Boiler - Controlador Microsol RST - Temperatura

Pessoal, tenho um boiler que tem um controlador RST, e vi que ele tem 2 contatos que controla a temperatura, sera que usando um sonoff da vida eu consigo ler esse sensor?
Alguem mais expert pode me auxiliar?

image

Nunca fiz, mas acho que daria pra ligar um esp em paralelo com o sensor.

Teria que verificar qual a tensão enviada para o sensor, provavelmente deve ser 12 ou 24v. Aí coloca 2 resistores para baixar a tensão para o esp.

E teria que achar um GND nesses terminais para interligar com o esp.

Edit:

Um desses seria melhor

Vou ate tentar, eu consigo tambem ligar uma fonte se precisar com cabo usb no ESP.
O foda vai ser como ler o sinal, pois achei 0 documentação

Se souber o modelo do sensor fica mais fácil.

Talvez usar essa configuração no esphome:

O aparelho informa a temperatura ou só faz o controle?

Se informar vc pode usar como referência e usar filtros.

Descobri qual sensor e
NTC SB41

Então da pra usar os mesmos parâmetros do que postei.

sensor:
  - platform: ntc
    # ...
    calibration:
      b_constant: 3950
      reference_temperature: 25°C
      reference_resistance: 10kOhm

Tem que ver o que é o b_constant

Uma pergunta besta.
Vi que posso usar um sonoff mini e usar o GPIO16 por exemplo.
Pergunta:
Se ele ja ta ligado no meu boiler, e tem 2 contatos, se eu pegar somente o de data jogar no GPIO16 (OTA) do sonoff mini e alimentar o sonoff mini, sera que pego os dados, ou precisa ligar gnd e vcc do leitor no sonoff tb?

Na verdade não tem um “data”. Esse tipo de sensor altera a resistência e o seu boiler ou o esp traduz o valor da resistência para temperatura.

O maior “problema” é que seu controlador deve trabalhar com 12v, primeiro por ser um produto comercial e segundo por poder trabalhar com distancias maiores entre o sensor e o painel. E se ligar direto no esp ele vai queimar.

Basicamente a ligação seria assim:
O sensor tem 2 contatos, em um deles tem 12v(?) constantes e o outro seria o “retorno”. Esse retorno vai ser ligado na GPIO do esp.

GND do ESP ligado ao GND do controlador.

Como o esp trabalha com 3,3v tem que baixar esses 12v para não queima-lo.

Perfeito.
Baseado nisso, se eu ligar somente o retorno no ESP (uma vez que o resto ja esta conectado) e o ESP (Sonoff Mini) no caso, energizar ele por outro local, daria certo? Ou e OBRIGATORIO ter o GND e VCC do controlador tambem ligado no ESP.
Acho que agora expliquei melhor ? kkk
E desculpe as perguntas bestas, sou leigo (deu para perceber ) kkkkk

Só o gnd é obrigatório, ele que serve de referência para o retorno.

A alimentação do esp não importa, pode usar um sonoff mini ligado em 110 ou um d1mini ligado em um carregador, o importante é ligar os 2 gnds

Agora tenho que descobrir como, por que so tem 2 fios kkkk, vou testar a corrente e ver se tem algum com 12 ou 24, se nao, logo e gnd e retorno :wink:

Vc fala pq só precisa do GND e do retorno?

Quando vc ligar os 2 GNDs, o esp e o controlador ficarão no mesmo potencial, virando um sistema só.

Assim os 12v(?) do controlador vai alimentar o sensor e vc consegue fazer a leitura pelo retorno. Mesmo o esp não enviando 3,3v ou 5v para o sensor.

Blz e isso, vou testar. :wink:

Abri o controlador

tem 2 fios brancos no borne 1
um fio azul no borne 2
um fio laranja no borne 2

esta dando 5v no borne 1 e 2

Vou tentar decobrir

Da pra ver onde vão os fios?

Estranho ter 4 fios nos bornes do sensor.
Os 4 são do cabo cinza?

Estranho mesmo, so piorou kkkk.
Exato vem do mesmo cabo cinza. Vou ter que subir la na lage para ver de onde vem.

Pode ser que os fios sejam duplicados.

Testa com multímetro mesmo, se tem continuidade entre os brancos e entre o azul e laranja