Ajuda para um completo noob

Olá pessoal, comecei a ler sobre o Home Assistant há pouco tempo, então estou perdido com o volume de informações, então vou precisar de uma ajuda para dar os primeiros passos. Primeiramente, o meu background é o seguinte:

Há 2 meses atrás eu não sabia quase nada de automação residencial e nem tinha muito interesse nisso. Comecei comprando uma fechadura biométrica, daí foi que eu comecei a pesquisar mais a respeito. Fui gostando das possibilidades, daí comprei alguns itens controláveis por Wi-Fi. Só que nas minhas pesquisas eu já descobri que Wi-Fi não era nem de perto o melhor protocolo pra automação residencial. Acabei descobrindo o Zigbee e comprei um hub da Moes compatível com o Tuya (pois eu já utilizava a plataforma).

Não demorou muito pra eu descobrir que as opções de rotinas de automação do Tuya são MUITO limitadas pro que eu tenho em mente. Foi aí que eu descobri o Home Assistant. Só que eu fiquei um pouco assustado com o volume de informações e me inscrevi neste fórum pra tirar minhas dúvidas. Aqui vão algumas delas:

  1. Para usar o HA eu vou precisar adquirir um hub específico pra ele? Isto significa que o hub da Tuya que eu comprei será dinheiro jogado no lixo?
  2. Eu preciso de um hardware para rodar o servidor do Home Assistant? Ou dá pra usar na nuvem? Sei que o ideal é ter um servidor local para não depender da internet, mas pelo menos nesse começou eu queria testar a plataforma sem ter que deixar um computador ou Raspberry Pi dedicado para isso.
  3. O Home Assistant é compatível nativamente com Google Assistant e/ou Alexa? Pelo que eu li, é necessário fazer algumas gambiarras complicadas ou até mesmo pagar uma mensalidade para usar um serviço que permita essa integração.
  4. Tenho dispositivos Zigbee, Wi-Fi e Bluetooth na minha casa, o Home Assistant é compatível com todos esses protocolos?
  5. Vocês tem algum tutorial recomendado “for dummies”? Como eu estou muito cru nos conhecimentos da plataforma, queria começar do zero mesmo, aprendendo o bê-a-bá. No momento eu não sei nem como fazer pra plataforma funcionar, baixei o app no Android e nem consegui sair da tela inicial. Se tiver algum canal ou vídeo específico no Youtube, agradeço se puderem recomendar!

1 - Comecei a usar zigbee há pouco tempo, mas acho que a maioria das pessoas vai falar para vc jogar fora e pegar um Sonoff. Mas isso não quer dizer que não é possível usar.

2 - Tem tutoriais aqui e no youtube de como rodar na nuvem. Mas pelo que lembro não é muito fácil.
Se for só para fazer testes iniciais eu te recomendo a usar uma VM.

3 - Se vc pagar o Nabucasa facilita bastante o acesso externo e a integração com o GA, Alexa não sei te falar. Mas configurar o GA sem o Nabucasa não é um bicho de 7 cabeças, porém vc tem que configurar o acesso externo antes.

4 - O HA é compatível com todos esses protocolos, mas não quer dizer que seja compatível com todos os dispositivos. Os dispositivos BT provavelmente serão os que mais te darão dor de cabeça.
Poste o que vc tem para que outras pessoas possam ajudar.

5 - Vc precisa instalar o HA em algum hardware ou nuvem, para depois acessa-lo usando o APP para Android ou IOs.

Minha sugestão é começar usando uma VM, caso não tenha um hardware que possa ser usado.
Verifique o suporte para os seus dispositivos e comece pelo que for mais fácil e vá escalando.

Caso vc goste e ache que vai atender suas necessidades (e provavelmente vai), vc se preocupa com o hardware dedicado e o suporte para os seus dispositivos.

Obrigado pela ajuda, Walber! Já consegui instalar o Home Assistant em VM seguindo um tutorial do Youtube, foi bem fácil! Vou começar a mexer com a plataforma pra me situar!

Quanto aos dispositivos Bluetooth, o único que tenho por aqui é a fechadura eletrônica (foi o meu primeiro dispositivo de automação, então na época eu não sabia nada sobre Zigbee). O modelo é esse aqui.

A fechadura em si não precisa estar conectada, mas pra controlá-la remotamente ou utilizá-la em alguma rotina de automação (por exemplo, acender a luz da sala quando for destrancada por fora à noite), ela precisa estar conectada ao app Tuya através do meu gateway, que aceita Bluetooth além de zigbee. Mas se a integração com o HA for muito complicada, de repente eu posso instalar o Tuya no HA pra fazer essa ponte, será que dá?

Meus dispositivos Tuya são todos zigbee, então não tenho nem o aplicativo da Tuya instalado.
Mas tenta configurar a integração para ver se ela da suporte a fechadura.

Fiz a integração com o Tuya, mas de fato o resultado foi bem insatisfatório. Os dispositivos foram todos importados, mas alguns deles não são suportados para o controle e automação. A fechadura Bluetooth, por exemplo, não é suportada. Também tenho um controle remoto universal que controla alguns dispositivos em um ambiente, mas não consigo fazer nada pelo HA. Agora preciso descobrir como fazê-los funcionar direto na plataforma, sem usar a integração com o Tuya.

Controle universal tuya, não crie esperança.

Para os zigbee, siga as dicas do fórum sobre o Dongle. Aproveite enquanto a receita federal não começa a taxar as compras e compre logo um sonoff.

@andregoncalvespires, você tem o link ou modelo do tal hub da Sonoff? Outra coisa, não consegui achar nenhum controle universal Zigbee confiável, os poucos que vi não tem boa avaliação dos compradores.

PS: Pelo que tenho acompanhado a Receita já está arrochando a fiscalização e muitas lojas do Aliexpress já estão se recusando a enviar pro Brasil… Realmente é uma pena. Eu tenho comprado bastante buginganga no Aliexpress, mas como são pacotes pequenos e leves, todos estão passando bem rápido pela alfândega, e sem imposto. A única exceção foi a fechadura, que era um pouco maior e mais pesada que os pacotes que peço usualmente. Mas ainda assim o imposto foi bem pouco em relação ao preço, então na maioria dos casos ainda vale a pena importar mesmo com o imposto.

Encontrei um aqui que parece ser o que vocês estão indicando:

SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus Gateway, Universal Zigbee USB Gateway com Antena para Home Assistant, Open HAB etc, Wireless Zigbee 3.0 USB Adapter (1-pack) | Amazon.com.br

O preço tá até bom aqui mesmo no Brasil. No Aliexpress tá saindo por 100 reais, então eu prefiro receber mais rápido pela Amazon pagando 60 reais a mais.

1 curtida

Só pesquise as dicas para instalação. Tem muita dica aqui e no fórum estrangeiro

Para controlar a fechadura vc pode tentar a dica desse tópico:

Vc pode tentar tbm as integrações local tuya e tuya local, uma delas tem suporte para 2 modelos de fechadura, não sei se é igual a sua.

Agora se vc quer somente o status da porta vai ser mais fácil comprar um sensor de abertura.

Ou se for possível criar um tipo de automação/cena no aplicativo da tuya + integração tuya no HA para mudar o estado de um template sensor (“sensor virtual”) no HA.

1 curtida

Caramba, @Walber, valeu mesmo pela ajuda! Graças à sua ajuda eu já consegui fazer os controles localmente dos meus dispositivos Wi-Fi (exceto o controle remoto universal). A fechadura Bluetooth também não deu certo. Pra esses dispositivos que não são compatíveis com o HA, eu devo mantê-los funcionando pelo app da Tuya por enquanto. Futuramente eu posso decidir trocá-los, mas por enquanto não vejo motivo pra substituição.

Agora vamos ao motivo que me fez querer migrar pro HA. Como eu disse, a “linguagem de programação” do Tuya para rotinas de automação é muito limitada, então eu queria ter um pouco mais de liberdade pra fazer exatamente o que eu quero. Por exemplo:

Tenho uma lâmpada smart Wi-Fi no quarto dos meus filhos que eu quero controlar usando um Scene Switch Knob quando não estiver com o celular por perto. O que eu quero fazer não é nada complicado:

  • Apertar o botão para ligar/desligar.
  • Girar o botão para direita/esquerda para aumentar/diminuir o brilho.
  • Apertar+girar o botão para direita/esquerda para aumentar/diminuir a temperatura da cor.

A primeira função é simples de fazer no Tuya, mas as demais são problemáticas porque não é possível enviar comandos de aumentar/diminuir os valores de brilho e temperatura. O que ele aceita é receber um valor numérico para essas variáveis. Então o máximo que eu consigo fazer no Tuya é setar um único valor alto quando giro pra direita e um valor baixo quando giro pra esquerda. É útil, mas não é o ideal. Sabem se o HA tem alguma opção de comando para aumentar ou diminuir um valor númerico, mesmo que o dispositivo não tenha essa opção nativamente?

Caso não tenha, então o que eu teria que fazer um script que condicionasse a seleção do nível de brilho ao estado atual, seguindo a seguinte lógica:

Gatilho: girar o botão pra direita
If 1% <= Brilho < 20%
Then Brilho = 20%

If 20% <= Brilho < 40%
Then Brilho = 40%

If 40% <= Brilho < 60%
Then Brilho = 60%

E assim por diante. O mesmo raciocínio se aplica para diminuir o brilho e também pra aumentar/diminuir a temperatura. A lógica eu tenho na cabeça, mas eu só preciso de uma ajuda pra traduzir isso pra linguagem do HA, como eu faço? Eu sou meio tapado nessas coisas de programação, então peço que tenham um pouco de paciência com minhas dúvidas :sweat_smile:.

1 curtida

Outra dúvida, não estou conseguindo acessar o HA pelo app do Android. Na tela inicial ele pede pra informar a URL, o que eu fiz (a mesma URL que uso para acessar no navegador do computador). O meu celular está conectado na mesma rede Wi-Fi do computador, mas não está funcionando (“Não foi possível conectar-se ao Home Assistant. Falha na pesquisa de nome de host do servidor ou proxy. Verifique se a URL é uma URL válida do Home Assistant.”

Já confirmei que as opções default_config:, mobile_app: e discovery:: estão habilidadas no configuration.yaml, conforme orientado na página de ajuda do HA.

Edit: Tentei acessar a URL do Home Assistant no navegador do celular e também não funcionou. Aparentemente é um problema do meu celular e não do app. Será que é alguma configuração de rede do meu aparelho que está impedindo o acesso?

Como vc não está conseguindo acesso nem pelo navegador, pode ser que vc não colocou a porta na URL ou está usando uma versão muito antiga do Android ou do navegador.

Sobre o botão tente pesquisar no fórum.

Aqui tem uma forma de fazer o que vc quer, mas tem que ser com o coordenador da sonoff com zha ou zigbee2mqtt.

1 curtida

Com certeza não é problema da versão, meu celular roda Android 13, então literalmente é impossível ficar melhor que isso.

Como eu não estou conseguindo acessar no navegador nem no app, estou com a sensação de que o meu celular e computador não estão na mesma rede. Meu roteador é um Google Wi-Fi, e nele não tem eu não consigo selecionar nem saber qual é a frequência que o dispositivo está usando pra conectar. Se meu computador estiver na frequência de 2,4 GHz e o celular estiver no 5 GHz, eu conseguiria acessar a URL do HA pelo celular?

1 curtida

Na configuração da vm vc configurou a rede para bridge?

Then go to “Network” “Adapter 1” choose “Bridged Adapter” and choose your Network adapter

Qual o IP da sua rede e qual IP que vc acessa o HA? Testou com outro PC ou outro aparelho Android ou ios pelo navegador?

Deixei tudo configurado desse jeito aí. Aogra eu fiz uma tentativa usando o IP do HA em vez da URL e deu certo. Vai entender… :man_shrugging:

@andregoncalvespires, sobre a questão dos impostos nas importações, li essa notícia ontem, então acho que pros dispositivos mais comuns de automação, que normalmente custam menos de 50 USD (cerca de 250 reais), estamos salvos por enquanto…

1 curtida

@andregoncalvespires e @Walber, estou escolhendo o Dongle da Sonoff pra comprar, mas vi que existem duas versões (E ou P), agora fiquei sem saber qual é a melhor. Achei essa tabela comparativa e me parece que o E é uma versão mais atualizada:

O que me preocupa é a parte do suporte ao Zigbee2mqtt, que segundo essa tabela ainda é experimental no E. Devo levar o P então por garantia?

As duas funcionam com zigbee2mqtt. A P possui opção de 20 dbi na configuração. A E é padrão. A E utiliza o mesmo chip do dongle azulzinho oficial da Nabucasa.

Qualquer das escolhas você estará bem servido.

Uso NORTEK única e exclusivamente porque já tinha dispositivos z-wave e não queria comprar outro dongle exclusivo pro z-wave.

Mas se eu tivesse de escolher, eu iria pelo dispositivo com maior/melhor capacidade de hardware, visto que não tem como atualizar.
Enquanto que software, tem como atualizar o firmware e conseguir utilizar outros recursos.

Por padrão, o firmware do NORTEK é pra rodar com ZHA.
Pelo que li na época, eu conseguiria substituir para passar a funcionar com Z2M.
No final das contas, preferi deixar original, me adaptei muito bem com o ZHA e está funcionando tudo certo.
Não tenho nenhum dispositivo parado por falta de compatibilidade com ZHA.

O que leio por alto é que Z2M possui um conjunto maior de dispositivos compatíveis em relação ao ZHA. (Nada que não possa ser evoluído, pois o pessoal do ZHA inclui novos dispositivos com certa frequência)
Por outro lado, vejo muitos depoimentos da galera “reclamando” de alguma instabilidade a cada atualização do Z2M.

Você já deve ter lido por aí, mas não custa reforçar:

  • ZHA não depende de nada, é nativo. Você pluga e funciona.
  • Z2M você vai precisar de 2 add-ons, Mosquitto broker e o Zigbee2MQTT que, como o próprio nome já diz, ele é um intermediador que converte a comunicação de ZIGBEE para MQTT e vice-versa. Ou seja, seu comando no dispositivo é recepcionado pelo Z2M, que manda pro broker, que manda pros inscritos daquele determinado tópico.

Resumindo minha opinião, eu colocaria o peso da escolha na capacidade do hardware e não no software.