Ambilight em TV's LG

Gostaria de compartilhar minha experiência com uma TV LG, mais precisamente a 50UK6510PSF.
Como todos sabem, o Ambilight propriamente dito é uma função nativa de algumas poucas TV’s da Philips, e é um efeito muito bacana por ser nativo. Entretanto, para funcionar em outras marcas, sempre é necessário utilizar meios externos para interceptar o conteúdo que estará sendo encaminhado à TV. Procurando em alguns fóruns por uma alternativa menos trabalhosa, o @carlos.vroque achou o seguinte post no Reddit: https://www.reddit.com/r/homeassistant/comments/ug72gf/hyperion_running_directly_on_tv/

Então, resolvi botar em prática os poucos passos descritos nos comentários. Para funcionar, primeiramente é necessário efetuar o jailbreak das TV’s, através do rootmy.tv:
GitHub - RootMyTV/RootMyTV.github.io: RootMyTV is a user-friendly exploit for rooting/jailbreaking LG webOS smart TVs.

Para tal, abra o navegador da TV LG e acesse o site https://rootmy.tv/ e pressione o botão “5” (ou deslize o botão usando o controle);
Será apresentado um aviso de risco de segurança, que deve ser confirmado (maiores detalhes, estão no GitHub acima). A TV irá reiniciar após alguns momentos e se tudo correr bem, irá aparecer o aplicativo Homebrew em sua TV. Caso o aplicativo não seja exibido, há chances de sua TV não ser compatível por já estar com essa brecha corrigida. Neste caso, infelizmente só resta aguardar que descubram uma nova brecha a ser explorada.

É altamente recomendável que sua TV possua um IP fixo para prosseguir, pois do contrário poderão ser apresentados problemas para capturar o conteúdo transmitido.

Com o Homebrew instalado, abra-o e baixe o PicCap e o Hyperion.NG (ou HyperHDR, mas esse ainda irei testar). Instalados os 2 aplicativos, abra o Hyperion e marque a opção de autostart, e posteriormente mande a TV reiniciar.
Assim que a TV ligar, abra o PicCap e preencha os dados, informando o IP de sua TV, a porta 19400, quantidade de FPS (deixei 30) e marque a opção de autostart. Feito isso, salve as informações, clique em Start para iniciar o serviço e clique para reiniciar a TV.

Na parte da TV, o procedimento estará completo.
Com uma placa ESP32, é necessário subir o Wled na mesma. Maiores detalhes, segue a referência daqui do fórum: WLED - Fita Led WS2812B (endereçável) + ESP + HA com MQTT

De forma resumida: conecte o ESP via USB em um computador, acesse o site https://install.wled.me/ e mande instalar o firmware, mantendo o boot pressionado durante a instalação. Posteriormente, configure seu wifi e conecte a fita ARGB.
Como utilizei a WS2812B, a ligação padrão foi utilizando o fio verde (data) no pino D2, e a alimentação nos fios vermelho e branco.

Estando funcional a fita pelo ESP, vamos voltar para a configuração do Ambilight.
Acesse o endereço http://ip-da-tv:8090 que será acessado o gerenciamento do Hyperion: GitHub - hyperion-project/hyperion.ng: The successor to Hyperion aka Hyperion Next Generation
Na configuração Led Hardware, defina o controlador como Wled e informe o IP do Wled no Host/Destino. Provisoriamente (se a fita ainda não estiver colada na TV), utilize a aba Posicionamento LED e informe a quantidade de leds que cada lado da sua TV irá possuir.
No meu caso, são 63 no topo e base, e 34 para cada lateral. Se for fazer o efeito apenas nas laterais e superior, deixe zerado o número de leds inferior.
Feito isso, salve as configurações e teste utilizando a própria TV ao vivo.

Após colar os leds e ajustar o posicionamento inicial, o efeito deverá ficar semelhante à esse:
https://1drv.ms/v/s!AiDThi4L8R_kle53N3zT7kEknmetPg?e=hbJ0kF

14 curtidas

Parabéns pela iniciativa de compartilhar isso! Bem legal! :clap: :clap: :clap:

1 curtida

Parabéns @diegaco :clap:t4::clap:t4::clap:t4:

Qual o link desse vídeo pra testar?

Show de bola, tô comprando as coisas pra fazer aqui na minha, dá pra alimentar a fita e o esp32 pela USB da própria TV ou precisa de uma fonte externa?

Eu testei aqui e com 3 metros de fita (TV de 50"), deu cerca de 1.1A entre a fita e ESP. Se a TV fornecer ao menos 1A na porta USB, acredito que seja possível sim.

No YouTube você acha vídeo de teste ambilight

Funciona nos apps nativos da tv, como Netflix? Disney?

Depende do modelo da TV. A minha, infelizmente ainda não está funcionando. Mas teve um pessoal que conseguiu o efeito para os apps nativos. Como uso só o Xbox e fire TV, então atende 100% aqui.

1 curtida

Do XBOX e firestick roda todos os apps?

Essa parte tem como fazer a partir do própio HASSOS que está num raspberry 3? Tô sem PC com Windows e meu Mac tem processador M1 que não rola com o ESPHome-Flasher. :frowning:

1 curtida

Sim, no Xbox e Fire TV funciona qualquer coisa que estiver rodando por eles, seja jogo ou app.

1 curtida

Então o DMR passa de boa! Valeu!!!

Parabéns pela postagem, infelizmente na minha TV LG de 2020 não funcionou, acredito que por algum update que eu tenha instalado. vou ficar acompanhando, caso surja compatibilidade com as novas atualizações irei instalar com certeza!

1 curtida

Queria agradecer pelo tutorial do amigo, consegui fazer na minha LG 4K de 2019! Só como referência pra quem quiser fazer uma TV de 43 usei 5 metros de fita led e não precisei de fonte, a USB da TV foi suficiente e está funcionando perfeitamente com os aplicativos nativos da TV

Qual o exato modelo da sua tv?


Ela é 43 de 2019

eu estou aguardando o rootmy.tv atualizar :frowning: minha tv rooteia mas não instala o homebrew, apesar de não entender porque os apps não estão na loja da lg, uma vez que a lg é super aberta a apps.

Aqui ocorre o mesmo! Rooteia + não aparece o homebrew!