Eu “smartizei” meu ventilador de 3 velocidades da seguinte forma:
- primeiro eu desmontei a caixa de controle dele para entender como era feito a seleção de velocidades. Basicamente o Neutro passa direto e se liga no motor, enquanto a “fase” vai para a botoeira que seleciona um dos 3 fios correspondentes a cada velocidade. Atenção, apenas 1 fio de velocidade está ativo (ou nenhum deles para quando o ventilador está desligado). Tem um capacitor tb que ajuda na partida, mas praticamente não precisei mexer nele.
- fiz um pequeno esquema (ruim por sinal, mas espero que entendam) no papel.
-
como eu queria usar algo já meio que “pronto”, optei por usar um sonoff 4 Pro. Aqui tem uma “pegadinha”, já que cada “canal” do sonoff tem 3 “contatos”, na esquerda fica o “normalmente” aberto, no centro vem o “fase” e na esquerda fica o “normalmente” fechado. Então a ligação a ser feita é a seguinte: passe a fase por todos os centros, e coloque cada fio de velocidade no “normalmente” aberto. Por fim, é necessário configurar o recursos de “interlocking” dele, que garante que a qualquer momento no máximo um canal está ligado (ou seja se o canal1 está ligado e vc ligar o canal2, o canal1 automaticamente vai desligar.
-
como eu usei o firwmare tasmota, eu fiz uso de “regras” para conseguir selecionar cada velocidade usando um “evento” do tipo “speed1”. Segue abaixo as regras:
Topic: zfan
Full Topic: home/%topic%/%prefix%/
Rule1 on event#speed0 do Power1 Off endon on event#speed1 do Power1 On endon on event#speed2 do Power2 On endon on event#speed3 do Power3 On endon
Rule2 on Power1#State do status endon on Power2#State do status endon on Power3#State do status endon
A primeira regra responde a um evento para selecionar a velocidade e a segunda reporta qual a velocidade o ventilador está.
O resultado final do ventilador ficou assim (é… o acabamento tá longe de ser “perfeito”). Ah… sim os botões do lado do sonoff funcionam como os botões normais do ventilador e é possivel selecionar a velocidade direto nele tb:
Um abraço!