Gostaria de compartilhar minha experiência com uma TV LG, mais precisamente a 50UK6510PSF.
Como todos sabem, o Ambilight propriamente dito é uma função nativa de algumas poucas TV’s da Philips, e é um efeito muito bacana por ser nativo. Entretanto, para funcionar em outras marcas, sempre é necessário utilizar meios externos para interceptar o conteúdo que estará sendo encaminhado à TV. Procurando em alguns fóruns por uma alternativa menos trabalhosa, o @carlos.vroque achou o seguinte post no Reddit: https://www.reddit.com/r/homeassistant/comments/ug72gf/hyperion_running_directly_on_tv/
Então, resolvi botar em prática os poucos passos descritos nos comentários. Para funcionar, primeiramente é necessário efetuar o jailbreak das TV’s, através do rootmy.tv:
GitHub - RootMyTV/RootMyTV.github.io: RootMyTV is a user-friendly exploit for rooting/jailbreaking LG webOS smart TVs.
Para tal, abra o navegador da TV LG e acesse o site https://rootmy.tv/ e pressione o botão “5” (ou deslize o botão usando o controle);
Será apresentado um aviso de risco de segurança, que deve ser confirmado (maiores detalhes, estão no GitHub acima). A TV irá reiniciar após alguns momentos e se tudo correr bem, irá aparecer o aplicativo Homebrew em sua TV. Caso o aplicativo não seja exibido, há chances de sua TV não ser compatível por já estar com essa brecha corrigida. Neste caso, infelizmente só resta aguardar que descubram uma nova brecha a ser explorada.
É altamente recomendável que sua TV possua um IP fixo para prosseguir, pois do contrário poderão ser apresentados problemas para capturar o conteúdo transmitido.
Com o Homebrew instalado, abra-o e baixe o PicCap e o Hyperion.NG (ou HyperHDR, mas esse ainda irei testar). Instalados os 2 aplicativos, abra o Hyperion e marque a opção de autostart, e posteriormente mande a TV reiniciar.
Assim que a TV ligar, abra o PicCap e preencha os dados, informando o IP de sua TV, a porta 19400, quantidade de FPS (deixei 30) e marque a opção de autostart. Feito isso, salve as informações, clique em Start para iniciar o serviço e clique para reiniciar a TV.
Na parte da TV, o procedimento estará completo.
Com uma placa ESP32, é necessário subir o Wled na mesma. Maiores detalhes, segue a referência daqui do fórum: WLED - Fita Led WS2812B (endereçável) + ESP + HA com MQTT
De forma resumida: conecte o ESP via USB em um computador, acesse o site https://install.wled.me/ e mande instalar o firmware, mantendo o boot pressionado durante a instalação. Posteriormente, configure seu wifi e conecte a fita ARGB.
Como utilizei a WS2812B, a ligação padrão foi utilizando o fio verde (data) no pino D2, e a alimentação nos fios vermelho e branco.
Estando funcional a fita pelo ESP, vamos voltar para a configuração do Ambilight.
Acesse o endereço http://ip-da-tv:8090 que será acessado o gerenciamento do Hyperion: GitHub - hyperion-project/hyperion.ng: The successor to Hyperion aka Hyperion Next Generation
Na configuração Led Hardware, defina o controlador como Wled e informe o IP do Wled no Host/Destino. Provisoriamente (se a fita ainda não estiver colada na TV), utilize a aba Posicionamento LED e informe a quantidade de leds que cada lado da sua TV irá possuir.
No meu caso, são 63 no topo e base, e 34 para cada lateral. Se for fazer o efeito apenas nas laterais e superior, deixe zerado o número de leds inferior.
Feito isso, salve as configurações e teste utilizando a própria TV ao vivo.
Após colar os leds e ajustar o posicionamento inicial, o efeito deverá ficar semelhante à esse:
https://1drv.ms/v/s!AiDThi4L8R_kle53N3zT7kEknmetPg?e=hbJ0kF