Automação SonoffLAN não funciona (solucionado)

Pessoal, boa noite.

Estou usando o HA tem pouco mais de 1 mês e já consegui entender e integrar muita coisa da casa sem nenhum problema, incluindo as iM3 e iM4 (intelbras) pelo ONVIF, TV’s LG, RF Bridge Tasmotizado e com Portisch com comendos pelo MQTT numa boa, mas praticamente todas as tentativas de automatização com o SonoffLAN não estão funcionando.

Se utilizo um Mini R2 para a botoeira da campainha e a ação envia uma notificação para meu celular e para a Alexa, funciona de boa, mas se tento fazer o contrário, como por exemplo acender uma luz ao pôr do sol, nada acontece. Usando Trigger → State rola, Action → Service não acontece nada…

Todos os interruptores TX3C, assim como os Mini R2 aparecem como switch (até o sensor de movimento Tuya aparece como binary.sensor (???)) e já testei chamá-los com “switch.turn_on”, “switch.toggle” e até forçar usando “homeassistant.turn_on” e nada acontece.

Alguma idéia de teste ou possível solução para sanar isso será muito bem vinda.

Em tempo: Também testei o eWeLink Smart Home e deu no mesmo :confused:

Fala pessoal.

Bom, quase 24h após postar meu pedido de ajuda e, como não houve resposta alguma, aproveitei para me debruçar em encontrar uma solução viável para meu problema… e não foi que encontrei (e da forma mais boba possível).

Por padrão, quando se instala o SonoffLAN, ele “tenta” gerar todas as entidades de forma automática e o que não consegue reconhecer de primeira, vira switch (MiniR2, TX, HT, Pow, etc) e nisso, apesar de funcionarem normalmente se acionadas manualmente, para certas automações elas simplesmente não funcionam. Mas como solucionei isso de forma rápida???

Eis o pulo do gato:

sonoff:
  username: !secret sonoff_user
  password: !secret sonoff_pass
  sensors: [temperature, humidity, current, power, voltage, battery] # habilita o reconhecimento desses componentes
  force_update: [temperature, humidity, current, power, voltage, battery] # força a atualização dos componentes
  default_class: light # informa que tudo que não for reconhecido será light
  reload: always
  devices: # informo manualmente o que não será light
    10101010ae # MiniR2 de exemplo
      name: Cafeteira Nespresso # nome do exemplo
      device_class: switch # informo qual a classe ele será

E sendo assim, tudo que não funcionava mas minhas automações, passou a funcionar de forma perfeita (e descobri que apenas a classe light podemos utilizar para certos tipos de automação, como acender luz (óbvio) ou responder ao sensor de movimento).

Espero que isso ajude aos demais e a cada dia curto mais “trabalhar” no Home Assistant.

Forte abraço à todos.

1 curtida