Ajuda para monitorar o consumo de energia elétrica de um apartamento

Olá pessoal, sou novato por aqui e gostaria da ajuda de vocês pra me decidir o que comprar e como fazer para monitorar o meu consumo de energia elétrica. Desde out/23 ocorreram problemas elétrico aqui no condomínio e, coincidentemente, o meu consumo disparou. Antes era em torno de 325 kWh/mês e depois pulou para 410 kWh/mês sem ter nenhum motivo (não comprei nenhum eletrodoméstico novo, não mudei os hábitos de consumo, etc.). A minha 1a providência foi solicitar uma aferição no meu medidor de energia, mas desde mar/24 já fiz 3 pedidos para a concessionária daqui e até agora nada. Então, estou partindo para montar um sistema paralelo de medição para verificar o que está acontecendo. Por isso estou pedindo a ajuda de alguém que já tenha instalado um sistema desse e que também não fosse nada muito complicado, pois como falei, não conheço nada de automação residencial. Já andei olhando alguns modelos de medidores de energia, mas tem pra todos os gostos e bol$o$. Então, não queria sair gastando dinheiro pra investir em algo muito complexo. O ideal é que esse sistema permitisse o arquivamento de um histório razoável de consumo (6 meses ou mais) para permitir uma avaliação mais criteriosa do que está ocorrendo. Agradeço antecipadamente pela colaboração e desculpem pelo longo texto. Um abraço.

2 curtidas

Considerando o fator custo/benefício e confiabilidade, eu sugiro que você considere o Sonoff Pow CT.

Existem dispositivos da Tuya wifi e zigbee. No geral medem bem e possuem ótimo custo. Mas se você for iniciar uma instalação do Home Assistant, terá algumas limitações com as duas versões. O sonoff possui opção de conexão local.

Considere um dispositivo para cada fase da sua instalação.