Buscando Assistência para Projeto Home Assistant + Node-RED

Meu nome é Caio Gomes, e atualmente estou trabalhando em um projeto com o objetivo de aprimorar as medidas de segurança nas escolas de nossa cidade. O projeto envolve a implementação de um sistema de botão de pânico, no qual dispositivos instalados em cada escola se comunicam com minha configuração do Home Assistant. Ao serem acionados, esses dispositivos iniciam uma comunicação com o Node-RED, que, por sua vez, envia uma notificação às autoridades locais via Telegram.

Para aprimorar ainda mais este sistema, tenho interesse em criar um painel dedicado dentro do Node-RED. O objetivo é possibilitar o monitoramento remoto por parte das forças policiais. Especificamente, visualizo um mapa no painel que exiba informações em tempo real quando um botão de pânico é pressionado. Essas informações incluiriam a localização do incidente, data, horário e endereço da escola. Além disso, o painel deve permitir que as autoridades reconheçam o incidente, tomem as providências necessárias e até mesmo cancelem a marcação do incidente no mapa.

Estou entrando em contato para saber se você ou alguém que você conhece tem experiência em projetos desse tipo e estaria disponível para assistência remunerada. Acredito que um profissional qualificado poderia ajudar a tornar essa visão realidade e contribuir para o sucesso geral da iniciativa de segurança em nossas escolas.

Caso você ou alguém que você recomende esteja disponível para esse tipo de trabalho, por favor, informe-me sobre sua disponibilidade para uma discussão. Estou ansioso para discutir os detalhes do projeto, incluindo prazos, custos e quaisquer outras considerações relevantes.

Agradeço pelo seu tempo e aguardo a possibilidade de colaborar neste projeto importante.

Atenciosamente,

Caio Gomes
Email: caiowgomes@hotmail.com
Telefone: (47) 996451733

Não sei se usou o termo “botão de pânico” como força de expressão ou se seria um botão físico mesmo.

Minha sugestão é que seja um cartão NFC contendo uma URL única gravada nele.

Hoje em dia, muitos celulares já vêm com NFC para possibilitar pagamento por aproximação.

Com esse cartão NFC, bastaria que a pessoa encostasse o cartão no celular que abriria essa URL única no navegador.
Sendo uma URL básica (método GET), o recurso é nativo e não requer instalação de nenhum aplicativo no celular que suporta NFC.

Ao abrir a URL no celular da pessoa, a aplicação já teria algumas informações mínimas sobre a localização a partir da identificação única na URL e poderia exibir algo do tipo:

As autoridades já foram notificadas a respeito do incidente e logo estarão a caminho.
No entanto, se for possível, envie vídeo, foto, áudio ou texto com maiores detalhes.

[Botão abrir câmera] [Botão abrir microfone]
[Campo para texto aberto]
[Enviar detalhes] [Cancelar incidente]

E no envio do formulário, mandaria a localização obtida no celular para ainda mais precisão, além dos demais detalhes.

Esse link é só um exemplo, peguei o primeiro da pesquisa:
https://a.aliexpress.com/_mP4gQHk

Algumas considerações sobre essa solução:

  • Usuário precisa ter internet no celular, seja Wi-Fi ou não;
  • Tempo de acionamento depende da qualidade de sinal da internet do usuário;
  • Abrir câmera, abrir microfone e compartilhar localização exigem expressa autorização do usuário através do navegador;
  • É necessário algum mecanismo pra invalidar URL gravada no cartão, caso este tenha sido perdido, por exemplo;
  • A princípio, poderia ser um/vários webhook(s) do HA, mas a tela ficaria em branco e poderia confundir o usuário, fazendo com que ele tente acessar várias vezes;
    • Um único webhook daria menos trabalho, mas ficaria pouco seguro
    • Vários webhooks daria mais trabalho, mas ficaria mais seguro e facilmente resolveria a questão de invalidação da URL
  • Como é uma questão que envolve segurança, particularmente, eu não usaria Home Assistant e sim um sistema hospedado na web, a não ser que você esteja realizando todas as medidas necessárias pra manter o HA sempre funcionando.
    • No-break
    • Serviço dedicado