Alcance hub Zigbee

Pessoal estou com uma dúvida em relação a rede zigbee.
Comprei um hub marca Milfra com Zigbee 3.0, mas o alcance dele é ridículo, é realmente muito pequeno. Configurei ele normal através do Smart Life, conectei um botão 2 teclas e um interruptor Moes. Até aí tudo bem, o problema começa na hora de usar mesmo, ele não tem alcance nenhum. Se estiver no escritório onde o hub esta ele funciona normalmente, se estiver no quarto ao lado, não funciona nada, testei tanto o interruptor quanto o botão.
Depois de circular pela casa fazendo alguns testes só consegui o seguinte resultado:
Botão só funciona no mesmo ambiente ou a uma distancia (linear e sem obstáculos) de 10m
Interruptor funciona somente dentro do mesmo ambiente (quarto), qualquer outro lugar ele não funciona pelo App.

Minha duvida é, o alcance do sinal Zigbee é tão fraco assim? Tem que ter um hub por comodo tendo em vista que o sinal nao atravessou uma parede normal de bloco?

Essa é o modelo dessa porcaria

Dispositivo zigbee não é tudo igual… eu tenho um hub aqara e um sensor de temperatura que funcionam em andares diferentes! Mas de fato o zigbee não é que nem wifi e o alcance é menor e por isso que dispositivos zigbee ligados na tomada funcionam como “repetidores” (na realidade, são “routers”). Como vc tem pouco dispositivo, não dá pra ter certeza se o hub é fraquinho mesmo, ou se são seus sensores (ou os dois…). De uma maneira geral, os dongle costumam ter desempenho melhor.

Se voce usa Home Assistant, esqueça hubs tuya ou que utilizem plataformas na nuvem. Compre um dongle sonoff p ou e seja feliz. Vai cobrir área significativa. Tenho dispositivos no sótão de um sobrado e funciona perfeitamente. Obviamente ter dispositivos roteadores ajuda muito na cobertura da área.

Além de tudo, deixará de depender da smart life, tuya, ewelink, etc

2 curtidas

Verdade, só queria ter essa informação antes de começar a comprar meus dispositivos, queria saber desde o começo sobre a existência do home assistant… Tudo que for possível deixe rodando localmente na sua casa.

Sobre o Hub, eu possuo um Hub zemismart (tuya) cabeado (aparência idêntica aí seu) e comigo foi o contrário fiquei surpreendido com o alcance dele, muito maior do que eu esperava, mas os interruptores respondiam de.forma.muito.lenta (atrapalhando o paralelismo) quando mudei para o Sonoff dongle a resposta foi praticamente instantânea (até.mesmo mais rápida que meus interruptores wi-fi (funcionando com o local tuya)

2 curtidas

É a aparencia é identica ao Zemismart (cabeado tbm), até achei que eram todos iguais, mas pelo jeito so por fora mesmo.
O Dongle que vc falou é esse?

Precisa de um Hub pra ele? Ou so conectar no USB e ele faz papel de Hub?

Em relação a roda tudo localmente, no meu HA o local Tuya nao funciona de jeito nenhum e nao sei pq… Ai qnd coloquei a integração Tuya rodou tranquilo e nao tive problemas… Mas em relação a Zigbee, vou deixar quieto… tanta coisa pra um beneficio tao pequeno, se é que tem…

1 curtida

Tem varias opcoes de dongle disponiveis a sonoff inclusive tem dois o dongle-e e dongle-p esse é um deles. E sim é so plugar ele no usb do pc onde ta o HA e ai usar integracao ZHA ou addon Z2M.

Voce podeo dar uma olhada aqui, tem uma explicação um pouco melhor minha da diferenca de hub pra dongle.

Sobre:

Na verdade tem muitos beneficios agora se vale a pena ou não ai depende do seu julgamento. Mas os beneficios principais são:

  1. Compatibilidade com muito mais dispositivos: Voce pode usar dispositivos de outras fabricantes na mesma rede zigbee não apenas tuya
  2. Não depender de internet: Se a internet ou a cloud tuya cair seus dispositivos continuam funcionando
  3. Não depende do suporte tuya: Usando hub a qualquer momento a tuya pode descontinuar a um dispoistivo especifico ou ate o hub fazendo todos seus devices pararem de funcionar de um dia pro outro. Existe histórico de diversas emrpesas fazendo coisas desse tipo).
  4. Tempo de resposta muito menor: Sendo tudo local voce elimina lag
  5. Possibilidade de estender alcance facil com dongles configurados como roteadores
2 curtidas

No meu caso, resolvi colocar todos interruptores 3/4way (3 way virtual) consigo sempre ir andando acendendo pra onde eu vou e apagando de onde eu estava (para a casa toda :pensive:), isso usando o app tuya normal, do dia pra noite ficou tudo louco (aconteceu há uns 3 meses atrás), o interruptor da lavanderia acendia a luz da suíte o da suíte acendia a luz da garagem, uma loucura (erro no servidor da tuya pois as automações ficam lá), lembro de ter lido em um fórum gringo que a solução para erros com tuya era parar de usar o tuya e usar o HA (na epoca nem sabia o que era) daí o arrependimento, se eu conhecesse teria ido direto pro HA e comprado tudo zigbee (as únicas coisas que não foram compatíveis foram as minhas fechaduras biométricas)… Hoje estou migrando aos poucos para zigbee mas sinceramente sempre que alguém me pergunta sobre casa inteligente minha resposta é: se você vai ter até 4 dispositivos pode seguir qualquer caminho mas mais que isso é HA se não vai passar raiva…

Mas @flp.massari acho que fugi demais da sua pergunta, a rede zigbee precisa de dispositivos para melhorar o seu sinal, por via de regra dispositivos que não são alimentados por bateria funcionam como roteadores espandindo sua rede (quanto maior a quantidade de dispositivos roteadores “routers” melhor será o alcance da rede) isso eh que eh bacana, diferente do wifi quanto mais dispositivos melhor será sua rede (perfeito para automação residencial) visto que é fácil alcançar os 120~130 dispositivos. Considerando que está tudo certo com o Hub, para melhorar o alcance aumente a quantidade de routers.

1 curtida

@Robsongrs vale a pena ver se alguns do seus dispositivos tuya usam esp, ai você bota um esphome ou tasmota e não precisa gastar dinheiro substituindo por zigbee.

1 curtida

Eu comecei a fazer isso na semana passada, mas encontrei um pouco de dificuldade pois os interruptores estão vindo com um tal de CB3S parece que o pessoal usa o open beken pra converter, aí dei uma travada tenho que ler mais, mas logo após fazer o upgrade de um do Rpi 3 para o mini PC essa será minha próxima tarefa…

No caso deste sonoff (aquele USB? Né) Zigbee Tuya conecta nele tb? Vejo poucos dispositivos Sonoff que sejam Zigbee…

A maior parte dos dispositivos zigbee tuya devem funcionar, a compatibilidade não tem relação com a sonoff e sim com a integração que você usar.
Tem a opção do ZHA (padrão do HA) ou Zigbee2MQTT (suporta mais dispositivos do que ZHA). Ai você tem que ver lista de compatibilidade de cada uma delas.

No caso usando dongle você pode usar de qualquer fabricante não só sonoff e tuya, a maior parte de dispositivos simples tipo luzes e interruptores são meio padronizados então devem funcionar sem problemas. Dispositivos menos comuns tipo fechaduras é onde começa a ter compatibilidade mais limitada.

1 curtida

Entendi @ariel_leventhal, na verdade eu já tinha pesquisado muito sobre o Zigbee, mas nao tenho aqui em casa porque tenho reteadores bons que aguenta tudo no Wifi, porém eu quis ir colocando justamente pra testar a viabilidade e ir fazendo uns testes. Eu ainda nem mexi com a parte de integração com o HA, porque pra mim eles tem que funcionar bem antes de pensar em fazer outras coisas (ou até pensando em alguem que pede automação mas nao quer por um HA, 90% das pessoas). Eu vi o seu artigo e é muito bom… tem as informações claras. Mas ai eu pergunto… Esses dispositivos que a gente chama (e é vendido como) Hub, eles sao os coordenadores. Esse que eu mandei a foto acima ele trabalharia como coordenador e eu uso Dongle para rotear o sinal?
Pensando que alguem vai começar do zero, compra o Dongle ou esses “Hubs”? Mas avaliando esses 2 cenários:
1: Pessoa vai ter sensores e interruptores Zigbee criar as automações básicas sem usar HA (um leigo que quer ter a casa inteligente, quer fazer/pagar pra ter o básico, mas nao quer gastar com hardware ou manutenção como precisa no HA). Falo isso pq bastante gente me pede pra fazer essas automações, mas nao querem e nao sabem lidar com toda essa tecnologia, querem ligar e desligar por voz, sensores pra avisar que tem algo aberto ou coisa do tipo. Sem interesse em investir tempo e $$$ como a gente aqui faz e gosta.
2: Pessoas que querem fazer/pagar pra ter uma automacao mais completa como a gente, vai usar HA, integrar tudo para fazer controle e gestão dos dispositivos com muitos ou poucos dispositivos…

Se for usar dongle não adianta fazer funcionar sem o HA, quando for trocar o coordenador vai estar começando uma rede nova do zero.

Qual das fotos? Acredito que não seja possível usar dongle como roteador se tiver usando hub tuya como coordenador. Se tiver usando o dongle sonoff como coordenador ai voce pode adiocinar outros dongles (do mesmo tipo ou diferente) como roteadores.

Independente do caso não existe uma resposta objetivamente certa. Depende de opinião, prioridades da pessoa e muitos outros detalhes de contexto.

Eu pessoalmente prefiro fugir de hubs zigbee, eu ate faria projetos sem HA mas eu usaria plataformas que tenham algum nivel de automacao e controle local provavelmente wifi, como HomeKit ou outras neste estilo (sonoff lancou um hub com funcionalidades locais , A amazon tem devagar adicionado também algumas funcionalidades locais nas echo) então tem uma tendencia por mais que lenta de as empresas comecarem a ter plataformas hibridas locais e cloud.

O problema do hub zigbee é que as automações rodam em cloud, isso pode ser um problema em alguns casos. Por exemplo lampada smart com interruptor de cena. Imagina a internet cai e voce nao tem mais controle de nenhuma luz da casa.

Outro ponto importante é que o HA, pode ser bem mais barato que outras plataformas e o tempo que ele consome depende só de voce. Em termos de valor monetário o unico custo que outras plataformas não tem é um pc pra rodar o software mas se voce tem qualquer pc ou laptop velho parado voce elimina esse custo. Se não voce compra mini pcs com otima performance para este uso a partir de 400 reais (valor que pode ser recuperado depois com outras economias). Digamos que uma marca tem a lampada ou interruptor mais barata e outra tem o sensor de presenca mais barato, voce pode comprar os dois e fazer funcionar juntos, então o HA te permite economizar por não te preender a nehum ecossitema. Alem disso se decidir se aventurar no mundo diy pode economizar muito criando dispositivos multi-sensores com esphome.

Quanto a tempo o HA consomem o tempo que voce quiser, a manutencao depende da sua escolha de dispositivos, o tempo de configuracao depende de quanto voce quer customizar. Se voce quer so mesmo nivel de funcionalidade que voce teria com google home ou alexa leva o mesmo tempo. O ha gera um dashboard basico automatico e da pra criar autoamcoes simples com interface grafica.

Claro que não recomendaria HA pra qualquer pessoa nem qualquer projeto mas acredito que talvez sua visao do software não esta muito precisa.

Agora melhor tecnologia pra se usar depende muito caso a caso da pra escrever facil 10 paginas sobre o assunto e ainda so ter mencionados alguns aspectos da escolha.