Bom dia a todos,
Estou aqui praticamente implorando por uma ajuda antes de desistir definitivamente do Home Assistant.
Algo tão básico e trivial é um ar condicionado, mas ao mesmo tempo tão envolto de mistério e dificuldade para integrar ao HA, assim como também as câmeras……
Esse é um pedido de ajuda e um pedido de socorro para implementar meus ar condicionados no HA.
Bom dia!
Para que alguém possa tentar te ajudar, é importante que você relate quais são as suas dificuldades, bem como quais são as marcas e modelos dos equipamentos que está tendo dificuldade em integrar.
Ola, como silvio falou pra ajudarmos com seus dispositivos importante ter as informações dos seus dispositivos. Mas para responder ao título do post.
Em geral tudo que é muito difícil de integrar ao há se deve a restrições do fabricante ou da tecnologia.
No caso de ar condicionado se deve principalmente a natureza de comunicação por infravermelho. A comunicação IR é unidirecional, o controle manda informação pro ar condicionado mas o ar condicionado não responde ao controle.
Para isso funcionar sem problemas de sincronia de informação, o controle envia todas informações do estado a cada clique de qualquer botão (temperatura, modo, força da ventilação…).
E cada empresa inventa seu próprio protocolo (maneira de resumir todas essas informações em um formato binário). E essas informações não são divulgadas, é necessário fazer engenharia reversa do protocolo.
Quanto a câmeras até temos protocolos padronizados mas algumas fabricantes com ecossistema cloud fazem as câmeras pra serem usadas com sua cloud e dificultam o acesso local propositalmente.
Se você comprar uma câmera ip feita pra ser usada localmente com um nvr não terá dificuldade alguma. Ou usar câmeras analógicas e um dvr para as expor na rede.
Não sei quais são os problemas, mas com relação ao ar condicionado eu resolvi tudo com um controle ir
https://s.click.aliexpress.com/e/_oB5OLq1
E depois melhorei com esse… igual ao anterior mas com sensor de temperatura e umidade no mesmo produto.
https://s.click.aliexpress.com/e/_oEsLseV
Com um pouco de dedicação e paciência, vai dar certo. Não desista do HA!
Até porque o problema não está no HA.
Estas dificuldades vc vai encontrar em qualquer gerenciador de automação aberto a você.
E depois q vc superar elas, verá que é possível fazer coisas incríveis com automação.
Me desculpem demorar a responder…
De fato, o HA a princípio assusta bastante, e os fabricantes não ajudam mesmo quando o assunto é sair debaixo de suas asas.
Utilizo cameras da intelbras, que consegui acessa-las, porém, somente as que estão na mesma rede do HA.
Ar-Condicionado, vou pelo caminho das cenas, ligar e desligar utilizando a cena do smart Life mesmo, e colocar um sensor de portas nas aletas para saber se está ligado ou desligado.
pra quem estiver procurando comprar ar condicionado que funciona perfeito no HA são os GREE, tenho um e é perfeito, voce pode até colocar sensor externo seu de temperatura pra interagir com ele e mostrar direto no visor, etc. a integração é bem boa.
Boa tarde, de fato controle de AC que nao seja smart é um desafio, que você tem que configurar várias cenas no SmartLife (se o IR for tuya wifi) e usar essas cenas dentro do HA.
Ou pode usar um IR zigbee (a Moes tem um bacana) que você captura o código do controle e trabalha direto no HA, ativando o AC através de MQTT.
Eu acho o segundo caminho melhor, por não depender de Internet.
Sobre a ideia de usar sensor de abertura de portas para saber se está ligado ou desligado … obrigado pela ideia ! Show !!!
@DetoHiluy @eduseiden Utilizando um controle ir broadlink da para ter o controle total do ar sem cenas usando a integracao SmartIR (porem precisa gravar os códigos). E usando um controle ir com tasmota (a athom vende controles IR que ja vem com tasmota) tambem consegue controle total e sem gravar os codigos.