Fala pessoal!
Depois de dias de luta acabei chegando na solução pra fazer o PTZ Preset da minha camera “chinesa” funcionar! Eu pensava que o Preset era armazenado somente como o número de referência, mas na verdade é uma Lista (Array) de Strings (pelo menos na minha camera).
Eu comprei a minha no ML, mas vi que tem várias outras que são parecidas, até por usarem a mesma placa mas de marcas diferentes.
Eu comprei como Haiz HZ-A8:
Seguem algumas Specs dela:
Modelo: XM530_R80X20-PQL_8M
Firmware: V5.00.R02.0003075b.10010.243114…ONVIF 16.12
Depois de ver os tópicos e respostas do @Adessotti e do @Manpac consegui colocar o Pan e Tilt pra funcionar, mas o GotoPreset não ia nem a pau, até eu baixar o arquivo de diagnóstico da camera configurada como ONVIF no HA e descobri o seguinte:
- somente o Profile_000 dela armazena os PreSets
- ela não guarda um número, e sim uma String com um nome que a própria câmera escolhe
- consigo configurar os Presets no ONVIF Manager, mas o nome que der lá não é o mesmo que a camera guarda.
Pra achar o nome certo pro seu PreSet é só seguir esses passos:
-
Configurar a camera com a integração ONVIF nativa do Home Assistant:
-
Clicar na entrada da camera que quer achar o Preset:
-
Clicar no “1 device” pra abrir a tela do Dispositivo, clicar no menu e depois em “Download Diagnostics”:
-
Abrir o arquivo .TXT que será salvo na máquina e procurar bem no final do arquivo o Array de Profiles:
-
Achar o Array de Presets e pegar os nomes dos Presets:
E Pronto! Agora é só colocar no seu Service: onvif.ptz com esse nome que deve funcionar
no YAML:

Aqui na minha o PRESET_4 era o que configurei como 1 ou Posição Inicial da camera e o PRESET_1 era a 2ª visão que salvei (bizarro, mas é o que é… )
E agora minhas cameras viram pra um lugar quando o portão da garagem abre e voltam ao normal quando o portão da garagem fecha
Espero que essa dica ajude alguns
Abraço