Automações Offline

Salve povo da automação!!!

Estou fazendo o projeto de automação do meu sítio, e pretendo automatizar algumas funções dentro do mesmo para facilitar o dia a dia.
Infelizmente o sinal de internet em área rural é muito ruim e por isso preciso partir para uma solução local.

Eu pretendo automatizar e consumir serviços como:

  • Sensores de porta
  • Lâmpadas
  • Sensores de movimento
  • Câmeras de segurança
  • Alimentação automática
  • Irrigação de acordo com umidade e temperatura

Vejo várias pessoas comentando sobre HUB Zigbee e outros similares, e pelo que entendi, eles seriam os responsáveis por permitir esse trabalho Offline, é isso?
Pergunto pois quero direcionar mais minhas buscas e estudos, e fiquei um pouco perdido no assunto.

Ai surgiram algumas dúvidas:

  • É melhor uma rede mesh para pendurar esses dispositivos “offline” em diferentes distâncias ou um hub que possibilite ler(se o meu entendimento do funcionamento do hub está correto)?
  • Quais pontos devo levar em consideração para pesquisa de dispositivos para funcionamento nesse sentido?
  • As câmeras funcionariam localmente nesse caso para acesso via HA ou somente via app próprio/DVR (sei que a gravação ocorreria normal devido ao SD card se o modelo tiver)?

Desculpe as muitas perguntas, mas é que esses pontos influenciam em questões como cabeamento de rede/energia e outros perrengues que já queria ir planejando!

Abraços e desde já meu muito obrigado pelas respostas!

Caro, já adianto que por mais que pesquise, ainda assim você realizará escolhas que julgará erradas posteriormente. Mas mesmo assim, vamos a alguns esclarecimentos:

Existem formas de se trabalhar localmente com tecnologias diferentes, zigbee, wifi, bluetooth, etc.

Alguns dispositivos wifi dependem de uma plataforma fora do HA. Alguns, como Sonoff, dependem da plataforma ewelink mas possuem uma integração HA que permitem o controle do local. Outras, como dispositivos baseados na plataforma Tuya, até possuem integrações no HA para funcionar localmente, mas, dependem muito da internet e costumam falhar.

Dispositivos wifi baseados no ESPHOME trabalham localmente e são muito flexíveis para atender situações diversas. Mas dependem de um pouco mais de conhecimento. Algumas soluções você encontra facilmente como fazer na internet. Sugiro pesquisar videos no youtube que mostrem essa opção e muitas outras soluções e configurações. Sugestão de canais (https://www.youtube.com/c/PatteTech, https://www.youtube.com/c/LNPBR e https://www.youtube.com/c/JotaPombo).

Para dispositivos baseados no protocolo zigbee, você tem a grande vantagem de ter boa variedade de dispositivos, e, utilizando um roteador (hub) ligado fisicamente ao HA, seus dispositivos trabalharão localmente, independentemente se a internet esteja on ou off. Este é um ponto importante, porque existem muitos Hubs que funcionam nas mesmas plataformas citadas acima, e estes não atendem para utilização local via HA. Neste caso você precisa utilizar um dispositivo roteador zigbee específico. Não se assuste, ele é mais barato que um hub de plataforma. Recomendo muito o Dongle Zigbbe 3.0 da Sonoff. Nestes canais que compartilhei existem vídeos orientando.

Já citei em outras oportunidades aqui no forum que comecei minhas automações com um pensamento, imaginava que o Wifi seria melhor e menor custo. Aos poucos estou substituindo todos que posso por zigbee, ou buscando soluções locais.

Em relação à câmeras, pode até existir solução mais barata, mas uma solução mais robusta com DVR ou NVR (preferencialmente e com POE) te dará uma tranquilidade maior, com armazenamento local. As câmeras wifi são boa opção onde é difícil levar um cabo de rede, mas exigirá de qualquer forma uma alimentação. Existem NVR que aceitam câmeras cabeadas e Wifi, centralizando o armazenamento. Assim você também padroniza a integração com o HA localmente.

Espero ter ajudado.

Dica extra: Lembre-se pensar também em um nobreak compatível para garantir estes equipamentos ligados.

Sucesso ai!!!

2 curtidas

A utilização de automação baseada em RF também costuma se apresentar muito boa em áreas rurais, por ter grande alcance e sofrer pouca interferência neste meio.
Claramente ela é menos responsiva, porém isso pode ser melhorado com a utilização de canal RF duplo.

1 curtida