Câmeras / Vídeo porteiros compatíveis com o Home Assistant! Tutorial Onvif e códigos RTSP!

onvif07a2db089f68dd7a4a7d4305b46ae33f31ad13aa

Câmeras compatíveis com o Home Assistant

Estou criando esse tópico para que o pessoal possa compartilhar suas câmeras e configurações, para quem tiver os mesmos modelos ou quem estiver procurando, poder analisar com as experiências relatadas aqui.

ATENÇÃO antes da compra:

1 - verifique se a câmera tem suporte aos protocolos Onvif e/ou RTSP.
2 - verifique nesse mesmo tópico se outro colega já tem a câmera para confirmar o suporte.
3 - verifique se a câmera tem suporte usando algum componente personalizado.

Lembrando que geralmente qualquer câmera com o protocolo RTSP e/ou Onvif é possível configurar no Home Assistant. Geralmente câmeras com suporte ao protocolo Onvif possuem o RTSP também.

Para confirmar o suporte ao protocolo Onvif instale o programa Onvif no seu computador ou Onvier no seu smartphone, ele busca na sua rede interna por câmeras com suporte.

onvif

Onvif para PC:

Algumas câmeras para serem adicionadas no programa Onvif para PC pedem um usuário e senha, geralmente eles você configura no aplicativo da câmera ou vem em uma etiqueta colada nela.

Em Live Vídeo podemos ver o link do RTSP.

Vá em Identification para achar a porta e o ip da câmera. Anote porque vai precisar para adicionar no Home Assistant.

Onvif para Smartphones:

Após instalado abaixo vão aparecer as câmeras que tem Onvif na sua rede! Clique ali!

Veja o Ip e a Porta! Anote porque vai precisar para adicionar no Home Assistant.

Adicionando Onvif ao Home Assistant:

É possível adicionar câmeras ao Home Assistant pela integração com Onvif.

Para adicionar câmeras com Onvif vá em Configurações, Dispositivos e Serviços.

No canto direito embaixo clique em Adicionar Integração e ache o Onvif na lista.

Coloque um nome, o ip da câmera e a porta, clique em Enviar.

4

Vai pedir um usuário e senha, geralmente eles você configura no aplicativo da câmera ou vem em uma etiqueta colada nela. Clique em Enviar.

5

Pronto, sua câmera foi adicionada pelo Onvif.

6

7

07a2db089f68dd7a4a7d4305b46ae33f31ad13aa

Para adicionar sua câmera por RTSP precisará do endereço que geralmente no programa Onvif temos acesso ou no site da fabricante da câmera. Aqui no tópico temos várias câmeras com suporte ao RTSP que colegas divulgaram o endereço.

Lista dos principais endereços RTSP:

Como ligar o RTSP em Câmeras Intelbras:

Minhas Câmeras:

Hoje eu tenho 3 (três) modelos configurados no meu Home Assistant.

Câmera Wireless IP Hd720p - Protocolo Onvif

Essa câmera utiliza o APP Yoosee, nesse APP eu habilitei o o RTSP e configurei a senha para acesso, após isso consegui configurar no HA com o seguinte código:

  - platform: ffmpeg
    name: Garagem
    input: rtsp://admin:SENHA@IP-DA-CAMERA:554/onvif1 #O login normalmente é admin

image

Observação: Até hoje não conseguir utilizar o stream com essa câmera.

Câmera Xiaomi Mijia Xiaofang 1S

Para esse caso a situação é bem mais complicada na minha opinião. Pois precisei comprar um cartão MicroSD e aplicar um hack para trocar o firmware e assim conseguir conectar com o HA. O delay é por volta de 6 a 7 segundos, não é alto, mas com o processo custoso de ter que aplicar hack, eu não recomendo.

  - platform: generic
    name: Cozinha Stream
    still_image_url: rtsp://IP-DA-CAMERA:8554/unicast
    stream_source: -rtsp_transport tcp -i rtsp://IP-DA-CAMERA:8554/unicast
    verify_ssl: false
    username: USUARIO #criado ao aplicar o hack
    password: SENHA #criado ao aplicar o hack
    authentication: basic

image

Câmera Intelbras IC3

Até agora a melhor opção que já experimentei. Basta baixar o app Mibo da intelbras, configurar a câmera na sua rede Wifi e pronto, sem segredo, sem muito trabalho. Com isso basta colocar o código a seguir e sua câmera já estará disponível no seu HA, e com um delay de 5 a 6 segundos.

  - platform: ffmpeg
    name: Intelbras
    input: rtsp://admin:SENHA@IP-DA-CAMERA:554 #senha fica no fundo do suporte da câmera

image

10 curtidas

@douglas, boa noite!

Eu tenho essa “robozinho” de 3 antenas (que usa o app LiveYes) e a url que uso é diferente da sua. Inclusive, descobri como faz para acessar as opções SD, HD e FHD.
image

# PROFILE 0 = SD
# PROFILE 1 = HD
# PROFILE 2 = FHD
  - platform: ffmpeg
    input: rtsp://usuario:senha@IP-CAMERA:8554/profile1
    name: GARAGEM DIREITA

Também tenho 2 Intelbras IC3 (acho-as excelentes!!), porém, uso outra URL:
image

  - platform: ffmpeg
    input: rtsp://admin:SENHA@IP-DA-CAMERA/live/mpeg4
    name: INTERNA FUNDO 

Abraços,
José Henrique.

4 curtidas

Eu uso um DVR da Intelbras de 8 canais. As cameras são ligadas no DVR com fio, no DVR entra está configurado internet com cabo de rede.

camera_DVR

CODIGO NO HA:

camera:
  - platform: ffmpeg
    name: Frente
    input: -rtsp_transport tcp -i rtsp://USUARIO:SENHA@IP_DVR:554/cam/realmonitor?channel=1&subtype=1

  - platform: ffmpeg
    name: Lateral
    input: -rtsp_transport tcp -i rtsp://USUARIO:SENHA@IP_DVR:554/cam/realmonitor?channel=2&subtype=1

Só altero o channel=NUMERO_DA_CAMERA

Usuário e Senha padrão são: admin:admin

Valeu!

12 curtidas

Estava para trocar o meu DVR por um IntelBras, agora já não tenho mais dúvida!!

Eu utilizo também sistema de câmeras sobre IP da Intelbras, gravador NVD 3116 e câmeras VIP1220B e VIP1220D.

Boa noite amigo.

Também tenho uma que usa o app Liveyes, mais não sei configurar.
Pode informar como fez com a sua?

4 curtidas

Boa noite, estou iniciando no home assistant, tenho um dvr giga Security open hd, gostaria de configurar ele no home assistant, por onde começo? Essa empresa da um serviço gratuito de DDNS se for ajudar em algo e acesso a nuvem…

Obrigado.

@FelipeFragoso, boa noite!! Depois descreva aqui o procedimento que te expliquei para deixar a câmera apta a integrar com o HA.

Abraços,
José Henrique.

1 curtida

Pessoal, para essa primeira camera apresentada pelo Douglas e para qualquer outra que utilize o protocolo RTSP, você pode centralizar todas num software chamado Xeoma e criar um Webserver a partir dele. E com o webserver configurado é só configurar a integração com o home assistant.

Example configuration.yaml entry

camera:
  - platform: xeoma
    host: http://localhost:10090
    username: user
    password: secretpassword
    new_version: false
    cameras:
      - image_name: front_porch
        name: Front Porch
      - image_name: back_patio
        hide: true

Obs:. Para ter a função de webserver no Xeoma, tem que comprar a licença por camera. Porém, o software é ótimo e vale a pena o valor.

3 curtidas

Boa noite, eu tambem estou começando e enquanto os equipamentos não chegam eu estou brincando via VM. Tambem tenho um DVR Giga e depois de muita pesquisa consegui acessar as cameras de duas formas:

1 - Via configuration.yaml

camera:
  - platform: ffmpeg
    name: Camera 1
    input: -rtsp_transport tcp -i rtsp://IP-DVR:554/user=admin&password=SUA-SENHA&channel=1&stream=0.sdp?

Na URL do input voce deve setar usuario e senha do DVR e no channel qual camera deseja exibir.

2 - Via add-on motionEye ( motionEye page )

Na pagina do motionEye adicione uma nova camera

Na URL use o mesmo padrão do item 1 e repita a senha nos seus respectivos campos

`rtsp://IP-DVR:554/user=admin&password=SUA-SENHA&channel=1&stream=0.sdp?`

Para cada camera que for adicionar mudar o channel para o canal da camera especifica.

Para incluir as miniaturas na dashboard nos temos algumas opções, utilizado o metodo do item 1 nos podemos inserir um Card do tipo picture-entity e setar a entity com o nome das cameras que vc configurou.

Outra forma que consegui exibir foi utilizando as URLs geradas no motionEye

image

Eu consegui inserir Cartões do tipo picture-glance utilizando a Stream URL

OBS: Para Stream de cada canal/camera especifica utilizar a seguinte regra para a url da image:

http://IP-HA:808X

Onde X é o numero do channel/camera existente

Outra alternativa é utilizar o card de tipoiframe com a Embed URL

Algo que eu percebi foi que utilizando o metodo 1(configuration.yaml) o lag é absurdo, pra mais de 5 ou 10 segundos, ultilizando o motionEye fica no maximo em 1 ou 2 segundos, a imagem roda praticamente ao vivo.

Como eu disse no inicio eu estou apenas começando a fuçar no HA e nesse universo de automação, talvez essas nem sejam as formas mais adequadas de fazer, mas por hora foi como eu consegui acessar e exibir as imagens do meu DVR Giga.

6 curtidas

Boa tarde meu amigo, hoje a noite vou testar essa solução, qualquer dúvida ou problema eu comento aqui… obrigado…

Wesley

Olá meu amigo, muito obrigado pela dica. Ainda não consegui fazer rodar. A câmera aparece em IDLE… o meu dvr é um Hdcvi 3008. Eu tenho que fazer algum tipo de configuração especial no própio dvr?

1 curtida

No meu caso não foi necessário configurar nada no DVR. Meu DVR já estava conectado na rede, só foi configurar no HA.

Puxa, hum… um daqueles mistérios que você leva dias para descobrir algo que era super simples!!! kkk

1 curtida

Boa noite Alvaro, depois de muito tempo fiz o seu procedimento, não fiz antes pois morreu meu HA, tive que refazer toda a instalação pois não tinha backup :slight_smile: , fiz toda a configuração mas esta aparecendo esse erro… tenho duas cameras e nenhuma deu certo…
onde estou errando ?

image

1 curtida

Vou contribuir com mais uma câmera

Modelo P17B da marca ANBIUX (comprada no Aliexpress):

A config ficou da seguinte forma:

camera:
  - platform: ffmpeg
    name: Garagem
    input: 'rtsp://USUARIO:SENHA@192.168.XXX.XXX//live/ch00_1'
1 curtida

E quanto a qualidade, stream? Ficou bom?

Achei a qualidade dela ótima, no streaming do HA não fica igual no streaming do app dela (YCC365), mas ainda assim possui uma ótima qualidade. Tirei esses prints dela agora, utilizando somente o infravermelho.
Print do streaming e do card.

cam_card

Sim, acabei utilizando uma câmera externa em um ambiente interno, pois queria uma câmera com motion tracking e consiga acompanhar a pessoa até a porta da casa, que está a um angulo de 180º da posição que ela está na imagem. Essa possui two-way audio, também tem umas luzes azul e vermelha para simular o giroflex da policia caso seja acionado o alarme dela.

Achei bem decente!

2 curtidas

Camera Wanscam K54 com Posições PTZ inclusas

- platform: generic 
    name: Rua de Baixo
    still_image_url: http://192.168.0.6/cgi-bin/net_jpeg.cgi?ch1
    stream_source: rtsp://192.168.0.6:554/ch0_0.h264
    username: ""
    password: ""
    authentication: basic
    verify_ssl: false

Para Posições PTZ, crie as posições no app SAP HD e chame essas url abaixo usando command_line.

rua_de_baixo_posicao_1: 'curl -H "Authorization: Basic $(echo -n admin:153214781985 | base64)" "http://192.168.0.7/cgi-bin/editpreset.cgi?-opType=goto&-edit_index=1"'

rua_de_baixo_posicao_2: 'curl -H "Authorization: Basic $(echo -n admin:153214781985 | base64)" "http://192.168.0.7/cgi-bin/editpreset.cgi?-opType=goto&-edit_index=0"'
4 curtidas

Olá Douglas.

Também tive dificuldades na integração destas câmeras e consegui esses dias. Só consegui utilizar o stream desta câmera depois que eu ajustei o profile da câmera para 2 (baixa a resolução).

1 curtida