Alarme FUERS Wifi Tuya

Bom dia a Todos. Tenho muitas automatizações na minha casa, e agora resolvi ir pro HA e passar a ter todos os meus dispositivos controlados localmente. Andei pesquisando sobre os itens que uso, e encontrei casos de uso de quase tudo.
Porem, eu uso um alarme Tuya da FUERS Wifi. Eu nao encontrei nenhum material ou caso de uso dele na internet. Ele é Wifi, mas os sensores dele são RF 433. Meu medo de mudar pro HA é não conseguir configurar meu alarme nesse novo ambiente.
Alguem usa esse tipo de alarme? Hoje pra adicionar os sensores eu preciso acessar o Smart Life, abro o alrme, e lá dentro adiciono os sensores. Como vou fazer isso no HA?

Pretendo usar o Local Tuya.

Foto do meu alarme abaixo:
Alarme

1 curtida

Vou te decepcionar mas hoje não tem suporte pra ela no Home Assistant, os únicos dispositivos Wi-FI Tuya que o HA tem suporte hoje são os que estão no tópico sobre a Tuya aqui no fórum, se tivesse algo novo que desse suporte muito provavelmente já estaria aqui no fórum, o pessoal é bem rápido com novidades. Modéstias a parte o nosso fórum é super completo e bem atualizado, quando tem alguma novidade sempre atualizamos e colocamos por aqui pra todos terem acesso.

Peço que se descobrir algo que dê suporte avise por aqui que vamos ter o prazer de atualizar o fórum para mais pessoas terem acesso a essas informações.

Sobre a Tuya: Um conselho de amigo, se livra de tudo Tuya Wi-Fi se realmente quiser usar o Home Assistant local, usar localmente é a grande vantagem de se usar HA. Com Tuya Wi-Fi vc vai depender da internet e dos servidores da Tuya pra usar e se for usar o LocalTuya pode ter alguns problemas pq é bem instável e muitos reclamam dele tbm, ele só da suporte aos mesmos dispositivos da integração nativa da Tuya…

Tuya pro HA só se for zigbee e pelo zigbee2mqtt ou ZHA porque o hubs zigbee da Tuya não tem suporte ao HA. Tem sirene zigbee da Tuya compatíveis com o HA.

complementando a resposta. O sensores 433mhz muito provavelmente vc consegue usar no HA, mas com uma bridge 433mhz como a da sonoff. Só que dai os sensores vão aparecer direto no HA e não na sua central de alarme (o que pode ser uma vantagem…).

1 curtida

Bom dia ! Ontem descobrir que com seu login e senha vc consegue integrar algums dispositivos na sua conta so app tuya ou smart life! Não sei se é novo essa informação! Mas descobri ontem! Rs! Será que nao poderia funcionar para vc?

Bom dia Leandro! Eu tenho uma sirene tuya! E nao to conseguindo fazer um Nó que ative ela! Poderia me da uma dica? Grato

Legal Leandro, obrigado pela resposta. Eu tenho praticamente tudo Tuya Zigbee, e pretendo usar com o zigbee2mqtt. Se compreendi bem sua resposta, não terei problemas com eles neste cenário, certo? Basicamente tenho interruptores da zemismart zigbee e alguns relés. Pelas minhas leituras essa foi a minha conclusão, além de que eu teria problemas com os Tuya Wifi.

Quanto a ler os sensores RF direto no HA, sim, concordo que é uma tremenda vantagem. No modelo atual (via SmartLife) ele só existe “dentro” do alarme. não consigo usar o mesmo sensor pra disparar o alarme ou ligar uma lâmpada quando o alarme está desligado. Quando descobri isso foi frustrante pois esse alarme foi caro.

Se alguem quiser ele, a tarde já vai pro Mercado Livre. rs…

Vou tentar isso. vou comprar um bridge pra teste. é tranquilo pra adicionar os sensores nele depois?

mais tranquilo mesmo é usar um ESP32 + receptor 433mhz. Mas a bridge não é muito dificil não. Aqui em casa eu coloquei um tasmota nela e uso com sensor de abertura de porta SMD (Sem Marca Definida).

Depois que respondi, lembrei de uma coisa… vc tem o USB-TTL pra fazer o upload do tasmota pra bridge? As vezes o que é “tranquilo” pra uns, é dificil pra outros :-(.

1 curtida

Ah sim. No meu caso não pretendo usar tasmota. No caso do IR da Tuya, tentei pelo tuya convert. A placa do meu IR nao tem os pinos pra fazer o flash via serial, e dai eu precisaria usar solda e eu sou muito ruim nisso. achei melhor ir pro sonoff RF. Depois da sua dica achei varios videos usando ele com firmware stock. acredito que vai me atender…

blza. Só uma dica: eu tb sou péssimo com um ferro de soldar, mas em geral não é necessário. Basta segurar as pontinhas dos cabos dupont nos locais certos que vai de boa. Até a esposa já pegou o jeito e normalmente ela me ajuda quando falta mão :-).

1 curtida

Eu tinha dificuldade para segurar as pontas dos cabos Dupont nos locais certos (minha dona não estava disponível para ajudar). O que fiz foi limar as pontas dos conectores Dupont, dessa forma eles passaram a “caber” nos furos da placa. Pode ser uma opção.

Eu fiz isso quando botei o Tasmota na minha ZB-Bridge da Sonoff. Depois separei esses cabos para essa finalidade, para não ter que ficar limando pontas de cabos cada vez que fosse precisar repetir o processo.

2 curtidas

Boa ideia! Até me animei pra fazer o Flash. Eu preciso um conversor serial certo?
É aqueles pra RS-232? tipo esse: RS-232

Eu usei/uso um conversor desses: Conversor USB Serial FTDI. Outra coisa que fiz, já que precisamos de 2 fios GND (um para entrar em modo de programação) foi soldar conectores nos furos laterais para ter mais um GND. Quando chegar em casa mando uma foto do Frankstein. Muito cuidado com a voltagem. Tem um jumper para selecionar 3v3/5V. No caso da ZB-Bridge da Sonoff, tinha que usar 3V3.

Esse é o meu conversor FTDI, note a barra de pinos para poder botar mais um GND (fio azul).

De resto, o Vermelho é o 3V3, o preto é o (primeiro GND), O verde é o RX, que vai no TX da placa, e o roxo é o TX, que vai no RX da placa.

Também usei cabos Dupont longos para ficar mais fácil o manuseio dos cabos para conexão na placa.