Ative automações através de ações do seu smartphone (exemplo: ligue uma luminária ao colocar carregar)

Olá pessoal, vou compartilhar com vocês uma forma muito legal que consegui fazer para ativar automações do node-red através do celular.

Para quem não conhece, o macrodroid é capaz de controlar praticamente todo seu smartphone, pense nele como um home assistant mas que faz automações para seu smartphone. Por exemplo:

Se receber uma ligação vai aumentar o volume da chamada automaticamente para 100%.

Outro exemplo seria, ao identificar que a tela foi bloqueada o dispositivo entra automaticamente em modo de economia de energia, após desbloquear volta ao normal.

São dois exemplos muito simples, existe uma infinidade de coisas possíveis de fazer.

Você pode conhecer um pouco mais do aplicativo no vídeo abaixo:

Bom agora que você já sabe como funciona o Macrodroid, vamos criar uma automação onde você coloca seu celular carregar e ele acende uma lâmpada através do node-red.

REQUISITOS

  • Macrodroid (playstore)

image

  • Plugin RESTask for Tasker (playstore)

image

  • Node-red instalado





  1. Vamos começar configurando o node red

Coloque o node HTTP IN, deixe ele desta forma:

image

O fluxo deve ficar assim:

image

Vamos testar se esta ok.

Digite a URL do seu node-red exemplo do meu:

http://192.168.0.140:1880/endpoint/device?luminaria=teste

OBS: pode ser que você precise informar usuário e senha do node-red.

O resultado no debug deve ser igual a esse:

image

IMPORTANTE: SE SEU NODE RED ESTIVER INSTALADO EM SEU HOME ASSISTANT VOCÊ VAI PRECISAR PASSAR A URL DE ACESSO EXTERNA, EU USO CLOUDFLARE ENTÃO PRECISEI DE UM SUBDOMINIO PARA APONTAR INTERNAMENTE A PORTA DO NODE RED, SEGUE ABAIXO COMO FICOU A CONFIGURAÇÃO NO ADD-ON CLOUDFLARE
image

Agora faça novamente o teste passando a URL de acesso externo (duckdns, cloudflare, nubucasa, etc)

Meu caso ficou assim:

image

O resultado precisa ser o mesmo de antes:

image

Agora que sabemos que está tudo funcionando, crie um switch onde vai separar as mensagem de ON e OFF:

image

Ligue nas saídas ON e OFF um call service do serviço que deseja, no meu caso uma luminária:

O fluxo ficou assim:

image

  1. Vamos criar nosso macro no app Macrodroid

Com o aplicativo aberto clique em Macros > ( + )

image

De um nome para o macro.

Em Gatilhos, pesquise por “carregador”

image

image

image

Faça mais uma vez mas agora selecione “Carregador desconectado”

image

Em ações procure por “puglin”

image

Selecione o “RESTask”
image

IMPORTANTE DEIXA COMO NA FOTO MAS COM SEUS DADOS DETALHE PARA O FINAL DO LINK luminaria=on E COLOQUE SEU USUÁRIO E SENHA DO NODE-RED EM BASIC AUTH

Em ações pesquise por “condi”

Em ações, pesquise por “se”

image

Clique em acionar e pesquise por “gatilho” e selecione o “Carregando Conectado”

image

Use as setinhas para deixar conforme a imagem:

Após clioue no canto para recolher:
image

Clique em cima da função Se e depois em copiar:

Depois só colar:

image

Agora é necessário editar e a segunda função Se, para quando for removido o carregador:

image

IMPORTANTE DEIXA COMO NA FOTO MAS COM SEUS DADOS DETALHE PARA O FINAL DO LINK luminaria=off E COLOQUE SEU USUÁRIO E SENHA DO NODE-RED EM BASIC AUTH

Vai ficar desta forma, basta salvar e realizar o teste

Pronto!! Se tudo deu certo ao conectar seu celular no carregador vai ligar a luminária, se desconectar do carregador vai desligar. Você pode incrementar também em restrições, para que essa macro só seja ativa quando estiver conectada na wifi ssid tal.

Eu uso em minha casa, para quando desconectar o celular do carregador, e for entre 06:00 e 12:00. Vai mandar um GET para o node-red, vai abrir as persianas e alexa do banheiro vai me informar as noticias e previsão do tempo.

5 curtidas

Não conhecia o app, da hora!

Mas se for pra criar gatilhos para executar ações na casa, da pra fazer isso pelo app oficial do Home Assistant, habilitando os sensores q deseja nas configurações. Não?!

De qualquer forma, deve ser uma boa para executar ações no próprio celular. Obg por compartilhar

1 curtida

@lucasfelix pelo app do ha da para fazer muita coisa já, porém algumas coisas não, por exemplo se eu segurar o botão de volume + do celular ele desligue todas as luzes. Através do macrodroid ele te da mais controle do smartphone. Outro exemplo, toda vez que eu ligar a lanterna, eu estiver em casa, e for determinado horário vai fazer alguma automação. E do contrário também, se o alarme da sua casa foi disparado o node-red manda uma notificação que faz seu celular tocar uma sirene.

Pense que você deu um celular para seu filho, ele leva o celular para escola somente para se comunicar com você, se ele abrir youtube vai enviar uma notificação para você. É um exemplo bem tosco rsrsrs mas só pra vc entender que pode fazer automações de aplicativos que foram abertos.

Você também pode usar o Macrodroid somente para automatizar seu celular.

Eu uso para que sempre que abrir o Waze ele coloque no volume máximo, aumente o brilho e ative a rotação automática, entre outras coisas, mas nada impede de ele fazer tudo isso e ainda após executar um flow do node-red.

Qualquer dúvida só mandar tmj

2 curtidas

Ah sim, realmente da pra fazer mto mais coisas q no app nativo. Depois vou baixar aqui e fazer uns testes, vlw aí!

1 curtida