja por isso (eu não sei te falar).

Teste por parte.

Aqui você tira uma foto da imagem atual da camera (pode demorar dependendo se a camera tiver funcionando localmente ou em um outro servidor, tuya por exemplo)

Teste na ferramenta do desenvolvedor, serviço tirar uma foto rápida (snap). Ele salvará uma imagem você poderá vê-la se for em multimídia.

Para testar somente a mensagem para o celular.

1 curtida

Ola Robson.
Tudo bem !

Inicialmente gostaria de lhe agradecer pela presteza em tentar me auxiliar.
Devido a minha “crueza” estou tendo muita dificuldade em fazer o HA funcionar . Tive que desinstalar a Maquina Virtual e reinstalar tudo. O pior é que parece só piorar !!!:slight_smile: Toda hora da conexao perdida !!!
Estou instalando a Maquina Virtual num PC WIndows 10.

Agora nao consigo instalar o Alexa Media Player . O sistema agora te leva a um addon da AMAZON e esta obrigando a assinar o NabuCasa !!! Mesmo assim nao consigui instalar o Alexa Media Player.

Outra coisa que nao consegui instalar mais foi o NODERED. Nao inicializa. Da um erro com alguma relação com o supervisor !!!

De qualquer forma agradeço pelas dicas. Como lhe disse consegui tirar a “foto” mas nao consegui enviar a Mensagem para o telefone. Nao achei nenhum addon da Samsung sobre telefones. Tem sobre as TVs !