Botão Virtual Alexa e porta COM

Prezados, boa tarde a todos.

Tenho 2 duvidas extremamente distintas e fico muito grato com a atenção dispensada.

Duvida 1 - É possível de alguma forma, criar um botão virtual e adicionar ele a Alexa para que ao pedir uma coisa (ex. Alexa, fazer café) ao invés de a Alexa fazer tal ação, ela só apertar um “botão virtual” e este disparar uma automação no Home Assistant (seja node red, como automação do próprio HA)? Se possível, como realizo a busca? Venho procurando a dias e só achei algo semelhante para a Siri e o homebridge.

Duvida 2 - Se eu tenho um pc com uma porta serial (chamada de porta COM), eu posso usar a porta local, o uso de placas FDTI são obrigatórias. E ainda nesse assunto, qual a tensão de alimentação das saídas do FDTI usada na hora de fazer o flash? 5V ou 3,3?

Muito obrigado a todos!

  1. sim é possível. Tem duas maneiras de vc fazer isso. Vc pode expor seus scripts pra alexa que eles vão funcionar como um interruptor, então se vc tiver um script chamado café, vc pode simplesmente pedir “alexa, ligar café”. (um script normalmente não tem um “desliga”). Outra opção é combinar isso com as “rotinas” da alexa, ou seja vc pode criar uma rotina chamada “fazer café”, que “liga” o script café. Agora a pegadinha: pra fazer isso vc precisa ou do nabu casa ou criar sua skill na amazon e fazer ela acessar sua casa.

  2. a primeira parte eu não sei, mas a segunda é simples: tem dispositivo que pra ser “flasheado” requer 5v e tem dispositivo que requer 3,3. Compre um FTDI que tenha as duas opções (é bem comum) e use de acordo.

P.S. as duas dúvidas são bem distintas, então é melhor separar em dois posts. Facilita pra quem responde e depois pra quem procura.