Automações com restriçao de horário de maneira mais fácil! Novo auxiliar

A atualização 2022.9 trouxe um novo auxiliar o: Weekly schedule (Horário na traduçao de portugues brasileiro). Este auxiliar permite um controle mais rápido do dia e horário em que as suas automações podem rodar e pode ser útil para varios usos como iluminação com detecção de movimento onde a luz não deve acender durante o dia.

Para criar esse auxilar primeiro devemos ir nos ajustes do ha.

E selecionar Dispositivos e serviços

Então escolhemos a aba entidades auxiliares

E ao criar uma entidade nova selecionamos a opção horário

Para selecionar os horários que a automação irá rodar basta clicar e arrastar

2022-09-08 22-16-11_Trim

Não se esqueça de dar um nome e ícone

Screenshot 2022-09-08 221948

Agora ao criar automações basta adicionar uma condição de estado

E escolher a entidade e o estado Ligado

Acho muito fixe isto mas estou a tentar no nodered e não funciona bem,liga o dispositivo mas não o desliga,alguma dica?? Obrigado

1 curtida

Depende muito do que você está devendo fazer e de como. Se eu entendi bem você quer algo que no começo do horário liga e no fim desliga.
Ai vc tem q usar a mudança de estado do auxiliar como trigger do mesmo jeito que usaria um sensor de movimento, a diferença é que aqui a mudança de estado serveria tanto pra ligar quanto ros desligar em vez de usar um timer como usaria com o sensor.


Não sei se é a maneira mais correta ainda estou aprender mas funcionou…acha que serve assim? Obrigado

Queria inserir o Holiday auxiliar mas ainda não sei bem como fazer também mas com estores… Há dias de feriado não queria que abri se a mesma hora e Holiday dá para isso …vou tentar perceber como juntar isso nos nodes que já tenho…