Alarmo - Alarme residencial do HACS sem código yaml!

Este é um alarme residencial gerenciado pelo Home Assistant, administrado completamente pela interface do usuário, sem necessidade de código yaml e integrado pelo HACS.

O nome do projeto é “Alarmo” e permite combinar vários sensores disponíveis no Home Assistant, criando ações e notificações de segurança para a casa, de forma fácil de configurar.

Ele tem um painel integrado, com opção de senha, modos de armar, configuração de usuário com senhas e permissões diferentes, envio de notificações para o celular, ativação de sirene e outros recursos.

Para instalar pesquise no “HACS” por “Alarmo”, instale e reinicie o Home Assistant.

Após reiniciar vá em “Configurações”, “Integrações”, “Adicionar integração”, pesquise por “Alarmo”, selecione e instale.

Uma mensagem indicará que a configuração foi criada com sucesso e um ícone de alarme será adicionado na barra lateral esquerda.

image

Clique em “Alarme” na barra lateral e estará no painel de configuração.

Na guia “General” (Geral) poderá configurar se o alarme será desativado automaticamente após ser disparado, habilitar para que o alarme seja controlado por MQTT, selecionar os modos de armar, ajustar os tempos e as áreas para definição de zonas dos sensores.

Na guia “Sensors” (Sensores) devem ser selecionados os sensores que serão adicionados ao alarme. Após selecionados clicar em “Add to alarm”.

Na guia “Codes” (Códigos) será definido se o alarme será ativado com ou sem código, com PIN ou senha e gerenciar os usuários.

Na guia “Actions” (Ações) serão configurados os diversos eventos para o alarme, com as notificações e ações desejadas.

1) Exemplo de Notificação:

Clique em “New notification” e configure a notificação desejada.

No exemplo foi selecionado o evento de armar o alarme, “Alarm is armed”, para que envie notificação para o celular, “notify.notify”, quando o alarme for armado.
Poderá testar a notificação clicando no botão “Try it”.
Ao final clique em “Salvar”.

2) Exemplo de Ação:

Clique em “New action” e configure a ação desejada.

No exemplo foi selecionado o evento de acionamento do alarme, “Alarm is triggered”, ligando diversas lâmpadas quando o alarme for disparado.
Poderá testar a notificação clicando no botão “Try it”.
Ao final clique em “Salvar”.

No exemplo foram adicionadas somente lâmpadas para ligar, mas podem ser acionados sirene, outros dispositivos, executar um script, uma automação, etc.

Vários outros eventos podem ser configurados, como por exemplo, indicar falha ao armar (Failed to arm) quando detectar uma porta ou janela aberta, etc.

Para finalizar crie um cartão Lovelace para armar e desarmar o alarme e selecionar zonas.

Adicione um novo cartão em “+ Adicionar cartão” e selecionando “Painel de Alarme”.

Em “Used States” estarão visíveis dois estados, clique em “Estados disponíveis” e selecione os demais estados. Clique em “Salvar”.

Um novo painel será criado para este alarme.

Página oficial da integração:

Obs.: Alguns cuidados especiais devem ser adotados ao usar alarme gerenciado pelo Home Assistant, principalmente relacionados a possíveis desconexões, quedas de energia ou desligamentos intencionais da energia da companhia fornecedora, etc.
Utilizo alimentação acessória por bateria no servidor do Home Assistant, roteadores, gateways, câmeras, DVR, …

Abraços!!!

6 Likes

Excelente, vou testar. Obrigado

1 Like

Galera, boa tarde!

eu já utilizo o Alarmo por algum tempo e hoje me surgiu essa dúvida

há algum modo de ativar e desativar com a Alexa pedindo a senha?