Alexa ou Google Home

Olá, pessoal!

Estou montando meu apartamento e vou utilizar o HA como meu sistema de automação.
Pretendo utilizar o Nabu Casa para acessar os serviços em nuvem.
Com relação a integração com os assistentes de voz, qual dos dois vocês recomendam para integrar com o HA, Alexa ou Google Home?
Além disso, essas integrações rodam na nuvem dos respectivos assistentes de voz ou só dependem do Nabu Casa?

Grato demais pela ajuda de todos!

O fator determinante de decisão para mim na época era que precisava ser um assistente que permitisse customizações.

Por exemplo, eu pudesse programar pra que fizesse algum aviso ou me fizesse uma pergunta baseada em certos sensores e aguardasse minha resposta.

A única que dispunha disso na época era Alexa.

Não sei se essa característica continua sendo exclusividade da Alexa hoje em dia.

Ela tem funcionado bem comigo, eu diria que o segredo é nomear bem os interruptores/lâmpadas/tomadas.
Ou seja, nada de “luz 2 da sala”, “luz 1 da suíte 2”

Eu recomendo voce testar os dois. Os dois funcionam por app, não é necessario ter um echo ou google nest. Voce pode testar os dois usando os apps e quando souber qual funciona melhor para seu caso comprar os dispositivos físicos.
É muito dificil acompanhar as diferenças pois as plataformas mudam muito rapido. Eu quando estava testando incontrei leves limitacoes com as duas, e na verdade preferia google Home. Porem a funcionalidade de menssagens de voz e “intefone” da alexa era interessante para minha familia entao acabamos indo de alexa. Vai depender muito do que é prioridade para você.

Na verdade eles só dependem das suas respecticas nuvens. Nabu casa é um jeito de ter essa funcionalidade. Voce tambem pode criar seu proprio projeto na nuvem e usar de graça. A nuvem da nabucasa essencialmente é uma proxy reversa, permite redirecionar trafego do ip deles para seu servidor. A parte de Alexa e Google home sempre vai depender tambem da AWS/GCP. Mas se me permite perguntar, porque essa duvida? Isso não deve afetar a experiencia.

Olha eu entrando no meio do assunto, mas …

Como você faz para Alexa te fazer uma pergunta e aguardar a resposta?

Já tentei várias maneiras e até agora ela só me faz a pergunta e pronto…

Ou tambem

A questão da nuvem era só uma curiosidade mesmo para saber se rodava na nuvem da Amazon ou Google, ou se só dependia do Nabucasa.
Gratos pelas respostas!!

@kleberkadanus

Desse jeito que está no exemplo.

Obrigatoriamente, precisa ter a propriedade “reprompt”.

Assim, ela mantém a sessão aberta e fica aguardando resposta por alguns segundos. Se não me engano, são 8 segundos.

Se não houver resposta após alguns segundos, daí ela fala o que está escrito no reprompt e aguarda novamente.

Se ainda assim não houver resposta, daí ela encerra a sessão.

No meu caso, o que tem de diferente do exemplo é que o tratamento dos intents é genérico e gera um evento.
Aí o evento é o que eu capturo pra executar as automações.

Talvez te interesse a partir do arquivo “05 HA configuration.yaml
No arquivo “09 HA intent_scripts.yaml” você vai ver os eventos sendo gerados
Lá no final vai ter alguns exemplos de uso.

Sempre achei que era via node red que fazia, talvez por isso nunca consegui…

Vou analizar esse script pra ver se consigo