Automatizando botão de vídeo porteiro com RF - Simples (Como não pensei nisso antes)

Para todos que buscavam uma forma simples de integrar a campainha de seu vídeo porteiro com o Home Assistant, mas sempre esbarravam em limitação técnica, tecnológica, ou necessidade de adaptação de hardware com uso de NodeMCU, etc.

Utilizo há tempos em minha casa o Allo W3. Se não conseguia integrar a câmera, muito menos o acionamento da campainha. Mesmo que não consiga utilizar a câmera, buscava, de alguma forma, encontrar uma maneira de gerar gatilhos para o HA para anunciar visitas, seja por sensores de movimento, ou outra solução.

Mas hoje, eis que me vem o insight de que o W3 utiliza RF para acionar o dispositivo de som (campainha). Se isso é verdade, e considerando que o W3 é um dispositivo made in China com marca Intelbras, deve utilizar frequência 433.

Já utilizo nos meus portões, um Sonoff 4CH Pro que possui dois canais livres, e como ele trabalha com RF individual para seus canais, fui testar a possibilidade.

BINGO!!!
PORQUE NÃO PENSEI NISSO ANTES???

Configurei o canal do 4CH para pulso e ajustei as automações para o canal utilizado.

Integração local, sem passar fio, sem adaptar hardware. Acredito que deve funcionar com outros dispositivos RF Sonoff ou Tuya, além de outros modelos de video porteiros.

Compartilhe se testarem a solução em outros dispositivos.

2 curtidas

Excelente, tenho o mesmo problema. Vou testar

Oi amigo, não entendi como ficaria o acionamento? Tambem queria usar para acionar um rele que fecharia um sensor de porta, integrado na alexa poderia fazer alguma ação

1 curtida

Resumindo, quando o botão do Allo é pressionado, ele envia um sinal de RF para a campainha que está sincronizada. Como o Sonoff 4CH PRO também trabalha com RF, pareei o RF do allo com um dos canais do 4CH PRO. Com isso, com o canal é ligado e passa a servir de gatilho para a automação de anunciar visitas ou qualquer outra.

Que sacada inteligente!! Parabéns @andregoncalvespires !!

Tentei o processo com o vídeo porteiro Tuya mas não funcionou, ele deve trabalhar em outra frequência então.

Sobre a Allo W3, você conseguiu integrar a visualização câmera no homeassistant?

Infelizmente não. O Allo W3 é uma versão “tuya” antiga, nem consegue atualizar para o Izy da Intelbrás.

Mas ele está com dias contados. Vou substituir por um Reolink Wifi que tem integração local

Eu uso um doorbell Tuya e consegui o acesso RSTP através do go2rtc, funcionou bem a parte de vídeo, mas o delay do toque é muito longo.
Sobre a integração do reolink, vc tem alguma indicação de link mostrando como irá funcionar?

Integração nativa no HA.