Ajuda para monitorar o consumo de energia elétrica de um apartamento

Olá pessoal, sou novato por aqui e gostaria da ajuda de vocês pra me decidir o que comprar e como fazer para monitorar o meu consumo de energia elétrica. Desde out/23 ocorreram problemas elétrico aqui no condomínio e, coincidentemente, o meu consumo disparou. Antes era em torno de 325 kWh/mês e depois pulou para 410 kWh/mês sem ter nenhum motivo (não comprei nenhum eletrodoméstico novo, não mudei os hábitos de consumo, etc.). A minha 1a providência foi solicitar uma aferição no meu medidor de energia, mas desde mar/24 já fiz 3 pedidos para a concessionária daqui e até agora nada. Então, estou partindo para montar um sistema paralelo de medição para verificar o que está acontecendo. Por isso estou pedindo a ajuda de alguém que já tenha instalado um sistema desse e que também não fosse nada muito complicado, pois como falei, não conheço nada de automação residencial. Já andei olhando alguns modelos de medidores de energia, mas tem pra todos os gostos e bol$o$. Então, não queria sair gastando dinheiro pra investir em algo muito complexo. O ideal é que esse sistema permitisse o arquivamento de um histório razoável de consumo (6 meses ou mais) para permitir uma avaliação mais criteriosa do que está ocorrendo. Agradeço antecipadamente pela colaboração e desculpem pelo longo texto. Um abraço.

2 curtidas

Considerando o fator custo/benefício e confiabilidade, eu sugiro que você considere o Sonoff Pow CT.

Existem dispositivos da Tuya wifi e zigbee. No geral medem bem e possuem ótimo custo. Mas se você for iniciar uma instalação do Home Assistant, terá algumas limitações com as duas versões. O sonoff possui opção de conexão local.

Considere um dispositivo para cada fase da sua instalação.

Obrigado André pelas suas observações e inclusive eu já havia visto esse Sonoff Pow CT, porém a minha instalação é trifásica então o custo final vai ficar multiplicado por 3x. Essa questão das limitações dos dispositivos Tuya que você se referiu é especificamente sobre o que? Porque eu estava pesquisando sobre um medidor da Zemismart SPM02 que é trifásico e bem pequeno, podendo ser montado dentro do quadro de geral de disjuntores. Ele tem nas duas versões Tuya: wifi e zigbee, porém eu não sabia dessas limitações que você se referiu.

Os dispositivos tuya as vezes só integram com HA via cloud. E muitas vezes não tem todas funcionalidades que tem no app nativo.

Mas também não tive a melhor das experiências com produtos sonoff não. Melhor que tuya mas não por muito.

Quanto ao sistema trifásico o sonoff é muito barato, mesmo tendo que comprar 3 ainda é muito abaixo de outras soluções.

Mas caso tenha interesse segue algumas opções de sistemas trifásicos:

https://www.shelly.com/en/products/shop/shelly-pro-3em-120a

Sergio, complementando a resposta do Ariel, usar os tuya serão problema se você for utilizar o com o home assistant. Se você for utilizar apenas o app deles, isso pode ser minimizado. Mas se você está aqui, acredito que considere o home assistant. Por isso, o problemas são: modelos wifi não integram com o home assistant localmente e as vezes não expõem as informações completamente; modelos zigbee geral tantas informações que sobrecarregam a rede e pode causar problemas em redes muito grandes.

Em questão de precisão, confiabilidade e estabilidade, a referência, a melhor opção que conheço é o Shelly que o Ariel colocou na lista. Mas ele tem um custo elevado.

A própria zemismart lançou um modelo parecido com o shelly, mas não sei se seu comportamento na rede para o modelo zigbee (que seria minha preferência) seria melhor que os outros.

O modelo que você citou tem um custo atrativo mesmo, e você consegue comprar sem a taxação acima de 50 dólares. O sonoff pow ct, comprado separadamente também. Já os outros citados, você terá a taxação total.

Espero ter ajudado

Dos dois primeiros que eu mandei também tenho confiança maior no Shelly, mas já vi algumas pessoas por aqui usando esse nacional ietecnologia e funcionando muito bem. Ele tem compatibilidade com mqtt então integra no HA.

Os últimos dois são projetos open source então eu tendo a confiar até mais do que no Shelly mas os dois são extremamente caros.

1 curtida

Valeu pessoal, agradeço demais pelas informações. Mas como tinha dito no início, a questão do custo pra mim é essencial porque eu não tenho nenhum tipo de automação residencial aqui em casa. Vai ser um medidor apenas para eu poder avaliar o meu consumo de energia e questionar os valores apresentados pela consessionária. Por isso, inicialmente, eu queria usar apenas o app do medidor sem precisar montar um HA. Porém, analisando depois as vantagens do HA, eu pensei em montar um aqui no meu NAS e passar a analisar os dados a partir do HA. Foi assim que cheguei até aqui neste fórum.
Dos modelos citados pelo ariel, o Shelly Pro 3EM é, sem dúvidas, um dos melhores nesta categoria, porém custa quase R$ 900. O SM-3W Lite da IE Tecnologia está na faixa de R$ 580. Minha faixa de preços seria até uns R$ 300 ou R$ 350.O Sonoff Pow CT (R$ 240) citado pelo André fica abaixo desse valor, porém ele é monofásico então teria que colocar 3 unidades, o que já ultrapassa meu limite.

Agora fiquei com uma dúvida sobre essa questão da integração com o HA. André falou que modelos wifi não integram com o home assistant localmente e as vezes não expõem as informações completamente; modelos zigbee geral tantas informações que sobrecarregam a rede e pode causar problemas em redes muito grandes. Porém se minha rede agora vai ser apenas o medidor de energia, então seria mais interessante comprar o modelo zigbee ao invés do wifi? O zigbee se integra melhor com o HA do que o modelo wifi? Pra usar o zigbee eu vou precisar comprar também um hub, certo? Isso já vai encarecer o custo final. Alguns de vocês poderiam me esclarecer essas dúvidas?

Se você não está pensando em ter uma instalação HA, você pode optar pelo SPM2 zigbee mesmo, mesmo precisando de um hub. A zemismart possui hubs bons. Assim você pode utilizar o app Tuya sem ter que preocupar em uma instalação nesse momento.

Se um dia optar por entrar para o HA, poderá utilizar o dispositivo.

Pois é André, minha intenção inicial era não precisar de montar um home assistant pois eu queria apenas monitorar o meu consumo de energia e tentar identificar de onde está vindo os picos de consumo que tenho presenciado nas últimas contas. Porém, depois de analisar melhor esses medidores que se comunicam com um applicativo Tuya, eu notei que alguns tem limitação de dados históricos (máx. 3 meses) e também não conseguem exportar os dados para uma planilha Excel, por exemplo. Então, mudei de ideia e passei a estudar melhor como se monta um HA de forma mais simples. Peguei algumas dicas no canal do Leandro (LNPBR). Porém agora veio a dúvida de qual tipo de rede usar: wifi ou zigbee. Porque com o wifi eu não precisaria de mais nada em termos de hardware, porém se for zigbee ainda vai precisar comprar um hub que custa em torno de R$ 200. Neste caso já ultrapassa o meu orçamento inicial de gastar entre R$ 300 e R$ 350. Então, minha dúvida seria, se eu comprar o modelo SPM2 wifi e tentar integrá-lo no HA via local tuya eu ainda assim terei problemas de não conseguir visualizar todos os parâmetros que existem no app nativo da tuya? Ou esse problema também pode ocorrer na versão zigbee?

Nunca vi uma integração desses com wifi para opinar. No zigbee temos muitos dados.

Se vai colocar o HA, não compre um hub tuya, compre um dongle sonoff ou outra marca para usar o zigbee2mqtt. Nesse caso, você encontra por algo em torno de R$100 a R$120, dependendo da promoção.

A questão Wi-Fi ou zigbee acaba indo muito pro lado opinativo, recomendo dar uma buscada aqui no fórum que tem bastante posts sobre essa questão. Mas o melhor jeito de você formar sua opinião é aos poucos testando os dois. A grande vantagem do HA, é você justamente misturar tipos de dispositivos.

Eu pessoalmente prefiro Wi-Fi desde que haja integração local boa com HA. Zigbee eu recorro quando não há outra opção ou quando preciso de um device com bateria.

Nesse caso como não tem uma integração oficial boa local eu escolheria o zigbee.

Se vc esta decido a montar um servidor com HA existe a possibilidade de usar 3 PZEM + ESP32 com ESPHOME + fonte 5V.
O problema é que vc teria que montar o hardware e tem que ter um pouco mais de espaço no quadro, mas ficaria na faixa de uns 200,00.

https://pt.aliexpress.com/item/1005007243815951.html?spm=a2g0o.productlist.main.1.4160P1A1P1A1GH&algo_pvid=06ee737d-3887-4158-8b7c-4a9b0b7f1006&algo_exp_id=06ee737d-3887-4158-8b7c-4a9b0b7f1006-0&pdp_npi=4%40dis!BRL!49.59!49.59!!!8.53!8.53!%402101ef5e17196080747676178ee342!12000039929170811!sea!BR!700889899!&curPageLogUid=njEFBulP4RGg&utparam-url=scene%3Asearch|query_from%3A

Walber, essa sua proposta é bem interessante (bem “hard DIY”), porém eu acho que não tenho conhecimentos suficientes para montar tudo e fazer funcionar, pois ainda estou engatinhando nessa área de automação residencial. De qualquer forma, ela despertou meu lado hobista que andava meio adormecido e vou começar a pesquisar um pouco mais sobre PZEM e ESP32 com ESPHOME.

1 curtida