Aumentando a cobertura da Bridge Sonoff

Olá pessoal

Vou postar como resolvi o problema da cobertura de sinal Zigbee com a Bridge Sonoff.
Depois de adquirir uma Bridge Sonoff, sensores e zbmini, imaginei que teria uma rede zigbee mesh 100% em casa, #sqn!
A cobertura ficou bem ruim, os zbmini não propagavam o sinal como eu pensei que fariam e os sensores não funcionavam.
Como já trabalhei em laboratório de telecomunicações, imaginei que adaptando um antena externa eu teria uma cobertura melhor, pois essas antenas de placa tem pouca eficiência.
Olhando a placa e localizando o chip responsável pelo sinal Zigbee notei que ao lado da antena tinha um local para conector ipex/ipx e foi ali mesmo que soldei o conector. Comprei uma antena de 8Dbi de ganho que já vinha com o cabo e conector e já tinha até um lugar para instalar tudo…uma caixa 4 x 4 na parede da cozinha que tinha uma tomada, mas desativei pq nunca usamos. Ela fica no alto e acho que era para ligar uma TV…:thinking:
Falando da adaptação na placa, soldar o conector foi bem tranquilo, mas o capacitor smd microscópico que leva o sinal da antena interna para o conector, deu mais trabalho, mesmo com um ferro de ponta bem fininha, mas tudo deu certo.
O conector eu comprei aqui:

E a antena aqui:

A cobertura melhorou muito, todos os sensores que ficam em outro cômodo estão funcionando 100%

Agora vamos aa fotos:

Bom pessoal é isso, espero que gostem da idéia e caso se aventurem, cuidado para não perder ou danificar o capacitor.

Abs

2 curtidas

Excelente projeto. Parabéns.

Pena que matei minha ponte zb da sonoff tentando tasmotar kkkk

1 curtida

Pode fornecer maiores informações de onde soldar o conector?