Ajuda para medir consumo do Ar Condicionado

Bom dia.
Sou novo aqui no Forum e estou fazendo algumas coisas no HA. Tenho um ar condicionado da LG, que fornece um sensor com o consumo em W (nome do sensor: sensor.ar_condicionado_energy_current), que devolve as informações abaixo:

state_class: measurement
unit_of_measurement: W
device_class: power
friendly_name: Ar Condicionado Energy current

To olhando alguns tópicos para fazer a conversão em Kwh, mas não consegui entender muito bem, alguém consegue dar uma ajuda?

quando vc tem o consumo instanteneo apenas, é necessário usar uma integral pra calcular o consumo ao longo do tempo e depois disso vc usa o utility meter para separar no periodo de interesse. Eu uso assim:

sensor:
  - platform: integration
    source: sensor.consumo
    name: consumo_int
    round: 2
    unit_prefix: k

utility_meter:
  consumo_mensal:
    source: sensor.consumo_int
    cycle: monthly
  consumo_diario:
    source: sensor.consumo_int
    cycle: daily
  consumo_horario:
    source: sensor.consumo_int
    cycle: hourly

O “sensor.consumo” é o sensor que mede o consumo instantaneo em W.

2 curtidas

Boa.
To aplicando no HA isso que você passou para testar. Logo mais posto aqui o resultado.
Obrigado

Duvida, para adicionar na seção de Energia do HA, eu adiciono o sensor que mede por hora, dia ou mes, junto com o input de tarifa?

não sei… eu simplesmente mostro esses sensores na minha interface. A medição de energia do HA veio depois e eu ainda não gastei tempo nela :-).

Entendi.
Na sua interface, você mostra apenas os consumos ou aplica algum calculo com a tarifa para mostrar o custo em reais?

só mostro o consumo. É praticamente impossível calcular a tarifa do jeito certo, dai eu nem tento…

1 curtida

Saquei. Muito obrigado pela ajuda.
Montei os sensores de consumo e to acompanhando agora, tá gerando o consumo em KwH

Ou pode instalar essa integração via Hacs.

https://github.com/bramstroker/homeassistant-powercalc

1 curtida

Procure pela integração do HACS chamada: Powercalc

Vai ajudar para tudo que você precisa monitorar a energia.